terça-feira, 7 de maio de 2019

15 Programas Antigos da TV Brasileira que tinham Música Ao Vivo

Neste post, mencionarei 15 programas passados na televisão brasileira que continham música ao vivo. Hoje em dia alguns ainda tem como O Domingão do Faustão, Manos e Minas e Altas Horas, porém estão cada vez mais escassos, além da música em décadas passadas terem melhores artistas, proporcionavam um programa mais interessante. Alguns abaixo tinham como foco apresentação de artistas e outros mostravam outros assuntos. Se você se lembrar de algum programa que não foi mencionado abaixo, diga nos comentários. Curta nossa página do Facebook e Instagram para mais conteúdo. Links na parte direita do blog.






Programa Livre - SBT





Programa Livre foi um programa de televisão brasileiro transmitido pelo Sistema Brasileiro de Televisão, que estreou em 19 de agosto de 1991 como um dos 10 presentes do SBT para o público no ano em que a emissora completava 10 anos de existência.
Era apresentado por Serginho Groisman. Era transmitido de um auditório com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. No seu palco, eram realizadas entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas de braço de ferro, imitações e piadas feitas com voluntários da plateia. Saiu do ar em 22 de dezembro de 2001 devido à baixa audiência. O programa apresentado atualmente por Groisman, Altas Horas, pela Rede Globo, segue o mesmo formato.
O programa teve atrações musicais relevantes, como Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, O Rappa, Raimundos, Ultraje a Rigor, Sepultura, Ira!, Capital Inicial, Paulo Ricardo & RPM, Rita Lee, Skank, Titãs, Barão Vermelho, Oficina G3, Jota Quest, Falamansa, Jon Bon Jovi, Smashing Pumpkins, Kreator, Sarah Brightman, Laura Pausini, Alanis Morissette, Scorpions, Kiss, Thalía, Shakira, Roxette, Mara Maravilha, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Jorge Ben Jor, Falcão, Lulu Santos, Sidney Magal, Fábio Júnior e muitos outros. A última apresentação de Renato Russo em um programa de televisão foi justamente no Programa Livre.
O público tinha direito de fazer perguntas sobre algum assunto para as bandas e aos cantores, que, em algumas oportunidades, distribuíam autógrafos aos fãs. As bandas anunciavam os próximos shows, apresentavam os números de telefone de contato para shows e agradeciam à produção, aos produtores da banda e à gravadora que lançava os seus CDs.







Bem Brasil - TV Cultura




Bem Brasil foi um programa da TV Cultura em parceria com o SESC SP, que estreou no dia 5 de maio de 1991 e que tinha a proposta de mostrar a transmissão de um show, ao vivo, direto do anfiteatro da USP em São Paulo.
O programa ficou mais de uma década no ar, e consolidou-se como um espaço musical democrático na TV brasileira, onde se apresentaram novos e consagrados artistas de diversos estilos musicais, seja do forró, rock, MPB, samba, funk, rap, etc.
A partir de agosto de 1995, o programa foi realizado em parceria com o Sesc São Paulo, no Sesc Interlagos. Em 2005 a parceria Sesc e TV Cultura se renova e traz o programa para o Sesc Pompéia. Algumas edições do programa também foram geradas a partir de outras estados, com o objetivo de mostrar a diversidade da música brasileira, como ocorreu em 1997, ano no qual o programa ganhou uma edição transmitida diretamente da Praia da Ponta Negra, em Manaus, contando com a participação de diversos cantores da cena artística local, como os levantadores de toadas e artistas do Boi Bumbá de Parintins e a parceria da TV Cultura do Amazonas. O programa também era exibido pela Sesc TV, até 2008, quando o programa foi extinto.







Musikaos - TV Cultura




Musikaos, às vezes grafado de forma estilizada MuSiKaOs, foi um programa musical que estreou na emissora brasileira TV Cultura em 19 de fevereiro de 2000. Contou com 143 programas produzidos em seus mais de três anos de existência, durante os quais diversos grupos musicais, especialmente do circuito alternativo, apresentaram-se no palco do programa sob o comando de Gastão Moreira e a participação de Jorge Mautner.
O programa tinha um formato parecido com o estilo dos programas do Serginho Groisman, pois era dedicado ao público jovem, tinha muita poesia e discussões políticas com a platéia
Entre as bandas musicais, o destaque estava no punk rock brasileiro e no heavy metal. Já passaram por lá Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera, Supla, e muitos outros.








Perdidos na Noite - TV Bandeirantes





Perdidos na Noite foi um programa de televisão brasileiro apresentado por Fausto Silva, o qual vinha do reconhecimento como repórter de campo em jogos de futebol e do sucesso como apresentador do programa de rádio Balancê. Estreou em TV local pela TV Gazeta, em 1984, gravado no antigo Teatro Brigadeiro (atual Teatro Renault, antes Bandeirantes), dentro do longo espaço noturno ocupado pelo Programa Goulart de Andrade (que também serviu de abrigo, no mesmo período, para as criações da produtora Olhar Eletrônico). O nome foi inspirado no filme norte-americano de 1968, Midnight Cowboy, que, no Brasil, também é conhecido como "Perdidos na Noite". O programa contava também com as imitações da dupla Carlos Roberto (o "Escova") e Nelson Alexandre (o "Tatá").







Luau MTV - MTV Brasil




Luau MTV foi um programa musical exibido anualmente na programação de verão da MTV Brasil.
Durante o verão, a MTV convidava bandas para tocar na praia, no clima de luau, tocanda músicas ao som acústico com violão e percussões, eventualmente baterias e outros instrumentos.
Algumas edições do programa tiveram sobrevida, como Nando Reis, em 2007, que lançou um CD do Luau MTV e os DVDs lançados pelos Los Hermanos (2002) e Titãs (2002).
O programa foi apresentado por diversas VJs da casa, entre elas Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira e Carla Lamarca.
Em 2010, as gêmeas Bia e Branca comandarem a atração e em 2012 foi a vez de Ellen Jabour.







Acústico MTV - MTV Brasil




Acústico MTV foi um programa musical de televisão exibido pela MTV Brasil, inspirado na série MTV Unplugged, programa norte-americano criado em 1989 onde bandas e artistas tocam suas músicas em versão acústica, ou seja, com instrumentos acústicos e não elétricos.
Inicialmente, o Acústico MTV nasceu como programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge.
Com o fim da gestão da MTV Brasil pelo Grupo Abril em setembro de 2013, a emissora passou a não produzir mais o programa. Assim sendo, o último acústico foi com Arnaldo Antunes. Em novembro de 2018, porém, a Viacom (atual detentora dos direitos da MTV Brasil), anunciou que estava retornando com o projeto, já que ele faz parte de uma estratégia de reposicionamento da MTV no Brasil.








MTV Apresenta Bandas Novas - MTV Brasil






MTV Apresenta foi um projeto da MTV Brasil que consistia na gravação de um espetáculo musical que seria lançado em DVD - na mesma ideia do MTV Ao Vivo - todavia, com artistas, em sua maioria, do cenário musical independente. Seu início ocorreu em 1999.








Covernation - MTV Brasil





Covernation foi um programa da MTV Brasil, apresentado por Marcos Mion, onde a intenção era promover um duelo entre duas bandas cover. O programa foi transmitido entre março de 2005 até março de 2007, com duas temporadas na grade regular e uma (a última) na programação de verão da MTV, na qual bandas famosas se apresentavam como covers ao invés das bandas cover profissionais das edições regulares.






A Fábrica do Som - TV Cultura





A Fábrica do Som foi um programa de televisão brasileiro produzido e exibido de 1983 a 1984 pela TV Cultura. Com apresentação de Tadeu Jungle, o programa era gravado no SESC Pompéia e mostrava o trabalho independente de jovens artistas que produziam uma música diferente e tinham a preocupação de não se submeter a gravadoras. Uma vez por semana os iniciantes contracenavam com gente consagrada. Esses jovens artistas são hoje alguns dos nomes mais importantes da cena underground do rock brasileiro, entre eles, Titãs, Capital Inicial, Ira!, Cólera, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Ultraje a Rigor. O Fábrica do Som foi escolhido Melhor Musical pela APCA em 1983. Com o discurso político afiado de Tadeu Jungle e pelas bandas que ali se apresentavam, é hoje tido como um dos mais importantes programas jovens da época da abertura política do Brasil.









Mixto Quente - Rede Globo





Mixto Quente foi um programa musical produzido e apresentado pela Rede Globo e exibido nos domingos à tarde entre janeiro e fevereiro de 1986.
Gravado no final de 1985 em palcos montados nas praias do Pepino (no bairro do São Conrado) e da Macumba, Rio de Janeiro, teve a supervisão musical do jornalista Nelson Motta, supervisão geral do diretor Roberto Talma e direção de Vitor Paranhos. A ideia original foi inspirada no enorme sucesso da primeira edição do Rock In Rio, que ocorreu no início daquele mesmo ano, em que se reuniram artistas especialmente do Rock Nacional, além de cobrir a programação de férias de verão da emissora, nas tardes de domingo.
Cada edição, gravada ao ar livre, trazia apresentações variadas de estrelas do rock nacional dos anos de 1980, como Lulu Santos, Barão Vermelho (sem o Cazuza) e Cazuza (em carreira solo), Camisa de Vênus, RPM, Zero, Tokyo, Detrito Federal, Cólera, Capital Inicial, Plebe Rude, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Léo Jaime, Kid Abelha, Titãs, Marina, Ritchie, Vinicius Cantuária, Kiko Zambianchi, além de outros personagens da música, como Robertinho de Recife, em parceria o grupo Metalmania, Sérgio Dias (guitarrista dos Mutantes em apresentação solo) Raul Seixas com Paulo Coelho, Tim Maia, Neguinho da Beija-flor, Jorge Ben, Caetano Veloso, Gal Costa e muitos outros.









Som Brasil  - Rede Globo






Som Brasil foi um programa de televisão musical brasileiro transmitido pela Rede Globo.
Foi criado pelo cantor Rolando Boldrin. Antes tinha o objetivo de ser um programa de rádio mas a ideia era muito boa para a televisão. O primeiro programa foi ao ar pela Rede Globo em agosto de 1981, com o objetivo de divulgar para o país a importância da música regional brasileira, que muitas pessoas das grandes cidades não sabiam. Era exibido nas manhãs de domingos, e tinha como tema de abertura a música Vive Vida Marvada, do próprio Rolando Boldrin que também era apresentador e diretor musical do programa. O programa sofreu várias modificações no formato e no roteiro ao longo dos anos, sendo dirigido e apresentado por vários artistas da emissora. Deixou de ser exibido em dois períodos: de 1989 a 1993, e de 1999 a 2007, e voltou à grade de programação em 2007, totalmente modificado. Era apresentado logo após o Programa do Jô na madrugada da última sexta-feira do mês para o primeiro sábado do mês seguinte, mas a partir do dia 2 de setembro de 2010 começou a ser exibido logo após A Grande Família. Sua última temporada foi em 2013.







Chico & Caetano - Rede Globo






Chico & Caetano foi um programa musical produzido e apresentado na década de 80, pela Rede Globo.
Era exibido mensalmente na faixa denominada Sexta Super, sempre após a novela das oito (inicialmente Selva de Pedra e, posteriormente Roda de Fogo), às 21h30 da noite. Criado por Daniel Filho e escrito por Luiz Carlos Maciel e Nelson Motta, foi apresentado semanalmente nos meses de abril e dezembro de 1986, sendo o primeiro programa exibido em 25 de abril e o último em 26 de dezembro, totalizando nove programas. Reuniu Chico Buarque e Caetano Veloso no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.
O programa também marcava o reencontro de Chico Buarque com a Rede Globo, afastado da emissora por diversos problemas e também por causa da censura.









H - TV Bandeirantes







Programa H (também conhecido como O+ em 2000 e Superpositivo entre 2000 e 2002) foi um programa produzido e exibido pela emissora Band, voltado ao público jovem. Foi exibido entre 28 de outubro de 1996 e 15 de fevereiro de 2002, sendo dividido em três fases, apresentadas por Luciano Huck, Otaviano Costa e Sabrina Parlatore, respectivamente.







Programa do Jô - Rede Globo





Programa do Jô foi um programa de televisão brasileiro apresentado pelo comediante Jô Soares. Foi produzido e exibido originalmente pela Rede Globo entre os dias 3 de abril de 2000 e 16 de dezembro de 2016. O programa é a continuação do talk show Jô Soares Onze e Meia, exibido no SBT de 1988 a 1999.
Seu formato é um late-night talk show, um subgênero dos programas de entrevistas, que possui como características a presença do humor e as exibições nos finais da noite, muito popular na televisão norte-americana.
Assim como em outros late-night talk shows, o programa também mistura entretenimento e música com uma banda em seu elenco. No caso do Programa do Jô, contou-se inicialmente com um sexteto, porém voltou a ser um quarteto a partir de 2015, semelhante ao formato utilizado no início de Jô Soares Onze e Meia. Restaram Bira, Miltinho, Derico e Osmar depois que Chiquinho Oliveira e Tomati deixaram o programa.







Ensaio -  TV Cultura







Ensaio é um programa de televisão musical brasileiro, exibido todas às quartas-feiras, às 22h10, na TV Cultura.
Criado e dirigido por Fernando Faro e transmitido pela TV Cultura desde 1990, o programa Ensaio tornou-se um importante marco para a música e para a televisão brasileira. Ao implantar um formato único de entrevistas mescladas com performances ao vivo e ter entre seus convidados os maiores artistas da MPB, criou-se um acervo que retrata todo um tempo da criação musical no Brasil. Após a morte de Faro, o programa exibe reprises antigas. Pelo Ensaio passaram nomes da MPB como Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Arlindo Cruz, Caetano Veloso entre outros.





Confira também outros posts recentes:


Musas do Rock #18 - Shirley Manson
Músicas de Maior Sucesso nas Paradas de 22 bandas de Rock
Você Se Lembra Dessas Músicas ? Rock Brasileiro Anos 90 e 2000
Medley de Sucessos do Rock Brasileiro dos Anos 80
14 Grandes Cantores encontrados no Youtube
Musas do Rock - Antes e Depois - Parte 1
Músicas Simples e Geniais do Rock #1
Queen Medley
Fotos Interessantes do Mundo do Rock #14
Bandas e Artistas do Rock Brasileiro que mais Venderam Discos no Brasil
26 Grandes Bandas de Rock que Surgiram nos Anos 2000
20 Músicas Brasileiras Marcantes de Aberturas de Novelas
20 Grandes Versões de Músicas dos Beatles
Ramones Vs Green Day Cover Medley
Pessoas que tem a voz parecida com a de cantores famosos #1
As Músicas mais difíceis de se cantar do Rock/Metal - Parte 1
Música em homenagem ao futebol e a Copa do Mundo
Você Se Lembra Dessas Músicas ? Anos 90 e 2000 - Parte 1
25 Grandes Músicas Compostas Por Uma Pessoa
Bandas de Rock no começo de carreira #2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.