segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Lugares Históricos do Rock - Parte 1

Neste post, colocarei imagens do Google maps de como estão alguns dos lugares que fizeram mais história no mundo do rock, nos dias de hoje. Alguns deram uma boa mudada e viraram outros lugares e alguns estão mais modernizados. Pra quem deseja visitar alguns lugares históricos, esse post é uma boa pedida e até mesmo pra você que tem curiosidade em saber onde a história da música foi feita. Essa é a parte 1 , breve colocarei mais, se você souber algum lugar histórico do rock and roll, por favor diga nos comentários que poderá ser incluído em alguma postagem. Se gostar do conteúdo, por favor compartilhe no whatsapp ou redes sociais pois ajuda muito na divulgação do blog e siga nossas redes sociais também procurando por selva do rock no Facebook, Instagram e Youtube. 


Cavern Club, Liverpool, Inglaterra


Esse bar temático localizado em Liverpool na Inglaterra é histórico pois a banda The Beatles costumava a se apresentar no local no começo de carreira. Em 1961 o Cavern Club se tornou definitivamente um clube de Rock and Roll. Os Beatles se apresentaram pela primeira vez nesse mesmo ano, com shows regulares até 1963, em um total de 292 shows. Foi ali que Brian Epstein conheceu a banda, vindo posteriormente a ser seu empresário.


Abbey Road , Londres, Inglaterra


Essa rua é próxima ao Abbey Road Studios onde a banda The Beatles gravou alguns de seus álbuns mais clássicos. Ela ficou eternizada graças a capa do álbum "Abbey Road" lançado em 1969, onde mostra o grupo atravessando essa rua.


Abbey Road Studios, Londres, Inglaterra


Fundado em Novembro de 1931 pela EMI, é o estúdio mais famoso do mundo por ter sido utilizado pelos The Beatles para a gravação ao vivo da canção All You Need Is Love, no que foi a primeira transmissão Mundial ao vivo via-satélite, em 25 de junho de 1967.

Neste estúdio foram gravados discos famosos de bandas conceituadas, como os próprios The Beatles, Kylie Minogue, Pink Floyd, Duran Duran, Radiohead e Oasis, e o cantor Tony Bennett gravou o single "Body and Soul" com a cantora Amy Winehouse, e também, a cantora Adele gravou o single tema de James Bond, Skyfall. Sua fama mundial se firmou com a capa do disco dos Beatles, Abbey Road, que mostra os quatro integrantes do grupo atravessando a propriamente dita rua, na faixa de pedestre, em frente ao estúdio.

Em 2010, faixa de pedestres dos estúdios Abbey Road vira patrimônio inglês. 'É a cereja do bolo de um grande ano', disse o ex-Beatle Paul McCartney.


3 Saville Row, Londres, Inglaterra

Esse prédio em Londres ficou bem conhecido após a banda The Beatles tocar em seu topo a sua última performance, sendo gravada para o documentário "Let it Be", lançado em 1970. Algumas das músicas tocadas também entraram para o álbum "Let it Be", o último lançado pelo quarteto de Liverpool. 


Madison Square Garden , Nova York, EUA


O Madison Square Garden, coloquialmente conhecido como The Garden ou por suas iniciais MSG, é uma arena coberta multiuso na cidade de Nova York. Localizado no centro de Manhattan, entre as avenidas 7 e 8, das ruas 31 a 33, está situado no topo da Estação Pensilvânia. Geralmente costuma a ser utilizado para eventos esportivos como hóquei no gelo , boxe e basquete, sendo a casa do time New York Knicks da NBA.

Porém ele é conhecido também por hospedar eventos e concertos de alto nível, mais do que qualquer outro local na cidade de Nova York. Foi o local da Bad World Tour de Michael Jackson, The Concert for Bangladesh de George Harrison, The Concert for New York City após os ataques de 11 de setembro, a última apresentação de John Lennon (durante um show de Elton John na Noite de Ação de Graças de 1974) antes de seu assassinato em 1980 e Elvis Presley, que fez quatro apresentações esgotadas em 1972, a primeira e a última em Nova York. O Queen fez um grande show no dia 5 de fevereiro de 1977 na turnê A Day at the Races Tour e nos anos seguintes continou voltando para a arena fazendo shows cada vez mais impressionantes. O Parliament-Funkadelic foi a atração principal de vários shows esgotados em 1977 e 1978. O Kiss, que foi formado na cidade da arena e três de seus membros eram nascidos na cidade, fez quatro shows na arena em 1977 (o primeiro lá em 18 de fevereiro e mais três voltando em 14-16 de dezembro do mesmo ano) e outros dois shows em 1979 (24-25 de julho). Billy Joel, outro pop star nascido na cidade, fez seu primeiro show no Garden em 14 de dezembro de 1978. O show de três noites do Led Zeppelin em julho de 1973 foi gravado e lançado como filme e álbum intitulado The Song Remains The Same. O The Police fez seu último show de sua turnê de reunião no Garden em 2008. Bob Marley e The Wailers se apresentaram no local em 1978, 1979 e 1980 como parte da Kaya Tour, Survival Tour e Uprising Tour, respectivamente, entre outras apresentações históricas de grandes nomes da música. 


Carnegie Hall, Nova York, EUA


O Carnegie Hall é uma sala de espectáculos em Midtown Manhattan, na cidade de Nova Iorque, localizada no 881 da Sétima Avenida.

Construída a mando do filantropo Andrew Carnegie em 1890, é uma das mais famosas salas de espectáculos dos Estados Unidos para concertos de música clássica e popular, reconhecido pela sua beleza, história e acústica. O Carnegie Hall tem o seu próprio programa, desenvolvimento e departamentos de marketing e apresenta mais de 100 performances a cada estação. É igualmente alugado por grupos de artistas. Não tem companhia residente, todavia, a Filarmónica de Nova Iorque foi residente até 1962.

No local já se apresentaram grupos e artistas como The Beatles, Frank Sinatra, Charles Aznavour, Eric Clapton, John Bonamassa, U2, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Phil Keaggy, Edith Piaf, Dalida, Montserrat Caballé, entre outros. 


CBGB, Nova York - Atual John Varvatos, EUA





O CBGB ou CBGB & OMFUG, sigla para Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers, foi um clube de música estadunidense, localizado no bairro de East Village em Manhattan, Nova Iorque. É notado por ter sido o berço de diversas bandas de renome, principalmente relacionados ao punk rock. Seu nome pode ser livremente traduzido como "Country, Bluegrass e Blues e outras músicas" para "levantar os gulosos" ou "colocar os gordos pra suar".

O lugar tornou-se muito conhecido como o berço do punk rock, e está marcado na história de bandas e pessoas como Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbreakers, The Ramones, Blondie, Elvis Costello, The Dead Boys, The Misfits e de muitos outros personagens importantes da música dos anos 70 e 80 dos Estados Unidos. Foi palco de muitas historias envolvendo não só bandas americanas, mas também britânicas, como o Sex Pistols, e brasileiras como Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Supla e Ratos de Porão, onde ganharam um fita gravada que resultou no álbum Ao Vivo no CBGB. No início de 1977 a The Damned foi a primeira banda britânica a se apresentar no CBGB.

O local fechou as portas em 15 de outubro de 2006. Atualmente é localizada uma loja de roupas da John Varvatos, porém como podem ver na segunda foto, há referências ao CBGB e a música como fotos, vinis e instrumentos musicais e inclusive pelo que me parece, partes do antigo local nas paredes.


96 and 98 St. Marks Place, New York City, EUA


Esse prédio ficou mundialmente conhecido depois de aparecer na capa do álbum "Physical Graffiti" da banda Led Zeppelin, lançado em 1975. A capa mostrava a fachada do prédio com os integrantes da banda e outras artes gráficas nas janelas do edifício. Foi um dos albuns mais vendidos da banda. O prédio também aparece no clipe "Waiting For A Friend" da banda The Rolling Stones, lançado em 1981. 


Royal Albert Hall, Londres, Inglaterra


Royal Albert Hall é um salão de espetáculos em South Kensington, Londres, capital do Reino Unido, com capacidade para 5,272 pessoas. Foi inaugurado a 29 de março de 1871 pela rainha Vitória, em memória do seu falecido consorte Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

Desde a sua inauguração, o Royal Albert Hall é o local dalguns dos eventos mais notáveis ​​da cultura britânica, em particular os concertos The Proms da BBC, que acontecem todos os Verões desde 1941. É palco de mais de 390 shows no auditório principal anualmente, incluindo música clássica, rock e concertos pop, ballet, ópera, exibição de filmes com acompanhamento orquestral ao vivo, desportos, cerimónias de premiação, eventos da escola e da comunidade e apresentações de caridade e banquetes. Outros 400 eventos são realizados durante o ano nos espaços fora do auditório.

Os britânicos do Led Zeppelin apresentaram-se no dia 9 de janeiro de 1970, no auge da carreira e com o hard rock correndo em suas veias, mostram um dos seus melhores shows ao vivo, e já mostravam o que seria o rock and roll que influenciaria muitas bandas posteriores. Outra lenda da música que passou pelo Royal, foi David Gilmour apresentando o show Remember That Night.

Em 15 de setembro de 1997, foi gravado ao vivo e editado em DVD o concerto Music for Montserrat que foi realizado devido à erupção de um vulcão que se encontrava inativo há cerca de 400 anos, sendo um show histórico que reuniu grandes nomes da música internacional, como Mark Knopfler, Paul McCartney, Sting, Elton John, Phil Collins, entre outros.

A banda de rock alternativo de Las Vegas, The Killers fez dois shows nos dias 5 e 6 de julho de 2009 no Albert Hall para a gravação do DVD Live From The Royal Albert Hall, que vem acompanhado de um CD e foi lançado no dia 9 de novembro do mesmo ano. A cantora e atriz britânica Sarah Brightman gravou um DVD chamado "In Concert - Live Royal Albert Hall" com temas famosos de musicais em 1997, contando com a participação da Orquestra Sinfônica de Londres, Andrea Bocelli e Andrew Lloyd Webber.[carece de fontes]

Em 2004, foi a vez de Rod Stewart, conhecido por sua voz áspera e rouca, grava um DVD intitulado Rod Stewart - One Night Only (Live at Royal Albert Hall 2004), o espetáculo conta com participações especiais com destaque para cantora Amy Belle no sucesso I Don't Want to Talk About It de Steward.

A banda The Corrs formada pelos irmãos Andrea Corr, Sharon Corr, Caroline Corr e Jim Corr também marcaram presença gravando o DVD live at Royal Alber hall em 17 de março de 1998.

O músico Noel Gallagher também tem bastante história no Royal Albert Hall, onde gravou o MTV Unplugged pela banda britânica Oasis, e onde também gravou o álbum The Dreams We Have As Children, no Teenage Cancer Trust de 2007, participando também em 2010. Foi também palco para o Concert For George em 2002, em homenagem a um ano de falecimento do ex-beatle, George Harrison, que contou com a participação dos também, ex-beatles, Paul McCartney e Ringo Starr.

A banda Cream também teve algumas de suas últimas apresentações no local em 2005, tocando 4 noites nos dias 2, 3, 5 e 6 de maio. 


Hollywood Bowl, Los Angeles, EUA


Não faltam salas de concerto em Los Angeles, mas o Hollywood Bowl, inaugurado em 1922, é um dos mais conhecidos por sua enorme quantidade de grandes eventos. Você terá dificuldade em encontrar uma banda de rock famosa que não tenha tocado lá. Os Beatles apareceram em 1964 e 1965, o que resultou em um álbum ao vivo; Ron "Pigpen" McKernan fez seu último show com o Grateful Dead em 1972; e o Who realizaram seu primeiro show após a morte de John Entwistle em 2002, apenas para citar alguns destaques históricos.


Bethel , Nova York, EUA


Em 1969, na fazenda de gado leiteiro de 600 acres de Max Yasgur, próximo à região de White Lake, na cidade de Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, deu-se início a um dos maiores festivais de todos os tempos, o festival de Woodstock. O local se localizava setenta quilômetros a sudoeste da cidade de Woodstock. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Wallkill, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

O festival exemplificou a era da contracultura do final da década de 1960 e começo de 1970. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana por vezes chuvoso, para 400 000 espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.

O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, e em uma trilha sonora com os melhores momentos, bem como na canção Woodstock, de Joni Mitchell.


Monterey County Fairgrounds, California, EUA


Foi nesse lugar que aconteceu o famoso Festival Internacional de Música Pop de Monterey (Monterey International Pop Music Festival) em 16 a 18 de junho de 1967. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & the Papas) e o publicitário Derek Taylor. Entre os membros da comissão do festival, estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.

Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada a instituições de caridade. Mais de 200 000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.

Monterey foi a primeira apresentação nos Estados Unidos de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney), The Who e Ravi Shankar, sendo também a estreia para o grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).

Muitos executivos de gravadoras estavam na plateia, e a maioria das bandas ganhou contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não aparição - os Beach Boys não puderam comparecer devido a problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966.

Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo (o primeiro festival de roque do mundo, o Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival, havia acontecido uma semana antes, em Mount Tamalpais, no Condado de Marin), e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente o Festival de Woodstock. O festival corporificou a imagem da Califórnia como foco da contracultura. O festival também foi tema de um aclamado documentário de D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop.


 Red Rocks Amphitheatre, Colorado, EUA


Red Rocks Amphitheatre é um anfiteatro natural e ao ar livre estadunidense, localizado em Morrison, no Colorado, fazendo parte do sistema Denver Mountain Parks, em Red Rocks Park.

Idealizado pelo empresário John Brisben Walker para ser um local de shows, entre 1906 e 1910 produziu uma série de concertos numa plataforma temporária na base de uma grande rocha em que denominou "Red Rocks". Walker construiu um funicular e uma plataforma inclinada para visitações de turistas.

Em 1927, o município de Morrison comprou a área e projetou um anfiteatro natural com um palco a frente de uma grande rocha em forma de disco. As obras começaram em 1936 e o local foi aberto ao público em junho de 1941.[2]

Na atualidade, o "Red Rocks Amphitheatre" pode receber até 9.525 pessoas e já foi palco de shows de personalidades e bandas como: Mary Garden (ópera em 10 de maio de 1911), The Beatles (em 26 de agosto de 1964), Jimi Hendrix (o primeiro em 1 de setembro de 1968), U2 (em 5 de junho de 1983 durante a turnê War Tour), Ringo Starr (em 28 de junho de 2000), entre muitas outras apresentações notáveis.


Whisky A Go Go, Califórnia, EUA


Whisky a Go Go é um clube noturno histórico em West Hollywood, Califórnia, na 8901 Sunset Boulevard no trecho da Sunset Strip, localizado no canto esquerdo da North Clark Street em frente a North San Vicent Boulevard. É por vezes catalogada como uma das primeiras discotecas dos Estados Unidos.

Ao lado do Roxy Theatre, é considerado um ponto de referência do rock e da vida noturna de Hollywood.

Embora o clube seja rotulado como discoteca, por vezes há atuação de bandas de rock ao vivo. O clube tem sido o ponto de partida para bandas e artistas como The Stooges, Alice Cooper (que gravou um álbum ao vivo em 1969), The Doors, No Doubt, System of a Down, The Byrds, Buffalo Springfield, Steppenwolf, Van Halen, Johnny Rivers, Led Zeppelin, KISS, Guns N' Roses, AC/DC, Linkin Park e Mötley Crüe. Os Doors chegaram a ser banda da casa, até serem despedidos por tocarem à canção "The End".

Em 2006, o local foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll.


Wembley Stadium, Londres, Inglaterra


O Estádio de Wembley (em inglês: Wembley Stadium) é o estádio nacional da Inglaterra, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park. Com capacidade para abrigar 90.000 espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e 2º maior estádio da Europa, sendo ultrapassado somente pelo Camp Nou, em Barcelona. É administrado pela Football Association, a entidade máxima do futebol inglês.

Embora seja conhecido mais e designado para o futebol, ele abrigou alguns grandes eventos musicais que se tornaram históricos como o festival  Live Aid em 1985 e outras atrações que lotaram o estádio como o da cantora Tina Turner com recorde de bilheteria até hoje, da banda Queen, Bon Jovi e Muse em 2007, entre outros.


Penny Lane, Liverpool, Inglaterra


A não ser que você seja um eremita e more em uma floresta isolada, você já ouviu falar na banda The Beatles e provavelmente também ouviu a música Penny Lane, lançada em 1967 como lado de B do single de "Strawberry Fields" e que também esteve presente no disco Magical Mystery Tour de 1968. 

Penny Lane é uma canção que se refere a uma rua em Liverpool (assim como o bairro onde se encontra). A letra fala sobre as coisas e as pessoas do lugar que foi bastante marcante na vida dos Beatles, principalmente de Paul McCartney e John Lennon. Hoje, na Penny Lane, muitos fãs deixam mensagens ao extinto grupo. A prefeitura da cidade recoloca a placa com o nome da rua frequentemente devido ao fato de que muitos fãs tiram-na e a levam para casa de recordação.


Montreux Casino, Montreux, Suiça 


Neste cassino suiço aconteceu a famosa história da letra da música "Smoke On The Water", clássico atemporal da banda britânica Deep Purple. 

A letra da canção fala de uma história verídica: em 4 de dezembro de 1971, o Deep Purple chegou em Montreux, na Suíça, para gravar um álbum usando um estúdio de gravação móvel (alugado dos Rolling Stones, e conhecido como Rolling Stones Mobile Studio, chamado de "Rolling truck Stones thing" e "the mobile" na letra da música) no complexo de entretenimento que fazia parte do Cassino de Montreux (chamado de "the gambling house", "casa de apostas", na letra). Na véspera da sessão de gravação um show de Frank Zappa e The Mothers of Invention foi realizado no teatro do cassino e, durante o show, um incêndio se iniciou; no meio do solo de sintetizador de "King Kong", alguém na plateia disparou um sinalizador (flare gun) no teto de ratã, incendiando-o (o que é mencionado no verso "some stupid with a flare gun", "um idiota com um sinalizador"). O incêndio destruiu todo o complexo do cassino, juntamente com todo o equipamento do Mothers. A "fumaça na água" que se tornou o título da canção (creditado ao baixista Roger Glover) referia-se à fumaça vinda do fogo, que se espalhou pelo lago de Genebra (também conhecido como lago Léman) a partir do cassino em chamas, enquanto os membros da banda o assistiam de seu hotel, do outro lado do lago. O "Funky Claude" que, segundo a letra, "entrava e saía correndo" (running in and out) é Claude Nobs, diretor do Festival de Jazz de Montreux, que ajudou parte da plateia a fugir das chamas.


Fillmore Auditorium, São Francisco, Califórnia


The Fillmore Auditorium é uma histórica casa de shows em São Francisco, Califórnia. Fundada por Bill Graham, foi batizada assim por estar localizada originalmente nas esquinas da Fillmore Street e Geary Boulevard.

Em 1968, Graham mudou o Fillmore para a casa conhecida anteriormente pelos nomes The Carousel Ballroom e El Patio, na Marked Street com a South Van Ness Avenue. Inspirado na Fillmore East, que ele acabara de inaugurar em Nova York, a nova casa passou a se chamar Fillmore West.

O Fillmore original continuou em operação, agora como The Elite Club. Graham voltou a organizar concertos no local na década de 1980, sendo forçado a fechá-lo após danos causados por um terremoto em 1989. Após árduos trabalhos de estruturação, a casa foi reinaugurada em 1994 como The Fillmore, operada agora pela Live Nation.


Rock & Roll Hall of  Fame, Cleveland, EUA


Rock and Roll Hall of Fame and Museum ("Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll" em português) é um museu e uma instituição em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop.

Desde 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual na cidade de Nova York. O primeiro grupo de indicados, agraciados em 23 de janeiro de 1986, incluía Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Atualmente, o principal critério para a inclusão de uma banda ou artista é que seu primeiro álbum tenha sido lançado pelo menos há 25 anos.

O museu, de aço e vidro, só abriu em 21 de setembro de 1995, em um prédio projetado por I. M. Pei. Fica às margens do Lago Erie em Cleveland, perto do Cleveland Browns Stadium. A localização do museu foi controversa, mas considerada historicamente apropriada, uma vez que o DJ Alan Freed, creditado como um dos que mais divulgaram o gênero e que cunhou o termo "rock and roll", nasceu ali.


Chateau Marmont, Los Angeles, Califórnia, EUA


O Chateau Marmont, situado na famosa Sunset Boulevard de Los Angeles, é provavelmente um dos hotéis mais famosos dos Estados Unidos. Tem sido o cenário de vários filmes repletos de estrelas e de libertinagem de rock 'n' roll sem fim, sem mencionar o local da overdose fatal de John Belushi em 1982. Vários gigantes musicais viveram no hotel - Rick Rubin e John Frusciante de Red Hot Chili Peppers está entre eles - ou deixou sua marca de outras maneiras. John Bonham, do Led Zeppelin, certa vez dirigiu sua motocicleta pelos corredores, enquanto Jim Morrison, do Doors, supostamente tinha o hábito de se pendurar precariamente nas janelas do prédio. O Chateau Marmont ainda está aberto para negócios, anunciando-se, ironicamente, como um "porto seguro".


The Edgewater Hotel, Seattle, EUA


Los Angeles pode ser conhecida por seu brilho e glamour, mas mais acima na Costa Oeste, Seattle tem sua própria extensa história do rock 'n' roll. O Edgewater Hotel – que, como o próprio nome sugere, fica à beira-mar – faz parte dessa história. Os Beatles foram para lá em 1964, em sua primeira viagem à América, transportados até o prédio de ambulância para evitar multidões de fãs. O Led Zeppelin foi banido do hotel por um período de tempo, supostamente por pescar pela janela de uma suíte. Outros convidados incluíram Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Ray Charles, Blondie e Kurt Cobain, para citar alguns selecionados.


Anfiteatro de Pompéia, Itália


Neste local a banda Pink Floyd gravou partes de seu clássico filme concerto "Live at Pompeii" lançado em  1972. Ele foi dirigido por Adrian Maben. A banda faz um show típico da época, mas não há público além da equipe básica de filmagem. A filmagem principal dentro e ao redor do anfiteatro foi filmada durante quatro dias em outubro de 1971, usando o equipamento regular de turnê da banda, incluindo um gravador móvel de 8 pistas de Paris (antes de ser aumentado para 16 pistas na pós-produção) . Imagens adicionais filmadas em um estúdio de televisão de Paris em dezembro seguinte foram adicionadas ao lançamento original de 1972. O filme foi então relançado em 1974 com material de estúdio adicional da banda trabalhando bo álbum The Dark Side of the Moon e entrevistas no Abbey Road Studios.


Antigo Morrison Hotel, Los Angeles, EUA




Nesse local, a banda The Doors fez a foto da capa do álbum "Morrison Hotel", lançado em 1969. A história é a seguinte: O The Doors precisava de um local para a sessão de fotos da capa de seu quinto álbum. O tecladista, Ray Manzarek, avistou o hotel com o mesmo nome do vocalista, e a banda apareceu para as filmagens em dezembro de 1969 com o fotógrafo Henry Diltz.

Eles não tinham permissão para fotografar e o gerente não os deixou entrar, então esperaram que ele saísse antes de se posicionarem para a icônica fotografia tirada através da janela de vidro.


First Avenue, Minesota, EUA



Desde 1970, a First Avenue em Minneapolis tem ajudado a lançar as carreiras de bandas de rock locais ao estrelato eterno. Prince é provavelmente o mais famoso deles, mas há também os Replacements, os Jayhawks, Lizzo e Husker Du. Se você caminhar pela parte externa do prédio hoje, verá centenas de estrelas pintadas com os nomes dos artistas que enfeitaram o local.


Cidade do Rock, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil


Nesse terreno em Jacarepagua no Rio de Janeiro foi feito o primeiro Rock In Rio e outras edições do festival até hoje. 

A primeira edição do Rock in Rio foi realizada no Rio de Janeiro, entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em uma área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Riocentro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas (o equivalente a cinco Woodstocks) que frequentaram o evento.

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock, muitas bandas de renome internacional fizeram parte logo de cara da primeira edição do festival tais como Queen, Iron Maiden, Scorpions e várias outras bandas internacionais e nacionais. Logo após o fim do Rock in Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Leonel Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.


The Stone Pony, Nova Jersey, EUA


O Stone Pony em Asbury Park, Nova Jersey, é mais conhecido por ajudar a impulsionar as carreiras de Bruce Springsteen, Bon Jovi e Southside Johnny. “Era apenas um lugar que tinha personalidade própria”, Springsteen diria mais tarde sobre o local. Diga o nome de qualquer banda de rock agora e provavelmente eles já se apresentaram neste local despretensioso, mas lendário, na costa atlântica, que tem música ao vivo quase todas as noites.


Electric Lady Studios, Nova York, EUA


Electric Lady Studios é um estúdio para gravações musicais criado por Jimi Hendrix na 52 West 8th Street, em Greenwich Village, Nova Iorque, em 1970. Por ali passaram importantes nomes da música, dentre os quais Taylor Swift, Lorde, U2, Billy Cobham, Curtis Mayfield, Carly Simon, Peter Frampton, David Bowie, Christina Aguilera, Bad Religion, Stevie Wonder, AC/DC, Led Zeppelin, John Lennon, Billy Joel, The Clash, Frank Zappa, The Cult, The Rolling Stones, Guns N' Roses, Patti Smith, Phil Keaggy, Kiss, Al Green, Adele, Soundgarden, Lady Gaga e Lana Del Rey. Em 2011, Marcelo D2 gravou no Electric Lady sua canção "Na Veia", o primeiro samba gravado no estúdio. Em 2014, Lana Del Rey gravou seu segundo álbum, Ultraviolence, no estúdio, com o auxílio de Dan Auerbach, dos The Black Keys.


Sun Studio, Tennessee, EUA


O Sun Studio em Memphis é conhecido como "O berço do Rock 'n' Roll" e por boas razões. Foi onde ícones como BB King, Elvis Presley, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis começaram. Oferece passeios onde você pode ouvir gravações de estúdio e ficar exatamente no mesmo local onde Elvis gravou pela primeira vez.


Fame Studios, Alabama, EUA



Muscle Shoals, uma cidade não tão pequena, mas não tão grande, no norte do Alabama, é mundialmente conhecida pelos apropriadamente intitulados FAME Studios. Ao longo dos anos, o complexo de gravação recebeu artistas como Aretha Franklin – que já considerou o estúdio o “ponto de virada” de sua carreira – os Rolling Stones, Otis Redding e Wilson Pickett, entre outros. (Paul Simon certa vez pediu especificamente para gravar lá depois de ouvir os discos do Staple Singers feitos lá.) Hoje, você pode visitar os estúdios onde a mágica acontece.


Surf Ballroom, Iowa, EUA


Se você estiver em Northern Iowa, considere uma visita ao Surf Ballroom and Museum. Pode não parecer sofisticado por fora - ou por dentro - mas é uma peça crucial da história musical. Foi aqui que artistas como Everly Brothers, Roy Orbison, Ricky Nelson, Little Richard e outros ajudaram a inaugurar os primeiros dias do rock 'n' roll. Buddy Holly também fez seu último show no Surf Ballroom antes de morrer em um acidente de avião aos 22 anos.


Andaz West Hollywood, Los Angeles , EUA


À primeira vista, você pode pensar que o Andaz West Hollywood na Sunset Boulevard é apenas mais um hotel. Mas na verdade é um dos mais infames de toda a história do rock. Apelidado de "Riot House" (uma brincadeira com o nome Hyatt House), já recebeu nomes como Led Zeppelin, The Who, Rolling Stones e outros roqueiros em turnê - e festeiros. Também foi usado como local de filmagem de This Is Spinal Tap e Quase Famosos .


Rainbow Bar & Grill, Los Angeles, EUA


O Rainbow Bar and Grill é um bar , restaurante e mercearia na Sunset Strip em West Hollywood, Califórnia , Estados Unidos, adjacente à divisa de Beverly Hills, Califórnia . Seu endereço é 9015 Sunset Boulevard .
O nível inferior do edifício é o restaurante The Rainbow Bar and Grill. No andar de cima fica uma boate exclusiva chamada "Over the Rainbow", que consiste em um bar completo, pista de dança e cabine de DJ.

O Rainbow ficou conhecido como ponto de encontro de músicos de rock e suas groupies . Frequentadores notáveis ​​do Rainbow neste período incluem Keith Moon , Alice Cooper , Led Zeppelin , Ritchie Blackmore , Micky Dolenz , Harry Nilsson , John Lennon , Ringo Starr e Neil Diamond .  Elvis Presley e Johnny Cash eram conhecidos por visitarem ocasionalmente o Rainbow. O grupo de músicos que se autodenomina Hollywood Vampires fez do Rainbow seu lar longe de casa em meados da década de 1970. Nas últimas duas décadas de sua vida, o vocalista do Motörhead , Lemmy , era uma presença diária no Rainbow sempre que a banda não estava em turnê, e muitas vezes jogava uma máquina de vídeo pôquer no final da mesa do bar. 

O produtor Kim Fowley costumava frequentar o Rainbow, especialmente em 1975, quando formou o grupo feminino The Runaways . A atriz e musicista Cheryl Smith recebeu seu pseudônimo Rainbeaux Smith no início de sua carreira, por frequentar o Rainbow; ela substituiu brevemente Sandy West como baterista do The Runaways no final da existência da banda. 

À medida que as tendências musicais na Strip mudaram para o heavy metal na década de 1980, o Rainbow seguiu o exemplo. Membros do Mötley Crüe , Poison e Guns N' Roses frequentavam o bar. Foi mencionado em várias músicas, como "Sunset and Babylon" do WASP , "Vampire" do LA Guns e "Peach Kelli Pop" do Redd Kross , e apareceu nos vídeos de " November Rain ", " Estranged " e " Don't Cry " do Guns N' Roses e também, embora brevemente, "Rock Out" e "Stone Deaf in the U.

Anthony Kiedis do Red Hot Chili Peppers observou em seu livro Scar Tissue que ele frequentemente se sentava com seu pai, Blackie Dammett, no clube junto com membros de bandas como Led Zeppelin e Kiss . Muitas vezes as garçonetes e bartenders eram groupies e também aqueles que frequentavam o estabelecimento. No livro de Pamela Des Barres, Vamos passar a noite juntos , a autora comentou que, como barfly, no início dos anos 1980, ela conheceu várias celebridades, incluindo Billy Idol .


St Brendan's Church, Los Angeles, EUA


Nessa igreja localizada em Los Angeles foram filmadas as cenas de casamento do clássico videoclipe "November Rain" da banda Guns N Roses, lançado em 1992. Não confundir com a cena do solo de guitarra de Slash, essa pelo que pesquisei se encontra no Novo México, porém não encontrei a localização certa dessa igreja. 



South Main Street, Jonesboro, Georgia, EUA



Neste local na cidade norte-americana de Jonesburgo, no estado da Geórgia, foi tirada pelo fotógrafo Thomas Hill, a foto da capa do primeiro álbum da banda Lynyrd Skynyrd , "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" em 1973. Um fato triste sobre essa capa é que todos os integrantes que estavam nela já faleceram, com o último sendo o guitarrista Gary Rossington, em março de 2023.


Antigo Duck Kee Market, Oakland, EUA




Neste local a banda Creedence Clearwater Revival tirou a foto da capa do álbum "Willy and The Poor Boys". Esse disco contém alguns clássicos da banda como "Down on the Corner", "Fortunate Son", "Cotton Fields" e "The Midnight Special". 

A foto aconteceu quando os membros da banda estavam finalizando o álbum, eles e o fotógrafo Basul Parik foram até o cruzamento das ruas Peralta St e Hollis St em Oakland, Califórnia, e tiraram a foto da capa no Duck Kee Market, de propriedade de Ruby Lee.



Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6



Confira também outros posts recentes:

Os Melhores Trechos de Grandes Letras da Música Brasileira #1
Riffs e Introduções de Guitarra do Clássico Álbum "Back in Black" do AC/DC
Bandas de Rock que usam Aviões Personalizados
Os Riffs de Guitarra Mais "Pesados" dos Beatles
Os Melhores Festivais de Rock de Todos os Tempos
10 Músicas de Rock de 10 Bandas de Países Diferentes
Músicos usando camisas de times de futebol
O Melhor do Rock em 2013
Recordes da Música
Astros do Rock em suas versões femininas
Riffs de Guitarra do Clássico Álbum "Abbey Road" dos Beatles
Riffs de Guitarra do Clássico Segundo Álbum do Led Zeppelin
Roupas Históricas do Rock
Riffs de Guitarra do revolucionário primeiro álbum do Black Sabbath
Os Melhores Shows do Rock Brasileiro
Bandas de Rock com o maior número de seguidores no Instagram
Shows de Rock Históricos no Estádio do Maracanã
Os Times de Futebol de Alguns Músicos do Rock
Medley de Clássicos dos Anos 80
Os Melhores Videoclipes da Década de 2010
Algumas das Melhores Bandas Covers do Brasil #1
Melhores Músicas de Rock da Década de 2010
Os Mais Belos e Clássicos Kits de Bateria do Rock
Turnês de Bandas de Rock com Maior Número de Bilheteria
Solos Simples de Guitarra #1
Shows de Rock com o Maior Número de Público
Os Melhores Logotipos de Bandas de Rock
10 Músicas Marcantes do Rock nos anos 2000 - Medley Cover
Os Álbuns Mais Vendidos de Algumas Grandes Bandas do Rock
Bandas e Artistas do Rock com Mais Músicas em Primeiro Lugar na Billboard USA
11 Grandes Solos de Guitarra dos Beatles
Os Melhores Guitarristas do Rock Brasileiro
Bonecos Funko Pop de Músicos
Famosas Introduções de Teclado/Piano feitas na Guitarra
15 Programas Antigos da TV Brasileira que tinham Música Ao Vivo

Um comentário:

  1. É realmente incrível saber que este local histórico foi o cenário para a gravação do lendário filme concerto "Live at Pompeii" do Pink Floyd, lançado em 1972. Este filme é um verdadeiro tesouro para os fãs da banda e da música em geral. A atmosfera única de um show realizado sem público, apenas com a equipe de filmagem presente, adiciona uma camada especial de autenticidade à experiência. A cinematografia em torno do anfiteatro de Pompeia é de tirar o fôlego, e é um testemunho da habilidade e visão do diretor Adrian Maben e da banda.

    É uma obra-prima que captura não apenas a música incrível do Pink Floyd, mas também a majestade e a história do local. É sempre emocionante quando a música e a arte se unem de maneira tão poderosa. Este filme é um legado duradouro e uma parte importante da história da música. É uma homenagem ao talento e à criatividade do Pink Floyd e à beleza eterna de Pompeia.

    Valeu!
    http://sejahojediferente.com

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.