quarta-feira, 29 de julho de 2015

Os 10 Melhores Acústicos MTV - Internacional

Neste post, colocarei 10 dos meus acústicos MTV internacionais favoritos. Pra quem não conhece, o acústico MTV, conhecido nos Estados Unidos como "Unplugged MTV", foi um programa que estreou na MTV americana no final da década de 80 que tinha a idéia dos artistas que se apresentarem nele tocarem músicas de seu repertório com instrumentos acústicos como violões, baixolões, piano e etc..Veja abaixo os que eu acho mais memoráveis. Breve um com os nacionais também. Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook; lá eu coloco alguns videos, fotos e notícias sobre o mundo do rock. Clique AQUI para curtir.


Nirvana

Pra mim até hoje, foi o acústico mais memorável de todos. Teve uma atmosfera quase de enterro, se assim pode dizer, pelo fato do vocalista e guitarrista Kurt Cobain querer que lembrasse um, com aquelas velas e flores espalhadas pelo cenário, parecendo saber que essa seria sua última apresentação na MTV. O repertório surpreendeu muita gente por não incluir alguns clássicos como "Smells Like A Teen Spirit" e "Lithium" e conter muitos covers, inclusive dos até então muito pouco conhecidos, Meat Puppets que tocaram três músicas, que pra mim foi um dos auges da apresentação. E o fim do show foi um dos mais icônicos que já existiu com Kurt berrando a versão de Led Belly para "Where Did You Sleep Last Night" a plenos pulmões e dando aquele suspiro pra dar o último gás para finalizar a música, sem dúvidas foi algo que sempre lembrarei.



Pearl Jam

Neste acústico que mostrava o Pearl Jam nos seus primórdios, dava pra se ver que o grupo ia ser mesmo um dos maiores do rock, com sua energia contagiante a banda tomou conta do palco e tocou os já sucessos "Jeremy", "Alive, "Even Flow", entre outras. Essa, aliás, que foi sempre uma das maiores características do quinteto, a energia que eles carregam , parecendo que estão sempre se divertindo ao tocar cada música e as versões também ficaram ótimas e muito bem adaptadas ao formato acústico. Destaque também para o momento engraçado da apresentação onde o vocalista Eddie Vedder cai da cadeira e depois se equilibra nela , simulando estar voando como super homem :)




Alice In Chains

Este acústico também é tido como um dos mais memoráveis e elogiados de todos e mostra a dupla Layne Staley e Jerry Cantrell bem afiada nas harmonias vocais e destacando também as versões muito bem executadas, se encaixando muito bem no formato "desplugado". As canções do Alice In Chains, tem aquela atmosfera densa e ainda foram ressaltadas pela decoração do cenário que também tem esse clima, casando tudo perfeitamente em matéria de áudio e video. Gostei em especial da versão de "Down In A Hole" que ficou mais simples,porém muito bem interpretada.





KISS

Nesse estágio, na metade da década de 90, o KISS já tinha mudado de formação algumas vezes e já não estava mais usando a maquiagem que era um de suas principais características, porém a banda fez uma excelente apresentação em um acústico que ficou marcado na história também pela reunião com os ex-integrantes da formação clássica Ace Frehley e Peter Criss que tocaram algumas músicas com a banda, sendo todos os integrantes da nova e antiga formação tocando em algumas canções como "Rock and Roll All Nite". O álbum desse acústico foi o único com a formação original tocando sem maquiagem.




Eric Clapton


Este acústico creio que foi um dos mais bem sucedidos na MTV americana rendendo 6 Grammys a Clapton com o álbum vendendo mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos e não é pra menos pois trata-se de uma bela apresentação com algumas canções muito bem adaptadas ao formato acústico. Destaque para a clássica "Layla" que ganhou uma roupagem com um andamento mais lento que creio que muita gente deve achar melhor até do que a original. Outro destaque fica para a música "Tears In Heaven" que tem uma carga emocional muito forte, pois foi feita para o filho de Eric Clapton que morreu em um acidente no começo dos anos 90.




Aerosmith


Esta performance diferentemente das outras citadas não foi lançado como um álbum, mais vale a pena ser lembrada pela apresentação energética da banda, além de ótimas versões de vários sucessos da banda como "Dream On" de seu primeiro álbum. O grupo vinha do lançamento no ano anterior do elogiado "Pump" e no setlist além de clássicos como o citado acima, inclui uma música deste álbum, "Monkey On My Back" e também alguns covers como o de "Love Two Times" do The Doors e "Train A Kept Rollin" que tem a sua versão mais conhecida justamente feito pela própria banda.




Stone Temple Pilots


Apesar da curta duração desta apresentação, devo ressaltar que a banda fez um belo trabalho nos arranjos dando uma outra cara a várias das clássicas canções da banda como "Crackerman", "Sex Type Thing" e Wicked Garden", todas do álbum "Core" lançado em 1992. Até então a banda nem tinha lançado seu segundo trabalho, ótimo "Purple" de 1994. Porém a música "Big Empty" que entrou no segundo disco, foi apresentada pela primeira vez neste acústico.Vale a pena conferir esse registro da banda que na época estava no auge.


Mais completo incluindo algumas outras apresentações acústicas:




Alanis Morissette


Este foi o primeiro registro ao vivo da cantora canadense que além de cantar alguns de seus maiores sucessos, muitos vindos do clássico "Jagged Little Pill", também cantou um excelente cover de "King of Pain" do The Police que pra mim foi um dos destaques dessa apresentação.O álbum foi muito bem vendido chegando a vender 675 mil cópias só nos Estados Unidos.





Page & Plant


Esse foi o primeiro álbum lançado pela dupla que ficou conhecida por tocar na icônica banda Led Zeppelin e contou com algumas músicas do grupo em versões muito interessantes contando com até com uma orquestra. Destaquees para a versão de "Nobody's Fault But Mine" que ficou bem diferente da original porém contou com um arranjo muito interessante usando outros instrumentos musicais, não muito usados até então na carreira solo de nenhum dos dois e da música "Wonderful One" que era a inédita da apresentação que conta com uma linda melodia vocal além do violão muito bem tocado por Page em uma afinação que ele gosta de usar, além dos outros clássicos do Zeppelin que nunca esqueceremos. Esse show também foi lançado em DVD com o nome de "No Quarter: Jimmy Page and Robert Plant Unledded".





Oasis


Mesmo sem os vocais de Liam Gallagher que alegou estar com problemas na garganta, Noel substitui muito bem o irmão e interpretou grandes músicas da banda como as clássicas, "Wonderwall", "Live Forever" e "Don't Look back In Anger", além de belas versões de "The Masterplan" e "Talk Tonight". Noel foi acompanhado por vários músicos além dos da banda incluindo metais e cordas na apresentação a deixando mais grandiosa ainda.




Valem a pena serem vistos também:

Paul McCartney
R.E.M - Part 1 - Part 2 - Acústico de 2001
Queens of The Stone Age
Korn
Rod Stewart
Neil Young
Bryan Adams
Stevie Ray Vaughan & Joe Satriani


Confira também outros posts recentes:

4 comentários:

  1. Ótima lista mas para mim faltou o acústico da lenda Stevie Ray Vaughan que teve a participação de nada menos que Zakk Wylde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado no "Vale a pena serem vistos também" ..Abraço : )

      Excluir
  2. Gostei muito desta seleção, de muito bom gosto. Parabéns pelo conhecimento sobre o nosso velho e bom rock and roll

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.