segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Trajetórias Meteóricas da Música

Neste post, você verá uma breve biografia de alguns artistas que tiveram trajetórias muito curtas na música, com uma carreira de até 5 anos. Estou focando mais nos artistas de rock. Essas trajetórias foram interrompidas por diversos motivos como drogas, acidentes e problemas de saúde, porém mesmo com o pouco tempo de vida, esse artistas deixaram sua marca, com suas músicas sendo escutadas até hoje,  gerando ainda muito debate e influenciando novas gerações. Veja abaixo e se curtir, siga as páginas do blog no Facebook, Instagram e Youtube. Clique AQUI para ver os links ou procure por Selva do rock nessas redes sociais.


Ian Curtis (1979-1980)

Ian era vocalista, compositor e guitarrista da banda Joy Division. Seu primeiro álbum com a banda foi lançado em Junho de 1979, entitulado de "Unknown Pleasures", o segundo foi lançado após sua morte em junho de 1980, entitulado de "Closer". A banda fez sucesso nessa época principalmente pela música "Love Will Tear Us Apart" que foi lançada já postumamente no mesmo mês de seu último álbum. Ian, tinha um quadro de depressão desde a adolescência e sofria também de epilepsia, na qual teve várias crises durante apresentações. Ele morreu em maio de 1980, aos 23 anos, se enforcando com a corda do varal de estender roupas.


Steve Gaines (1975-1977)

Steven Earl Gaines é mais conhecido como guitarrista e compositor da banda de Southern rock Lynyrd Skynyrd. Steve era muito habilidoso com sua guitarra e tinha um grande talento para compor, o que chamou a atenção do líder dos Skynyrd, Ronnie Van Zant, que o convidou para substituir Ed King através da indicação de sua irmã, Cassie Gaines (vocal de apoio da banda).

Embora a banda não tenha ouvido bem Gaines tocar no palco, o técnico de gravação de som Kevin Elson ouvir através de seus fones de ouvido e disse a banda que Steve Gaines era um excelente guitarrista. Os Skynyrd contrataram Gaines informalmente algumas vezes mais, e em pouco tempo foi convidado para entrar na banda substituindo Ed King, e iniciando as gravações do álbum ao vivo "One More From The Road". O primeiro dos três shows gravados para o álbum foi o terceiro show de Gaines com a banda. Em uma misteriosa coincidência, Ed King e Steve Gaines nasceram no mesmo dia e ano, em 14 de setembro de 1949.

As habilidades com a guitarra e o talento para compor foram uma grande revelação para a banda, o que foi posto em prática na gravação do álbum "Street Survivors". Ronnie Van Zant pôs em prática o talento do novo membro na banda, colocando gaines nos vocais de apoio da banda, alegando que a banda iria "ser todos um dia a sua sombra." Gaines contribuiu como co-compositor, junto com Ronnie Van Zant na canção "You Got That Right" (um sólido e único hit lançado após o acidente de avião) e os incríveis solos de guitarra na canção "I Know A Little", que Gaines tinha escrito antes entrar no Lynyrd Skynyrd. 

Infelizmente, após três dias do lançamento do álbum "Street Survivors" (20 de outubro de 1977), o avião que transportava a banda de um show em Greenville, Carolina do Sul para Baton Rouge, Louisiana, caiu próximo a Gillsburg, Mississipi. Steve Gaines morreu instantaneamente com o impacto da queda, ele tinha 28 anos. O acidente também matou Ronnie Van Zant, a irmã de Steve, Cassie Gaines, assistente-empresário da banda Dean Kilpatrick, bem como o piloto Walter McCreary e co-piloto William Gray.


Jimi Hendrix (1967-1970)

Jimi era guitarrista, compositor e vocalista da banda The Jimi Hendrix Experienced e é amplamente citado por críticos e músicos como o maior guitarrista de todos os tempos, por seu jeito revolucionário de tocar,  timbrar a sua guitarra e criar novas técnicas de gravação, influenciando praticamente todos que vieram a seguir e mudando o modo como se tocava guitarra. Antes de seu primeiro trabalho de destaque, Jimi tocou como músico de apoio de vários artistas, incluindo Little Richard, Isley Brothers, BB King e Curtis Knight. Após ser descoberto tocando com sua banda Jimi James and The Blues frames, foi para a Inglaterra e lá gravou seu primeiro album com o Experienced, produzido por Chas Chandler, baixista da banda The Animals, entitulado de "Are You Experienced ?". 

O álbum fez bastante sucesso, revelando o que viriam a ser grandes clássicos do rock como, "Purple Haze", "Foxy Lady", "Hey Joe" e outras. No embalo, no mesmo ano lançou "Axis:Bold As Love", que contém a bela balada "Little Wing". Em 68, lançou o que viria a ser seu último álbum com o Experienced, o "Electric Ladyland", que trouxe também excelentes músicas como uma versão para "All Along The Watchtower" de Bob Dylan, que é considerada por muitos, como melhor que a original, "Voodoo Child (Slight Return)", com seu riff marcante usando o pedal wah, Crosstown Traffic, entre outras. Em 1969, teve um momento marcante em sua carreira ao se apresentar no icônico festival de Woodstock junto a banda Gypsy Suns and Rainbows. Há rumores que Jimi, iria voltar com o Experienced para lançar mais trabalhos, porém isso não se concretizou. 

Sua morte aconteceu em setembro de 1970, aos 27 anos em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.Durante anos Dannemann alegou publicamente que Hendrix ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância; seus comentários sobre aquela manhã, no entanto, foram frequentemente contraditórios, e variaram de entrevista para entrevista.Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, e que não apenas ele estava morto quando chegaram à cena, mas também estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo.


Janis Joplin (1967-1970)

Janis era uma cantora, compositora americana que primeiramente ganhou destaque no fim dos anos 60, como vocalista da Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. Seu primeiro álbum com a Big Brother foi em 1967, auto-entitulado, lançado após a apresentação de sucesso no festival Monterey Pop, teve pouco destaque na mídia, mas conseguiu chegar ao número 60 das paradas americanas, tendo como ponto mais alto, a música "Down On Me" que alcançou o Top 40 nas paradas. 

Em 68, a banda lançou seu segundo trabalho, entitulado de "Cheap Thrills" que contém a música "Piece of My Heart", que é considerada uma das maiores músicas da época chegando ao número 1 nas paradas americanas. A partir daí o sucesso de Janis aumentou muito até ela anunciar a saída da banda e seguir carreira solo. Formou a Kozmic Blues Band que lançou seu primeiro álbum em 1969, chamado de "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!", focando mais na sonoridade do soul e blues. Em 1970, Janis se separou de seu namorado na época e entrou em profunda depressão, porém não teve uma recaída das drogas, tentou se tratar e focar em sua carreira. Mas após uma gravação no estúdio, foi para o hotel, onde bebeu muito e teve uma recaída no uso de heroína. 

Ela faleceu em outubro de 1970, aos 27 anos. Na autópsia, descobriu-se que a cantora estava há um mês sem tomar metadona, o que contribuiu para seu retorno ao vício, e que a heroína por ela consumida possuía índice de pureza acima do normal, que em pequenas doses atinge rapidamente o cérebro. Esta pureza anormal deflagra um erro acidental na hora de preparar a substância para ser vendida. O laudo médico concluiu morte por overdose, e que haviam marcas de agulha no braço esquerdo em processo de cicatrização, sugerindo que ela vinha utilizando heroína há pelo menos três semanas. Em 1971 foi lançado o álbum póstumo "Pearl", que fez bastante sucesso e contém os sucessos "Me and Bobby McGee", "Cry Baby" e "Mercedes Benz".


Shannon Hoon (1992-1995)


Richard Shannon Hoon foi um cantor, compositor, e músico americano. Ele foi o fundador, líder e vocalista da banda Blind Melon.

Aos 18 anos, Hoon se mudou de Indiana para Los Angeles, onde ele conheceu os músicos Brad Smith e Rogers Stevens em uma festa. Eles viram Hoon cantando uma de suas músicas, "Change", e o convidaram para entrarem em sua banda. Eles então conheceram Christopher Thorn e Glen Graham, e resolveram criar uma banda, Blind Melon. Em 1990, eles produziram uma fita e foram contratados pela gravadora Capitol Records. Em Los Angeles, Hoon fez amizade com um amigo de sua irmã, Axl Rose, que o convidou ao estúdio onde ele e sua banda Guns N' Roses estavam gravando seus álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. Hoon cantou nos backing vocals de várias faixas dos discos, incluindo "The Garden" e "Don't Cry". Rose também convidou Hoon para aparecer no clipe de "Don't Cry".

Em 1991, o Blind Melon lançou seu álbum homônimo, produzido por Rick Parashar, que também era produtor do Pearl Jam. A banda saiu em turnê para divulgar o álbum, abrindo shows para bandas como Ozzy Osbourne, Guns N' Roses e Soundgarden em 1992. No verão de 1992, o clipe de "No Rain" foi lançado como single, que conquistou um certificado de multiplatina para banda. Após um hiato, Blind Melon retornou ao estúdio em New Orleans, onde gravaram seu segundo álbum, Soup, lançado em 1995.

Após um show em Houston, Hoon usou drogas a noite inteira. No dia seguinte, em 21 de outubro de 1995, sua banda iria se apresentar em New Orleans. O técnico de som da banda, Owern Orzack, entrou no ônibus de turnê e tentou acordar Hoon para que a banda ensaiasse, no entanto, ele não acordou. A ambulância foi acionada, e Hoon foi declarado morto, aos 28 anos de idade. Sua causa de morte foi uma overdose de cocaína. Ele foi enterrado em Dayton, Indiana.


Cliff Burton (1983-1986)

Clifford Lee "Cliff" Burton foi um baixista e compositor americano que ficou conhecido por seu trabalho na banda de heavy metal Metallica, de 1982 a 1986. Como instrumentista ele era conhecido por seu estilo, que fazia uso de distorção e outros efeitos, muitos dos quais de uso na guitarra, como em sua canção mais característica, "(Anesthesia) Pulling Teeth".

A influência inicial de Cliff foi essencial para a criação do estilo musical do Metallica. Ele uniu-se à banda em 1982 e participou de seu álbum de estreia, Kill 'Em All, o qual continha canções escritas antes de sua chegada. Sua influência nas composições é mais notada no álbum seguinte, Ride the Lightning. Seu último álbum, Master of Puppets, foi sucesso comercial e de crítica. A última apresentação ao vivo de Cliff foi na cidade de Estocolmo, Suécia, em 26 de setembro de 1986. Uma das últimas apresentações de Cliff está disponível para download no site do Metallica.

Em viagem pela região européia na turnê Damage Inc., que promovia o álbum Master of Puppets, a banda percebeu, que dormir em cama desconfortáveis de seu ônibus era desgastante. Como uma solução paliativa, os membros tiravam a sorte nas cartas todas as noites para que um deles dormisse no beliche de cima, mais confortável.Na noite do dia 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas. O jogo foi a última conversa de Cliff.

Cliff estava dormindo quando, de acordo com o motorista, o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na grama na comuna de Ljungby, perto de Dörarp, em uma região rural do sul da Suécia. Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do ônibus, que ao capotar caiu em cima dele, matando-o. Um pedaço do ônibus que o estava suspendendo parcialmente ainda cedeu, fazendo com que o ônibus se movesse em cima do corpo de Cliff novamente.

James Hetfield disse mais tarde, que ele primeiro achou que o motorista estivesse bêbado, ou que ele tivesse sido negligente, e caminhou longas distâncias pela estrada tentando ver o gelo na pista. Entretanto, a embriaguez do motorista nunca foi provada e ele foi inocentado pelo acidente.

O corpo de Cliff foi cremado e suas cinzas foram espalhadas em Maxwell Ranch.Durante a cerimônia, o instrumental "Orion", do Master of Puppets foi tocado. 


Jeff Buckley (1994-1997)

Jeffrey Scott Buckley foi um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Conhecido por seus dotes vocais, Buckley foi considerado pelos críticos umas das mais promissoras revelações musicais de sua época. 

Em 1991, ao ser convidado para participar num show tributo a seu pai, Jeff resolveu cantar. A semelhança vocal com o pai (Tim Buckley) veio à tona nesse momento. Foi nesse tributo, também, que conheceu o ex-guitarrista da banda Captain Beefheart, Gary Lucas, que, impressionado com sua voz, decidiu convidá-lo para integrar a banda Gods and Monsters. Afiada tanto nas performances ao vivo como nas composições próprias, Gods and Monsters estava prestes a assinar com uma discográfica quando Buckley decidiu abandonar o projeto por achar que um contrato, naquele momento, restringiria as suas ambições musicais.

No ano seguinte em 1992 começou a apresentar-se sozinho (voz e guitarra) num bar nova-iorquino chamado “Sin-é”. Foi no "Sin-é", segundo o próprio Jeff, onde mais tocou e gostava de tocar. Um lugar pequeno, onde as pessoas iam para conversar e não para ouvir alguém cantar músicas desconhecidas. Mas foi pela diferença que Jeff Buckley conquistou as pessoas que frequentavam o lugar. Foi nesse pequeno bar, sem palco, que um dos empresários da Columbia o viu cantar e tocar. Em outubro de 92 assinou com a Columbia Records para a gravação do seu primeiro álbum solo. Antes do álbum, Jeff decidiu fazer uma tourné pela Europa, só depois gravaria o primeiro álbum em estúdio. Nesse período, acordou também, lançar um Ep com 5 músicas, gravadas no "Sin-é". Grace é o primeiro e único álbum de estúdio oficial e completo de Jeff, lançado em 23 de Agosto de 1994, produzido por Andy Wallace. Em 2004 foi lançada uma versão especial, Legacy Edition, contendo um disco bônus. O disco teve grande repercussão tanto no meio artístico quanto na mídia especializada, apesar de ter as vendagens abaixo das expectativas da gravadora. O álbum influenciou grandes nomes da década de 90 e da atualidade como Radiohead, Muse, Coldplay, Travis, Jamie Cullum, entre outros.

Dois anos depois do lançamento do primeiro disco, Jeff entrou em estúdio de novo para realizar o segundo álbum. A gravadora insistia em um trabalho mais comercial, mas o artista  não quis saber e convidou Tom Verlaine para fazer a produção do disco. A exigência de Jeff foi aceita pela gravadora, mas quando o trabalho estava quase pronto, foi o próprio cantor que não gostou do resultado final e não quis que fosse lançado. Então, Jeff resolveu escrever novas músicas para o segundo disco e concluiu o trabalho em 1997, em maio.

Após gravar algumas músicas para seu segundo álbum, Jeff resolveu parar para nadar no rio Wolf River antes de se encontrar com a sua banda. Depois de alguns minutos, Foti, seu amigo, foi até ao carro para guardar alguns objetos, enquanto ouvia Jeff nadar cantarolando “Whole lotta love”, do Led Zeppelin. Quando voltou, já não ouvia nada. Gritou por “Jeff” por quase dez minutos e, não obtendo resposta, decidiu chamar a polícia.

No dia 29 de Maio de 1997, helicópteros sobrevoavam o Wolf River em busca de Jeff. Seu corpo foi encontrado apenas uma semana depois, dia 4 de Junho, perto da nascente do Mississippi, sem vida. O cantor morrera afogado, aos 30 anos.

A autópsia de Buckley não mostrou sinais de drogas ou álcool em seu corpo, e sua morte foi considerada um afogamento acidental. O seguinte depoimento foi publicado na página de Buckley:

"A morte de Jeff Buckely não foi "misteriosa", nem relacionada a drogas, álcool ou suicídio. Temos o relatório policial, o relatório de um legista, e uma testemunha ocular para provar que foi um afogamento acidental, e que Sr. Buckley estava em bom estado mental antes do acidente."


Randy Rhoads (1978-1982)

Randall William Rhoads foi um guitarrista norte-americano famoso pela participação nos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman com Ozzy Osbourne. Foi considerado o 36º melhor guitarrista da história em enquete da revista norte-americana Rolling Stone.

Aos treze anos ele formou pequenas bandas e, aos quinze, começou a dar aulas na escola de sua mãe, tornando-se um professor muito requisitado. A carreira de Rhoads decolou em 1973, quando ele entrou no Quiet Riot. Seu carisma e talento na guitarra garantiram-lhe uma legião de fãs locais. Nessa época ele começou a usar sua Flying V preta com acabamento de "bolinhas" brancas, construída por Karl Sandoval. Ele também tocava muito sua Gibson Les Paul 1974 cor creme, a qual virou uma de suas marcas registradas.

O guitarrista participou dos dois primeiros álbuns da banda: Quiet Riot I e Quiet Riot II. Ozzy Osbourne começou a realizar testes em Los Angeles para encontrar um guitarrista para sua banda. Ele procurava alguém com estilo único e estava tendo muitas dificuldades para encontrá-lo. Ozzy ouviu diversos músicos e já estava sem esperanças de achar o guitarrista certo quando resolveu dar chance a um último músico. Rhoads estava relutante em fazer o teste, mas mesmo assim dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento. Apenas começou a afinar a guitarra e Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa, com estilo próprio.

Randy gravou os dois primeiros discos de Ozzy, Blizzard of Ozz de 1980 e Diary of a Madman de 1981, e apesar da bem sucedida carreira, tinha idéias de deixar o grupo e dedicar-se à ter aulas de música erudita e a lecionar. Joe Holmes, guitarrista que tocou com Ozzy na turnê do álbum Ozzmosis de 1995 foi um de seus alunos.

Em 19 de março de 1982 Randy Rhoads morreria, aos 25 anos. No dia anterior, a banda de Ozzy tocou no Civic Coliseum em Knoxville, Tennessee (EUA) e dali iriam para Orlando (Florida) tocar no "Rock Super Bowl XIV" com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO. A caminho de Orlando, passaram pela casa do motorista do ônibus, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur (Florida) em Flying Baron Estares. O lugar consistia de três casas, um galpão para avião e uma pista de pouso, cujo dono era Jerry Calhoun. Andrew Aycock precisava de umas peças sobressalentes e pensou em parar ali. Andrew Aycock, que tinha dirigido a noite toda, desde Knoxville, e era piloto, talvez para ser gentil, pegou o avião sem permissão e levou o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de Andrew tinha expirado, portanto sua licença para voar não era válida.

Perto das 9 horas, Andrew deixou os dois passageiros e convidou Randy Rhoads e Rachel Youngblood (maquiadora) para dar umas voltas. O avião voava baixo e passava zunindo perto do estacionamento onde estava o ônibus, talvez para brincar com o pessoal. Há pouco tempo o piloto havia passado por um divórcio sórdido. Acredita-se que quando a ex-esposa dele entrou no ônibus, ele voou na direção do mesmo. Passaram três vezes. Na quarta, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo. Ozzy Osbourne, Tommy Aldrige, Rudy Sarzo e Sharon Arden, que tinham acordado com o primeiro impacto, achavam que se tratava de um acidente na estrada. Wanda Aycock e Don Airey, atônitos, tinham testemunhado tudo. Ozzy ainda correu para prestar socorro. Ele entrou na casa, que estava em chamas, e salvou um homem, mas infelizmente Randy estava morto. O show em "Rock Super Bowl XIV" foi cancelado e os promotores devolveram os ingressos.


Jim Morrison (1967-1971)


James "Jim" Douglas Morrison foi um cantor, compositor e poeta norte-americano, mais conhecido como o vocalista da banda de rock The Doors. Foi o autor da maior parte das letras da banda. Após aumento explosivo da fama do The Doors em 1967, Morrison desenvolveu uma grave dependência de álcool que juntamente com o consumo de drogas culminou na sua morte com 27 anos de idade em Paris. Alguns dizem que morreu devido a uma overdose de heroína, mas como não foi realizada autópsia, a causa exata de sua morte ainda é contestada.

Morrison era conhecido por muitas vezes por sua Spoken word e poesias improvisadas enquanto a banda tocava ao vivo. Devido a suas performances e sua personalidade selvagem, ele é considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismático e pioneiro do rock da história da música.Morrison foi classificado na 47° posição na lista da revista Rolling Stone dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", e em 22° lugar na lista da revista Classic Rock dos "50 maiores cantores de rock".

Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida boémia na Califórnia, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), formando-se no curso de cinema, deambulando por lá, dormindo em sofás telhados, andou por Venice, Los Angeles, devorando livros. Após a graduação pela UCLA, Morrison, após um encontro casual com o seu antigo colega Ray Manzarek, leu-lhe alguns poemas (entre os quais o famoso "Moonlight Drive"), e ambos decidiram na hora fazer uma banda de rock. Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore, que Ray conhecia das suas aulas de meditação. O nome da banda – The Doors - foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley, que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite. (Se as portas da percepção estiverem limpas/ Todas as coisas se apresentarão ao homem como são, infinitas)- The Marriage of Heaven and Hell. Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia a tocar fortemente no misticismo.

Morrison adoptou a alcunha de "Mr. Mojo Risin'", um anagrama de "Jim Morrison" e que ele usou como refrão na música "L.A. Woman" no álbum com o mesmo nome e o último que gravou. Era também chamado de Lizard King retirado de um verso do seu famoso épico "Celebration of the Lizard", parte do qual foi gravado no álbum Waiting for the Sun, adaptado a musical nos anos 1990.

Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em "Five to One").

Apesar de nunca se ter sentido próximo da sua família, Morrison protegia os seus companheiros de banda. Aparentemente, uma vez disse a Ray Manzarek que nunca se sentia confortável num encontro social a não ser que ele ou outro membro do grupo estivesse com ele. Morrison recusou algumas oportunidades de carreira a solo.

Em março de 1971, após todos os membros da banda terem decidido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada de sempre, Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita.

Jim Morrison morreu em Paris, no dia 3 de julho de 1971, na banheira de seu apartamento, aos 27 anos de idade. Em sua lápide está escrito: "Kata Ton Daimona Eaytoy". Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pamela Courson, sua namorada, fazia-o (tanto que esta morreu de overdose em 1974, também com 27 anos). É sabido que nesse verão correu para Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. O relatório oficial diz que foi "ataque cardíaco" a causa da sua morte. Não foi realizada autópsia, pois na altura não era obrigatório.

Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris. Devido a atos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole.


Brad Nowell (1992-1996)

Bradley James Nowell  foi um músico e compositor estadunidense, mais conhecido como o guitarrista e vocalista da banda de ska punk Sublime. Ele morreu de overdose de heroína em 1996 pouco antes do primeiro lançamento por uma grande gravadora de um trabalho de seu grupo, o álbum Sublime, deixando esposa e um filho.

Bradley Nowell nasceu e cresceu em Long Beach, Califórnia junto com seus pais, Jim Nowell e Nancy Nowell, e com sua irmã Kelly. Conforme cresceu, Nowell se tornou uma criança problemática. Seu comportamento rebelde se agravou aos 10 anos, quando seus pais se divorciaram. Ao sair em uma viagem às Ilhas Virgens junto com seu pai, Bradley foi introduzido ao Reggae e ao voltar passou a aprender como tocar guitarra. Aos 13 anos Bradley formou sua primeira banda, 'Hogan's Heroes', juntamente com Eric Wilson, que mais tarde viraria o baixista da banda Sublime. Nowell estudou na Wilson Classical High School, em Long Beach, e mais tarde frequentou a California State University de Long Beach.

Bradley foi um músico que viria a influenciar muita gente em relação ao estilo musical e ao estilo de vida, sendo um ícone para toda a geração que partilha um gosto comum por skate.


Ronnie Van Zant (1973-1977)


Ronald Wayne "Ronnie" Van Zant foi um vocalista, compositor e membro fundador da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd.

Nascido e criado em Jacksonville na Flórida, Ronnie Van Zant aspirava ser muitas coisas antes de descobrir seu amor pela música. Ronnie pensava em se tornar um boxeador (Muhammad Ali era um dos seus ídolos) e a idéia de tornar-se um piloto de stock-car também passara-lhe pela cabeça. Porém, depois de ver os Rolling Stones ele teve a certeza de qual seria sua futura profissão.

Van Zant formou o Lynyrd Skynyrd no verão de 1964 com amigos e colegas de escola: Allen Collins (guitarra), Gary Rossington (guitarra), Larry Junstrom (baixo), e Bob Burns (baterista). O nome Lynyrd Skynyrd foi inspirado em um professor que eles tinham na escola: Leonard Skinner, que não gostava de estudantes com cabelos longos.

O reconhecimento nacional da banda se deu em 1973 com o lançamento do álbum (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) com algumas das músicas favoritas dos fãs como: "I Ain't The One", "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Simple Man" e "Freebird". A música que se tornou mais conhecida da banda foi "Sweet Home Alabama" do álbum Second Helping

Van Zant se casou duas vezes. Seu primeiro casamento se deu com Nadine Inscoe. Desse casamento nasceu sua primeira filha Tammy Van Zant. Se casou pela segunda vez com Judy e teve sua segunda filha: Melody Van Zant. Van Zant era conhecido por ser supersticioso; ele odiava cobras e detestava voar.

No dia 20 de outubro de 1977 o avião Convair 240 que transportava toda a banda de Greenville, South Carolina para Baton Rouge, Louisiana caiu em Gillsburg, Mississippi. Nesse acidente morreram Van Zant, os membros da banda Steve Gaines e Cassie Gaines, um produtor assistente da banda, o piloto e o co-piloto. O restante da banda sobreviveu, mas foram seriamente feridos.

Ronnie sempre disse às pessoas mais próximas que ele não viveria até seus 30 anos e que gostaria de morrer com suas botas. Estranhamente ele morreu 3 meses antes de seu trigésimo aniversário.

O irmão mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant se tornou o novo vocalista da banda quando ela se reuniu novamente em 1987.


Hillel Slovak (1984-1988)

Hillel Slovak (Haifa, 13 de abril de 1962 — Los Angeles, 25 de junho de 1988) foi um guitarrista israelense. Conhecido principalmente por ter sido o guitarrista fundador da banda Red Hot Chili Peppers.

Hillel nasceu em Haifa, Israel, imigrou para os Estados Unidos e foi viver na Califórnia em 1967. Aprendeu a tocar guitarra no liceu Fairfax High School e pela mesma altura conheceu Anthony Kiedis e Flea, a quem ele ensinou a tocar baixo. Junto com o baterista Jack Irons, os quatro formaram uma banda e para o primeiro concerto chamaram-se "Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem"; em 1983 mudaram o nome para Red Hot Chili Peppers.

Hillel, tal como Anthony, em breve desenvolveu uma dependência pela heroína e deixou a banda para o seu projeto paralelo What Is This?. Após ter regressado para aos Red Hot Chili Peppers para os álbuns, Freaky Styley e The Uplift Mofo Party Plan. Em 1988 Hillel adoeceu, e começou a perceber que as drogas não eram mais diversão, e já estavam virando um problema em sua vida. Na noite do dia 24 de junho de 1988, Hillel ligou para seu irmão, James Slovak, e nessa ligação ele fala que iria voltar a se drogar, já que havia passado um tempo sem usar heroína. James implorou para que ele não usasse, e Hillel deu razão a James, e prometeu passar mais tempo com seu irmão. Esse foi o último contato de Hillel com seu irmão. O fim de semana passou e Hillel não apareceu, ninguém sabia dele, então Hillel foi encontrado morto no seu apartamento na Califórnia no dia 27 de junho. Ele morreu por uma overdose de heroína no dia 25 de junho de 1988. Meses depois, John Frusciante o substituiu no Red Hot Chili Peppers.

Hillel ficou conhecido por usar uma Fender Stratocaster sunburst, influenciando John Frusciante com suas técnicas.

As canções Knock Me Down ( Mother's Milk ), My Lovely Man ( Blood Sugar Sex Magik ), Feasting on the Flowers (The Getaway), Otherside ( Californication ) and "Open/Close ( Hanalei / Open/Close )" foram dedicadas a Hillel. Suas alcunhas eram "Slim Bob Billy", "Slim" e "Huckleberry".

Hillel foi enterrado na parte Judia do Forest Lawn Memorial Park em Glendale, Los Angeles, Califórnia.


Kurt Cobain (1989-1994)


Kurt Donald Cobain  foi um cantor, compositor e músico norte-americano, famoso por ter sido o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana.

Dentre suas principais composições, o single Smells Like Teen Spirit, do segundo álbum do Nirvana, "Nevermind", foi o responsável pelo início do sucesso do grupo e do próprio Kurt, popularizando um subgênero do rock alternativo que a imprensa passou a chamar de grunge.Outras bandas grunge de Seattle, como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, ganharam também um vasto público e, como resultado, o rock alternativo tornou-se um gênero dominante no rádio e na televisão nos Estados Unidos, do início à metade da década de 1990. O Nirvana foi considerado a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista, Kurt Cobain, viu-se ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade.

Cobain estava desconfortável com a atenção que recebeu, e colocou seu foco na música da banda, acreditando que a mensagem da banda e sua visão artística tinham sido mal-interpretadas pelo público, desafiando a audiência da banda com o seu terceiro álbum In Utero. Desde sua estreia, a banda Nirvana, com Cobain como compositor, vendeu mais de vinte e cinco milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de cinquenta milhões em todo o mundo.

Durante os últimos anos de sua vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno dele próprio e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, três dias após a sua morte, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça. As circunstâncias de sua morte, por vezes, tornam-se um tema de fascínio e debate.

A vida do cantor já foi retratada de várias maneiras e diversas vezes após a sua morte, seja no cinema, em livros ou em documentários televisivos. A primeira delas foi em 1998, com o documentário Kurt & Courtney. Em seguida, em 2005, foi produzido o filme Last Days, um filme de gênero drama que narrava, de forma fictícia, os últimos dias de vida de Kurt. O documentário Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência, lançado em 2006, continha entrevistas de amigos, parentes e do próprio Cobain. Em 2006, doze anos após a sua morte, a revista Forbes listou as treze celebridades mortas que mais lucraram nos últimos doze meses do respectivo ano. O cantor ficou em primeiro lugar na lista, com ganhos estimados em cinquenta milhões de dólares estadunidenses. Em 2014, no seu primeiro ano elegível, o cantor, junto com seus companheiros de banda, Krist Novoselic e Dave Grohl, foi admitido ao Rock and Roll Hall of Fame.


Brian Jones (1964-1969)

Lewis Brian Hopkin Jones foi um músico inglês e fundador da banda The Rolling Stones.

Filho de um engenheiro da marinha inglesa, Lewis Jones, com uma dona de casa, Brian era conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima) era inicialmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras.

Durante seu período nos Rolling Stones ele manteve uma inventividade que gerou o Rolling Stones Rock'n Roll Circus, entre outros. Costumava usar roupas extravagantes, além de um estilo de vida baseado no "sexo, drogas e rock'n roll".

Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farm, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava. Desde sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias conspiratórias.

Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que cultuam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje.

Na primavera de 1962, Jones convidou Jagger e Richards para formar uma banda, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no trecho de uma canção de Muddy Waters (Rollin' Stone) que dizia: "… pedras rolantes não criam musgo…", e cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962. Posteriormente Brian e o então promotor da banda, Andrew Loog Oldham, a rebatizaram, chamando-a de Rolling Stones.

Embora não tivesse a mesma facilidade de Keith e Jagger para compor músicas, ele era um grande instrumentista, sendo, junto a George Harrison, um dos primeiros roqueiros a introduzir a cítara em suas músicas. Tocava gaita tão bem quanto guitarra, assim como vários outros instrumentos, sendo responsável por várias contribuições marcantes em músicas dos Stones, como a harpa em "You got the Silver", saxofone em "Dandelion", acordeon em Back Street Girl, entre outras. Fez os slides de guitarra na versão dos Stones de "I wanna be your man", em "I'm king bee" e outros. Também tocou o saxfone na música dos Beatles, "You Know My Name (Look Up the Number)", em 8 de Junho de 1967. Também em 1967, ele compôs a trilha sonora do filme A Degree Of Murder, no qual Anita Pallenberg, (Sua namorada na época) atuou como protagonista.

Foi afastado da banda em 1969 por causa de sua dependência de drogas, sendo substituído por Mick Taylor. Seu último álbum feito com os Stones foi Let it Bleed, e ele tocou apenas em algumas músicas.

No dia 3 de julho de 1969, aos 27 anos de idade, Jones foi encontrado pela sua namorada afogado no fundo de sua piscina. No final do filme Stoned, realizado em 2005, supõe-se que sua morte foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Frank teria confessado o crime à sua filha, em 1993, quando estava em seu leito de morte. A história, entretanto, nunca foi confirmada até 2009 em uma entrevista dada por Tom Keylock(ex-empresário dos Rolling Stones) ele confirmou que testemunhou o suposto assassinato de Jones, meses depois da entrevista Keylock faleceu, Brian Jones Encontra-se sepultado no Cheltenham Cemetery and Crematorium, Cheltenham, Gloucestershire na Inglaterra.


Bon Scott (1975-1980)


Ronald Belford Scott foi um cantor e compositor escocês radicado na Austrália. Ele ficou mundialmente conhecido por ser vocalista e compositor da banda de rock australiana AC/DC de 1974 até sua morte em 1980.

Em 2006, a revista Hit Parader colocou Scott como o quinto melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.

Iniciou sua carreira com a banda The Spektors e, logo depois, formou The Valentines, onde conheceu seu amigo, Vince Lovergrove, que trabalharia em seu próximo projeto o Fraternity. Logo após a separação do grupo, integrou o AC/DC onde lançou sete discos e morreu logo após o lançamento do último álbum com Bon nos vocais Highway to Hell, que os alçou à fama mundial. Após sua morte, Brian Johnson assumiu o vocal. Antes de substituir Dave Evans nos vocais do AC/DC, era motorista de vans.

Suas bandas anteriores incluíram The Spektors e Valentines, nas duas tinha um estilo diferente do que ficou conhecido no período do AC/DC. Outro grupo do qual participou foi o Mount Lofty Rangers.

Bon estava trabalhando como motorista da Banda AC/DC, quando foi chamado para executar o cargo de baterista. Mas logo Bon se tornou o vocalista da banda, pois dizia que o cantor era o que mais pegava garotas na época.

Sua influência musical inicial veio do pai, que era músico em sua cidade natal, na Escócia. Bon tocava bateria, gaita de fole e flauta doce. Scott toca gaita de fole em "It's a Long Way to the Top". Já na música "Seasons of Change" do Fraternity, ele foi responsável pela flauta doce.

Suas letras abordavam principalmente temas como mulheres, carros, bebida e curtição.

Sua morte até hoje não foi bem explicada, após a turnê de divulgação do álbum Highway to Hell pela Europa, Scott resolveu passar uns dias em Londres, para rever amigos. A tragédia teve início numa tradicional noite de bebedeira, coisa a que Scott estava realmente acostumado. Scott e um amigo seu, chamado Alistair Kinnear, foram tomar alguns drinks no Music Machine, um clube noturno localizado em Camden Town. Depois de muitas rodadas, a dupla foi para Ashby Court, onde Scott vivia naquela época. No caminho, Scott "apagou" no banco de trás do veículo. Já Kinnear não deu muita bola e seguiu em frente. Quando chegou na casa do vocalista do AC/DC, Kinnear tentou acordar Scott e levá-lo para a cama, porém não conseguiu acordar seu companheiro, que estava num avançado estado de embriaguez. Kinnear desistiu da ideia e seguiu dirigindo para seu próprio apartamento. Chegando lá, nova tentativa frustrada de tirar o amigo bêbado do veículo. O jeito foi deixa-lo ‘dormindo’ no banco de trás do automóvel, um Renault 5, em Overhill Road, uma estrada localizada em East Dulwich. Quando Kinnear voltou na manhã seguinte para ver seu amigo, já era tarde demais. Scott estava morto, praticamente congelado dentro do pequeno automóvel. O sujeito ainda levou o amigo às pressas para o Kings College Hospital, em Camberwell, que declarou que o músico já chegou sem vida nas dependências do pronto socorro. O atestado de óbito informou que Bon Scott havia falecido em decorrência de overdose e ‘death by misadventure’ (morte por desventura, ou por desgraça). Nos jornais da época foi também noticiado que o músico teria se sufocado com o próprio vômito e que a baixa temperatura da madrugada e suas constantes crises de asma colaboraram para a tragédia daquela fria manhã de 19 de fevereiro de 1980, um dos dias mais tristes do rock n’ roll. O seu corpo foi cremado e suas cinzas foram levadas por sua família para o Cemitério de Fremantle, em Fremantle na Austrália Ocidental.


Fonte:Wikipedia



Confira também outros posts recentes:

Os Melhores Trechos de Grandes Letras da Música Brasileira #1
Riffs e Introduções de Guitarra do Clássico Álbum "Back in Black" do AC/DC
Bandas de Rock que usam Aviões Personalizados
Os Riffs de Guitarra Mais "Pesados" dos Beatles
Os Melhores Festivais de Rock de Todos os Tempos
10 Músicas de Rock de 10 Bandas de Países Diferentes
Músicos usando camisas de times de futebol
Refrões marcantes do Rock cantados por Youtubers
O Melhor do Rock em 2013
Recordes da Música
Astros do Rock em suas versões femininas
Riffs de Guitarra do Clássico Álbum "Abbey Road" dos Beatles
Riffs de Guitarra do Clássico Segundo Álbum do Led Zeppelin
Roupas Históricas do Rock
Lindas Musas dos Videoclipes de Rock
Riffs de Guitarra do revolucionário primeiro álbum do Black Sabbath
Os Melhores Shows do Rock Brasileiro
Bandas de Rock com o maior número de seguidores no Instagram
Shows de Rock Históricos no Estádio do Maracanã
Os Times de Futebol de Alguns Músicos do Rock
Medley de Clássicos dos Anos 80
Os Melhores Videoclipes da Década de 2010
Algumas das Melhores Bandas Covers do Brasil #1
Melhores Músicas de Rock da Década de 2010
Os Mais Belos e Clássicos Kits de Bateria do Rock
Turnês de Bandas de Rock com Maior Número de Bilheteria
Solos Simples de Guitarra #1
Shows de Rock com o Maior Número de Público
Bandas conhecidas por um integrante
Os Melhores Logotipos de Bandas de Rock
10 Músicas Marcantes do Rock nos anos 2000 - Medley Cover
Os Álbuns Mais Vendidos de Algumas Grandes Bandas do Rock
Bandas e Artistas do Rock com Mais Músicas em Primeiro Lugar na Billboard USA
11 Grandes Solos de Guitarra dos Beatles
Os Melhores Guitarristas do Rock Brasileiro
Bonecos Funko Pop de Músicos
Famosas Introduções de Teclado/Piano feitas na Guitarra
15 Programas Antigos da TV Brasileira que tinham Música Ao Vivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.