sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Resenha de Álbum: Banda Revolução - Sucessos Desconhecidos

Neste post, colocarei uma resenha do álbum "Sucessos Desconhecidos" da banda mineira Revolução, lançado em 2012. O grupo resgata a essência do rock nacional em músicas próprias, com poesia e melodias fáceis de curtir. A temática das letras fala das preocupações e sentimentos da juventude brasileira. Amor, consumismo, política, relacionamentos amorosos e fé são sentimentos recorrentes nas canções revolucionárias. Até agora, a banda possui 2 álbuns lançados e está na produção do EP “O Mito da Alegria Tropical” que representa o encontro da Revolução com a música brasileira. O trabalho servirá para promover os novos projetos em 2017, como a gravação de outro DVD ao vivo  no Centro Cultural Venda Nova e uma turnê pelos principais teatros de Belo Horizonte. O grupo também participou de vários festivais, como o Festival + Música (2013), Matriz Casa Cultural (2014-2016), Sesc de Venda Nova (2014), entre outros. A formação da Revolução conta com o baterista Alessandro Araújo, a voz e as letras ficam por conta do idealista, Johnny Kiff. O baixo é tocado por Silas Lopes, enquanto a guitarra está nas mãos de Ekson Wallace.


Agora, que você conhece um pouco mais dos trabalhos e da temática da banda, vamos analisar o seu primeiro álbum de 2012, faixa por faixa. Esse que foi o primeiro projeto da banda feito de maneira profissional.

A primeira música se chama "Amor Digital" e começa com uma levada bem interessante de bateria , se utilizando muito dos tons e surdos, seguido de um dedilhado feito na guitarra, sendo executado em várias partes da mesma, junto com um violão acompanhando com uma levada mais rápida, sendo a junção dos dois uma característica bem marcante da música. Nos refrões, é muito bem utilizada as pausas rítmicas e na terceira parte há uma mudança no ritmo do violão, ficando um pouco mais suingado, deixando ela mais diversificada.Na parte lírica, a temática é o amor, abordando uma situação de amor não correspondido e são utilizado muitos jargões da internet, como "Compartilhar", "Curtir" e "Adicionar", que são palavras que já estão em nosso vocabulário, graças as redes sociais. Ela nos mostra que talvez nossa alma gêmea pode estar mais perto do que imaginamos e nem percebemos.

A segunda canção se chama "Primavera no Deserto" e já tem um começo diferente, agora com o teclado com um timbre que foi muito utilizado nos anos 80, dando uma atmosfera mais suave e preparando para a entrada da guitarra que vem com um belo efeito delay. Quando a bateria entra, dá pra perceber algo de U2 no ritmo; creio eu que a banda é uma das influências do grupo. Ela que também finaliza a música com um pequeno solo variando nesse ritmo. A letra também fala de amor, mais no caso dessa é como uma ode a pessoa amada, falando como ela é importante em sua vida, transformando o que é vazio em algo com mais beleza e cor, como seria a primavera em um deserto.

Agora, vem uma música com um tom mais crítico chamada "Armagedom", que começa mais uma vez com a bateria fazendo uma levada se utilizando das laterais da caixa, fazendo um ritmo mais leve que permeia boa parte da canção, logo após o violão e guitarra entram, sendo que a última faz um riff com um timbre limpo, bem interessante, sendo seguido pelo teclado, dando aquele clima "inspirador" a música. No final, o vocalista faz alguns belos falsetes, indicando o fim da música. A letra faz uma indagação, perguntando "E se o amor fosse o mais importante ?", criticando a falta de compaixão das pessoas hoje em dia, que muitas vezes só pensam em si. Não iria ser melhor se todos se ajudassem e fizessem o coração falar mais alto ? Tudo poderia ser melhor e muitos dos problemas que enfrentamos poderia ser resolvido com mais facilidade. Vários deles são citados na letra.


E um é descrito na próxima música que se chama "Você Só Pensa Em Dinheiro", que é a mais agitada até agora do álbum. Começando com a guitarra e o teclado dando aquele clima já citado anteriormente. A bateria então vem chegando com tudo , fazendo a música crescer e o refrão começa evocando o título da canção. A pegada nessa já é um pouco mais punk rock com um ritmo mais dançante e uma letra criticando as pessoas que colocam o dinheiro acima de tudo. Como é citado em "Money" do Pink Floyd, "O dinheiro é a razão de todo o mal hoje" e essa infelizmente é uma grande verdade.

Na canção a seguir, a banda aponta a solução para esse problema e claro que é o Amor. Na música "Luzes (A Solução È o Amor)", o teclado tem um destaque maior dessa vez, não se atendo só a um timbre mais específico, e é ele que começa e permeia a música com belos arranjos. A guitarra já entra mais suja, porém ainda com seu delay característico, lembrando alguns riffs feitos por bandas punk nos anos 80. A letra destaca o mundo artificial e consumista que vivemos e pra mudar tudo isso, precisamos ter mais afeto uns com os outros.

Na música "Que Tal?", o ritmo fica mais acelerado que a anterior e a guitarra faz um riff mais rápido que as anteriores. A banda se utiliza bem da pausa da bateria na terceira parte da música, para acelerar denovo no final e terminar com um belo dedilhado. A letra tem um tom mais irônico e destaca o quanto a imagem que o brasileiro acha que é legal, na verdade não é tão positiva quanto muitos pensam. Como o futebol, mulheres seminuas e música industrializada acabam fazendo o brasileiro esquecer os problemas que deveriam se importar.

"Gianecchini" é a próxima faixa e ela tem um tom mais descontraído, com a instrumental sendo mais levada pelo violão e contando com um solo de guitarra na metade da música. Até agora foi a menos trabalhada nos arranjos, porém creio que esse foi o objetivo. A letra é a mais humorística até agora e evoca os bons tempos de Mamonas com o refrão, além do título, lembrando do ator Reinaldo Gianecchini, que nos anos 2000, era o principal símbolo sexual da época.

Em "Lula", a música começa com o violão fazendo um dedilhado com harmônicos sendo exceutados ao fundo, depois entrando uma guitarra com distorção no refrão; porém outros tipos de dedilhados são feitos em partes diferentes da canção, como a inclusão de um pequeno trecho do hino nacional, o que deixa ela mais diversificada. A letra fala da trajetória do ex-presidente Lula, citando algumas situações que ocorreram em sua vida, como a vinda pra São Paulo, a perca de seu dedo mindinho, a eleição de Dilma Rousseff, entre outras. Possui certas críticas a seu governo, porém também tem um sentido de homenagem.
E ela encerra o álbum, mostrando um trabalho de pop rock bem estruturado que aborda vários temas de forma concisa, com arranjos simples porém criativos e eficientes, o que pra mim já é o suficiente pra se definir um bom projeto; nos mostrando que ainda tem bandas fazendo trabalhos bem interessantes no Brasil e só falta um pouco mais de pesquisa pro povo brasileiro sair de vez dessa moda do sertanejo universitário e botar o rock de volta as paradas.



Escute o álbum todo clicando AQUI



Site e Redes Sociais da Banda :

https://rockrevolucao.com.br
https://www.youtube.com/user/RockRevolucao/videos
https://www.facebook.com/RockRevolucao
https://soundcloud.com/revolucao




Se você quiser que o blog faça uma resenha para algum álbum seu ou de sua banda. Entre em contato por junglerock@zipmail.com.br que lhe direi como proceder.



Confira também outros posts recentes:

Bandas de Rock que Tocaram Álbuns na Íntegra Ao Vivo
Boas músicas para Striptease (Playlist)
Os Melhores Videoclipes do Rock Brasileiro - Parte 1
Músicos internacionais com a bandeira do Brasil
Versões Brasileiras de Músicas Internacionais (Playlist)
Ótimos Riffs de Guitarra da Música Pop #1
Deep Purple - Smoke On the Water Cover
O Melhor do Rock em 1997
Os 10 Melhores Riffs da Guitarra da banda Aerosmith
Versões acústicas de grandes músicas do rock
Melhores Músicas que começam só por vocais
11 Músicos Famosos que Também Fizeram Trilhas de Filmes
Dicas de Ótimos DVDs de Shows de Rock #1
Encontros Históricos da Música Em Video
Musas do Rock #13 - Debbie Harry
Os Melhores Shows do Nirvana
Os Melhores Álbuns de Estréia do Rock
Os Melhores Álbuns do Rock Brasileiro nos Anos 2000
Playlist: Os Melhores covers feitos por bandas de rock
Fotos Interessantes do Mundo do Rock - Parte 12
Os Melhores Mashups de Músicas - Parte 3
Medley de Todas as Músicas do Primeiro Álbum da Legião Urbana
Alguns Documentários de Rock do Youtube
Os Melhores Guitarristas do Youtube - Parte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.