Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Os Melhores Festivais de Rock de Todos os Tempos

Neste post, colocarei alguns dos melhores festivais de rock (pode haver artistas de outros gêneros, mais há a predominância de bandas tocando rock) de todos os tempos na minha opinião. Escolherei os que tiveram melhor line up e maior importância histórica. Veja abaixo qual os que selecionei e diga nos comentários, qual que você acha que deveria ter entrado. As informações foram retiradas do site Wikipedia, entre outros da internet.





Monterey Pop Festival (16 a 18 de Junho de 1967) - Monterey County Fairgrounds - Estados Unidos


O Festival Internacional de Música Pop de Monterey (Monterey International Pop Music Festival) aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & the Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.
Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade. Mais de 200,000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.
Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estréia para a grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).
Muitos executivos de gravadoras estavam na platéia, e a maioria das bandas ganharam contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não-aparição -- os Beach Boys não puderam comparecer devido à problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966.
Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente Woodstock.
O festival também foi tema de um aclamado documentário por D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop.

Line up :

Sexta-feira, 16 de junho

    The Association
    The Paupers
    Lou Rawls
    Beverly
    Johnny Rivers
    Eric Burdon & The Animals
    Simon and Garfunkel

Sábado, 17 de junho

    Canned Heat
    Big Brother and the Holding Company
    Country Joe and the Fish
    Al Kooper
    The Electric Flag
    Quicksilver Messenger Service
    Steve Miller Band
    The Electric Flag
    Moby Grape
    Hugh Masekela
    The Byrds
    Laura Nyro
    Jefferson Airplane
    Booker T. & the MG's
    Otis Redding

Domingo, 18 de junho

    Ravi Shankar
    The Blues Project
    Big Brother and the Holding Company
    The Group With No Name
    Buffalo Springfield
    The Who
    The Jimi Hendrix Experience
    Grateful Dead
    Scott McKenzie
    The Mamas & The Papas


Miami Pop Festival (18 e 19 de Maio de 1968) - Gulfstream Park, Miami, Estados Unidos


O Miami Pop Festival é o nome pelo qual dois festivais de música não relacionados ocorridos em 1968 são conhecidos. O local para ambos foi o Gulfstream Park , uma pista de corrida de cavalos em Hallandale , Flórida , ao norte de Miami . O primeiro ocorreu de 18 a 19 de maio de 1968 e foi promovido por Richard O'Barry e Michael Lang , o último dos quais se tornou famoso como um dos quatro promotores de Woodstock em 1969. A atração principal incluiu The Jimi Hendrix Experience .

O evento de maio foi oficialmente divulgado em materiais promocionais e em anúncios de rádio como "Festival Pop e Underground de 1968" e "Festival Pop de 1968". Estima-se que 25.000 pessoas participaram deste evento. As bandas apresentadas no festival incluíram The Jimi Hendrix Experience , The Mothers of Invention , Blue Cheer , Chuck Berry , John Lee Hooker , The Crazy World of Arthur Brown , Blues Image, Charles Austin Group e Evil. O ato de abertura no sábado foi um grupo pouco conhecido chamado The Package, e o ato de encerramento foi The Jimi Hendrix Experience. A segunda parte do que foi originalmente programado como um evento de dois dias, o concerto de domingo, choveu, mas houve pelo menos um resultado benéfico - inspirou Hendrix a escrever "Rainy Day, Dream Away". Décadas depois, o festival começou a ser referido coloquialmente como o "Miami Pop Festival", o que levou à confusão com o atual Miami Pop Festival , que ocorreu em dezembro de 1968.

No dia 5 de novembro de 2013, foi lançado um CD e DVD contendo o primeiro áudio e filme da Experiência no festival disponíveis. O CD, The Jimi Hendrix Experience: Miami Pop Festival , contém cerca de uma hora de músicas inéditas. O DVD, Jimi Hendrix: Hear My Train A Comin ' , apresenta um documentário de duas horas sobre a vida de Hendrix, incluindo um filme inédito de Hendrix e a banda no festival de Miami, bem como alguns extras com cenas adicionais do festival. O documentário também foi transmitido nos EUA em 5 de novembro de 2013, pelo Public Broadcasting Service, como parte de sua série American Masters .


Seattle Pop Festival (25 a 27 de Julho de 1969) - Seattle, Estados Unidos



O Seattle Pop Festival foi um festival de música realizado no Gold Creek Park, 16020 148th Ave NE, Woodinville, Washington, de 25 a 27 de julho de 1969. O evento foi organizado por Boyd Grafmyre.
O plano para o Seattle Pop era ter 25 artistas tocando ao longo de três dias. O promotor Boyd Grafmyre Grafmyre fez um grande esforço para garantir que os artistas chegassem. Ele alugou um helicóptero para fazer o The Doors voar do aeroporto de Seattle e alugou um Cadillac conversível para Chuck Berry.
Os ingressos para o evento custam US $ 6 por dia ou US $ 15 para os três dias. Cerca de 50.000 a 70.000 pessoas compareceram ao festival. Seattle Pop foi um dos festivais a dispensar a contratação de policiais ou policiais fora de serviço como segurança; em vez disso, Grafmyre contratou os Panteras Negras para vigiar.
Como o comparecimento foi maior do que o esperado, comida e água extras precisaram ser trazidas para o local. De acordo com uma fonte: "As instalações sanitárias eram inadequadas, mas todas as tentativas foram feitas para atender aos requisitos do condado ... Os vizinhos próximos reclamaram do trânsito e da atmosfera hippie, mas Chick Dawsey, proprietário da Gold Creek, observou que os espectadores eram ordeiros com muito poucas exceções. "
A formação do Seattle Pop era uma mistura de artistas estabelecidos, grupos nativos do noroeste do Pacífico. Vinte e seis músicos e grupos se apresentaram no festival. The Doors, Chuck Berry, The Byrds e The Ike & Tina Turner Revue estavam entre os atos mais esperados do festival, mas os estreantes Led Zeppelin emergiram como destaque. "A noite de domingo deveria pertencer ao The Doors, mas foi roubado diretamente deles pelo grande grupo de blues inglês Led Zeppelin", escreveu o Seattle Post-Intelligencer . Line up na foto acima.



Woodstock Music & Art Fair (15 a 18 de Agosto de 1969) - Bethel - Estados Unidos


Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.1
O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha sonora com os melhores momentos.

Trinta e duas apresentações foram realizadas ao longo dos quatro dias de evento:

Sexta-feira, 15 de agosto

    Richie Havens
    Swami Satchidananda - deu a invocação para o festival
    Sweetwater
    The Incredible String Band
    Bert Sommer
    Tim Hardin
    Ravi Shankar
    Melanie
    Arlo Guthrie
    Joan Baez

Sábado, 16 de agosto

    Quill, quarenta minutos para quatro músicas
    Keef Hartley Band
    Country Joe McDonald
    John Sebastian
    Santana
    Canned Heat
    Mountain
    Grateful Dead
    Creedence Clearwater Revival
    Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band
    Sly & the Family Stone
    The Who (começou às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy)
    Jefferson Airplane

Domingo, 17 de agosto, para segunda-feira, 18 de agosto

    The Grease Band
    Joe Cocker
    Country Joe and the Fish
    Ten Years After
    The Band
    Blood, Sweat & Tears
    Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter
    Crosby, Stills, Nash & Young
    Paul Butterfield Blues Band
    Sha-Na-Na
    Jimi Hendrix / Gypsy Sun & Rainbows


Texas International Pop Festival (30 de Agosto a 1º de Setembro de 1969) - Lewisville - Estados Unidos


O festival aconteceu na cidade de Lewisviille no estado do texas e reuniu entre 120 e 150 mil pessoas. A performance da banda Led Zeppelin foi a mais popular devido a bootlegs encontrados na internet com boa qualidade.O grupo Grand Funk Railroad abriu todos os dias do festival as 4 horas da tarde. BB King também tocou em todos os dias contando as mesmas piadas e histórias, talvez pensando que cada dia tivesse 150 mil pessoas diferentes.

Line up:

Sábado, 30 de Agosto

    Grand Funk Railroad
    Canned Heat
    Chicago Transit Authority
    James Cotton Blues Band
    Janis Joplin
    B.B. King
    Herbie Mann
    Rotary Connection
    Sam & Dave

Domingo, 31 de Agosto

    Grand Funk Railroad
    Chicago Transit Authority
    James Cotton Blues Band
    Delaney & Bonnie & Friends
    Incredible String Band
    B.B. King
    Led Zeppelin (announced as "The Led Zeppelin")
    Herbie Mann
    Sam & Dave
    Santana

Segunda, 1 de Setembro

    Grand Funk Railroad
    Johnny Winter
    Delaney & Bonnie & Friends
    B.B. King
    Nazz
    Sly and the Family Stone
    Spirit
    Sweetwater
    Ten Years After
    Tony Joe White


Isle of Wight Festival (26 a 30 de Agosto de 1970) - Isle of Wight, England


O Festival da Ilha de Wight de 1970 foi um festival de música realizado entre 26 e 31 de agosto de 1970 em Afton Down, uma área no oeste da ilha de Wight, na Inglaterra. Foi o último de três festivais consecutivos que aconteceram na ilha entre 1968 e 1970. Costuma ser tido como o maior evento musical da sua época, com um público superior ao do festival de Woodstock. Embora as estimativas variem, o Guinness World Records estima que o público foi de 600 000 pessoas, talvez 700 000 pessoas. Foi organizado e promovido pelos irmãos locais Ron e Ray Foulk através de sua companhia Fiery Creations Ltd, e pelo seu irmão Bill Foulk. Ron Smith foi o administrador da área, e Rikki Farr atuou como mestre de cerimônias.

Os festivais anteriores, também promovidos pelos Foulks, já haviam ganho uma boa reputação em 1968 e 1969 ao apresentar atrações como Jefferson Airplane, T. Rex, The Move, The Pretty Things, Joe Cocker, The Moody Blues, The Who e Bob Dylan em seu primeiro concerto após seu acidente de moto em 1966. Muitos trechos do festival fazem parte de álbuns e filmes.

O festival de 1970, tomando, como base, o festival de Woodstock no ano anterior, acertou a participação de Jimi Hendrix. Com Hendrix confirmado, artistas como Cactus, Chicago, The Doors, Lighthouse, The Moody Blues, The Who, Miles Davis, Joan Baez, Joni Mitchell, Jethro Tull, Sly and the Family Stone, Ten Years After, Emerson, Lake & Palmer e Free também foram confirmados. O evento tinha uma locação magnífica porém pouco prática, pois o vento predominante atingia lateralmente o som, e o sistema de som precisava ser aumentado pelo equipamento do The Who. Os organizadores também tiveram de enfrentar problemas logísticos envolvendo o transporte de 600 000 pessoas até uma ilha com população pouco superior a 100 000 pessoas. Os serviços de transporte da ilha já estavam sobrecarregados devido ao influxo anual de turistas na época do festival.

As dificuldades levaram os organizadores a concluir que o festival não daria lucro. Isso fez com que nenhum festival do gênero fosse mais realizado na ilha por trinta e dois anos.

A oposição dos moradores locais à realização do festival foi melhor organizada em 1970 do que nos anos anteriores. A ilha era um destino popular de aposentados ricos britânicos e de iates, e muitos de seus frequentadores tradicionais não gostavam do grande influxo de hippies e estranhos. Isso levou à introdução de seções no "Ato de 1971 do Conselho do Condado da Ilha de Wight" visando a restringir a realização de grandes encontros noturnos de pessoas. Mais Informações.


Watkins Glen Summer Festival (28 de Julho de 1973) - Watkins Glen, Nova York, Estados Unidos



O Summer Jam em Watkins Glen foi um festival de rock de 1973 que já recebeu o título do Guinness Book of World Records como "Maior público em um festival pop". Estima-se que 600.000 fãs de rock foram ao Watkins Glen Grand Prix Raceway fora de Watkins Glen, Nova York, em 28 de julho de 1973, para ver a apresentação da Allman Brothers Band , Grateful Dead e The Band .

O show foi produzido por Shelly Finkel e Jim Koplik , dois promotores que anteriormente organizaram um show de sucesso do Grateful Dead no Dillon Stadium , Hartford , Connecticut , em 1972. No show do Dillon Stadium, o Grateful Dead se juntou no palco por Dickey Betts, Berry Oakley e Jai Johanny Johanson, membros da The Allman Brothers Band. página necessária ] Esta jam improvisada plantou as sementes que eventualmente gerariam o show "Summer Jam" em Watkins Glen, NY.

Semelhante ao Festival de Woodstock de 1969 , um enorme engarrafamento criou o caos para aqueles que tentaram chegar ao local do concerto. Estradas longas e estreitas forçaram os fãs a abandonar seus veículos e caminhar de 5 a 8 milhas naquele dia quente de verão. 150.000 ingressos foram vendidos por US $ 10 cada, mas para todas as outras pessoas foi um show gratuito.

A multidão era tão grande que a maior parte do público não conseguia ver o palco. No entanto, o som dos alto-falantes do palco foi aumentado 200 pés do palco por quatro torres de atraso, torres com alto-falantes conectados aos amplificadores do palco, mas com um atraso de 0,175 segundo fornecido por unidades de atraso digital Eventide , de modo que no momento o som do palco os alto-falantes alcançaram a área da torre pelo ar, o som das torres de delay foi sincronizado com o som do palco. Havia mais seis torres de atraso dispostas radialmente 60 metros mais longe dessas torres - 120 metros do palco - e mais seis torres a 60 metros mais longe. Dezesseis torres de retardo ao todo, mais o PA principal. Eles eram movidos por cerca de 24.000 watts de potência.

Muitos historiadores afirmaram que o evento Watkins Glen foi a maior reunião de pessoas na história dos Estados Unidos. Em essência, isso significava que, em 28 de julho, uma em cada 350 pessoas que moravam nos Estados Unidos na época estava ouvindo rock no hipódromo do estado de Nova York. Considerando que a maioria dos que compareceram ao evento era nordestina e que a média de idade dos presentes era de aproximadamente 17 a 24 anos, cerca de um em cada três jovens de Boston a Nova York compareceu ao festival. Mais Informações


California Jam (6 de Abril de 1974), Ontário, Califórnia, Estados Unidos



O California Jam foi um festival de rock que aconteceu no dia 6 de abril de 1974.

O festival reuniu cerca de 400.000 pessoas, estabelecendo um recorde na época de ingressos vendidos, e tornou-se célebre pela apresentação do Deep Purple, quando o guitarrista Ritchie Blackmore, em um ataque de fúria, colocou fogo em uma parede de amplificadores, o que levou a uma grande explosão que quase o atingiu. O resultado disso foi a banda ter que fugir do local de helicóptero para não ser presa pelas autoridades locais.

Outros pontos marcantes do show foram as apresentações de Eagles, Black Sabbath, Rare Earth, Seals & Crofts e outros. O festival foi transmitido para todo o EUA e contou com aparelhagens de sons e tecnologias então nunca vista na época.

Em ordem de aparência
  • Rare Earth
  • Earth, Wind & Fire
  • Eagles
  • Seals and Crofts
  • Black Oak Arkansas
  • Black Sabbath
  • Deep Purple
  • Emerson, Lake & Palmer

O evento foi apresentado pelo DJ nova-iorquino Don Imus . 

U.S Festival (3 a 5 de Setembro de 1982 e 28 a 30 de Maio de 1983) - Glen Helen Reginal Park, San Bernardino, Califórnia



The US Festival era o nome de dois festivais de música e cultura do início dos anos 1980 no sul da Califórnia , realizados sessenta milhas (100 km) a leste de Los Angeles , perto de San Bernardino.

Steve Wozniak , cofundador da Apple e criador dos computadores pessoais Apple I e Apple II , acreditava que os anos 1970 foram a geração "Eu". Ele pretendia que os festivais dos EUA, com a participação de Bill Graham , encorajassem os anos 1980 a serem mais voltados para a comunidade e combinar tecnologia com música rock.  O primeiro foi realizado no fim de semana do Dia do Trabalho em setembro de 1982, e o segundo foi menos de nove meses depois, durante o fim de semana do Memorial Day em maio de 1983.

Wozniak pagou pela escavação e construção de um novo local de campo ao ar livre, bem como a construção de um enorme palco temporário de última geração no Parque Regional Glen Helen perto de Devore, San Bernardino, Califórnia , ao sul da junção das Interestaduais 15 e 215 . (Este local mais tarde se tornaria o lar do Blockbuster Pavilion - agora Glen Helen Amphitheatre - o maior anfiteatro dos Estados Unidos em 2007. ) O palco do festival residiu na Disneyland em Anaheim desde 1985, e tem operado sob vários nomes e funções, como o clube de dança Videópolis, o Teatro Videópolis e o Teatro Fantasyland . Mais Informações.


Rock in Rio (Entre 11 e 20 de Janeiro de 1985) - Cidade do Rock - Rio de Janeiro, Brasil



O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do planeta. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Tornou-se um evento de repercussão em nível mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil em Lisboa, Portugal. O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling.

O primeiro Rock in Rio foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Riocentro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento.

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock. Logo depois do fim do Rock in Rio , a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Leonel Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.

Programação:

As bandas estão listadas em ordem reversa, da última da noite à primeiraWhitesnake foi uma adição de última hora para substituir o Def Leppard, que em novembro de 1984 cancelou sua participação devido a atrasos na gravação do álbum Hysteria, que seria lançado somente em 1987. Em 31 de dezembro do mesmo ano, o baterista Rick Allen sofreu um grave acidente que levou à amputação do seu braço esquerdo. 

11 de janeiro de 1985
300 mil pessoas
  • Queen
  • Iron Maiden
  • Whitesnake
  • Baby Consuelo e Pepeu Gomes
  • Erasmo Carlos
  • Ney Matogrosso

12 de janeiro de 1985
250 mil pessoas
  • George Benson
  • James Taylor
  • Al Jarreau
  • Gilberto Gil
  • Elba Ramalho
  • Ivan Lins

13 de janeiro de 1985
110 mil pessoas
  • Rod Stewart
  • Nina Hagen
  • The Go-Go's
  • Blitz
  • Lulu Santos
  • Os Paralamas do Sucesso

14 de janeiro de 1985
30 mil pessoas
  • James Taylor
  • George Benson
  • Alceu Valença
  • Moraes Moreira

15 de janeiro de 1985
250 mil pessoas
  • AC/DC
  • Scorpions
  • Barão Vermelho
  • Eduardo Dusek
  • Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens

16 de janeiro de 1985
180 mil pessoas
  • Rod Stewart
  • Ozzy Osbourne
  • Rita Lee
  • Moraes Moreira
  • Os Paralamas do Sucesso

17 de janeiro de 1985
70 mil pessoas
  • Yes
  • Al Jarreau
  • Elba Ramalho
  • Alceu Valença

18 de janeiro de 1985
250 mil pessoas
  • Queen
  • The Go-Go's
  • Eduardo Dusek
  • Lulu Santos
  • The B-52's
  • Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens

19 de janeiro de 1985
280 mil pessoas
  • AC/DC
  • Scorpions
  • Ozzy Osbourne
  • Whitesnake
  • Erasmo Carlos
  • Baby Consuelo e Pepeu Gomes

20 de janeiro de 1985
200 mil pessoas
  • Yes
  • The B-52's
  • Nina Hagen
  • Blitz
  • Gilberto Gil
  • Barão Vermelho


Live Aid (13 de Julho de 1985) - Wembley Stadium na Inglaterra e Estádio John F. Kennedy na Filadélfia, Estados Unidos


Live Aid foi um festival de rock realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma plateia de aproximadamente 82 000 pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99 000 pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e no Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos — estima-se que quase dois bilhões de espectadores, em mais de 100 países tenham assistido a apresentação ao vivo.

O concerto foi concebido como a continuação de outro projeto de Geldof e Ure, o bem-sucedido compacto "Do They Know It's Christmas?", gravado por uma conjunção de músicos britânicos e irlandeses sob o nome "Band Aid".

A participação do promotor de eventos musicais Harvey Goldsmith foi primordial para transformar os planos de Geldof e Ure em realidade, e o evento foi crescendo e ganhando visibilidade enquanto vários artistas ingleses e norte-americanos concordavam em participar. Quanto ao montante final arrecadado, superou em muito as expectativas iniciais de 1 milhão de libras: estima-se que tenha ultrapassado os 150 milhões de libras (aproximadamente 283,6 milhões de dólares). Em reconhecimento a seus esforços, Geldof seria posteriormente condecorado com a ordem de "Cavaleiro do Império Britânico".

O concerto começou às 12 horas (horário local) em Wembley, Inglaterra, e continuou no JFK Stadium (nos Estados Unidos) às 13:51. As apresentações no Reino Unido terminaram às 22:00, enquanto que no JFK a conclusão deu-se às 04:05 da madrugada. Conclui-se então que o concerto teve 16 horas, mas uma vez que as apresentações de muitos artistas aconteceram simultaneamente no Wembley e no JFK, a soma final é bem maior.

Nenhum concerto antes havia reunido tantos artistas famosos do passado e do presente. Mais informações.

Artistas que se apresentaram no Live Aid:

Wembley Stadium, Londres

  • Coldstream Guards - "Royal Salute", "God Save the Queen" (W 12:00);
  • Status Quo - "Rockin' All Over the World", "Caroline, "Don't Waste My Time" (W 12:02);
  • Style Council - "You're The Best Thing", "Big Boss Groove", "Internationalists", "Walls Come Tumbling Down" (W 12:19);
  • Boomtown Rats - "I Don't Like Mondays", "Drag Me Down", "Rat Trap", "For He's A Jolly Good Fellow" (cantada pela plateia) (W 12:44);
  • Adam Ant - "Vive Le Rock" (W 13:00);
  • Ultravox - "Reap the Wild Wind", "Dancing with Tears in My Eyes", "One Small Day", "Vienna" (W 13:16);
  • Spandau Ballet - "Only When You Leave", "Virgin", "True" (W 13:47);
  • Elvis Costello - "All You Need Is Love" (W 14:07);
  • Austria For Afrika (filmado na Áustria) - apresentação, "Warum" (W 14:12);
  • Shahrouz Homavaran - "crianças precisam de um lar", (W 14:10);
  • Nik Kershaw - "Wide Boy", "Don Quixote", "The Riddle", "Wouldn't It Be Good" (W 14:22);
  • Sade - "Why Can't We Live Together", "Your Love Is King", "Is It A Crime" (W 14:55);
  • Sting (com Branford Marsalis) - "Roxanne", "Driven To Tears", "Message in a Bottle" (W 15:18);
  • Phil Collins - "Against All Odds (Take a Look at Me Now)", "In the Air Tonight" (W 15:27);
  • Sting e Phil Collins (com Branford Marsalis) - "Long Long Way To Go", "Every Breath You Take" (W 15:32);
  • Howard Jones - "Hide and Seek" (W 15:50)
  • Autograph (tocando em Moscou) - "Golovokruzhenie", "Nam Nuzhen Mir" (W 15:55);
  • Bryan Ferry (com David Gilmour na guitarra) - "Sensation", "Boys And Girls", "Slave To Love", "Jealous Guy" (W 16:07);
  • Band Für Afrika (tocando em Colônia) - "Nackt Im Wind" ("Naked In The Wind"), "Ein Jahr (Es Geht Voran)" ("It Goes Ahead") (W 16:24);
  • Paul Young - "Do They Know It's Christmas?" (intro), "Come Back And Stay", "Every Time You Go Away" (W 16:38);
  • Paul Young e Alison Moyet - "That's the Way Love Is" (W 16:48);
  • U2 - "Sunday Bloody Sunday", "Bad"/"Satellite Of Love"/"Ruby Tuesday"/"Sympathy for the Devil"/"Walk On The Wild Side" (W 17:20);
  • Ligação entre os estádios Wembley e JFK;
  • Dire Straits' e Sting - "Money for Nothing", "Sultans of Swing" (W 18:00);
  • Queen (apresentada pelos comediantes Mel Smith e Griff Rhys Jones) - "Bohemian Rhapsody" (trecho), "Radio Ga Ga", "Hammer to Fall", "Crazy Little Thing Called Love", "We Will Rock You" (trecho), "We Are the Champions" (W 18:44);
  • David Bowie (com Thomas Dolby no teclado) - "TVC 15", "Rebel Rebel", "Modern Love", "Heroes" (W 19:22);
  • Vídeo editado por Colin Dean da CBC (W 19:41);
  • The Who - "My Generation"/"Pinball Wizard", "Love, Reign o'er Me", "Won't Get Fooled Again" (W 20:00);
  • Phil Collins e Steve Blacknell - entrevista ao vivo no Concorde (W 20:27);
  • vídeo da Noruega - "All of Us" (W 20:44);
  • Elton John - "I'm Still Standing", "Bennie and the Jets", "Rocket Man", "Can I Get a Witness" (W 20:50);
  • Elton John e Kiki Dee - "Don't Go Breaking My Heart" (W 21:05);
  • Elton JohnKiki Dee e Wham! - "Don't Let the Sun Go Down on Me" (W 21:09);
  • Conclusão no Wembley Stadium:
    a) Freddie Mercury e Brian May (Queen) - "Is This The World We Created?" (W 21:48),
    b) Paul McCartney - "Let It Be" (W 21:51),
    c) Band Aid (liderada por Bob Geldof) - "Do They Know It's Christmas?" (W 21:54);

JFK Stadium, Filadélfia

  • Bernard Watson - "All I Really Want to Do", "Interview" (JFK 13:51);
  • Joan Baez (apresentada por Jack Nicholson) - "Amazing Grace", "We Are the World" (JFK 14:02);
  • The Hooters - "And We Danced", "All You Zombies" (JFK 14:12);
  • The Four Tops - "Shake Me, Wake Me (When It's Over)", "Bernadette", "It's The Same Old Song", "Reach Out I'll Be There", "I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch)" (JFK 14:33);
  • B. B. King - "Why I Sing The Blues", "Don't Answer The Door", "Rock Me Baby" (JFK 14:38);
  • Billy Ocean - "Caribbean Queen", "Loverboy" (JFK 14:45);
  • Black Sabbath (apresentado por Chevy Chase) - "Children of the Grave", "Iron Man", "Paranoid" (JFK 14:52);
  • Yu Rock Mission (tocando em Belgrado) - "For A Million Years" (JFK 15:10);
  • Run-DMC - "Jam Master Jay", "King Of Rock" (JFK 15:12);
  • Rick Springfield - "Love Somebody", "State Of The Heart", "Human Touch" (JFK 15:30);
  • REO Speedwagon - "Can't Fight This Feeling", "Roll With The Changes" (com The Beach Boys) (JFK 15:47);
  • Crosby, Stills and Nash - "Southern Cross", "Teach Your Children", "Suite: Judy Blue Eyes" (JFK 16:15);
  • Judas Priest - "Living After Midnight", "The Green Manalishi (With The Two-Pronged Crown)", "You've Got Another Thing Comin'" (JFK 16:26);
  • Bryan Adams - "Kids Wanna Rock", "Summer of '69", "Tears Are Not Enough", "Cuts Like a Knife" (JFK 17:02);
  • The Beach Boys (apresentado por Marilyn McCoo) - "California Girls", "Help Me, Rhonda", "Wouldn't It Be Nice", "Good Vibrations", "Surfin' USA" (JFK 17:40);
  • George Thorogood and the Destroyers / Bo Diddley / Albert Collins - "Who Do You Love", "The Sky Is Crying", "Madison Blues" (JFK 18:26);
  • David Bowie e Mick Jagger - "Dancing in the Street" (vídeoclipe, JFK 19:02);
  • Simple Minds - "Ghostdancing", "Don't You (Forget About Me)", "Promised You a Miracle" (JFK 19:07);
  • The Pretenders - "Time The Avenger", "Message of Love", "Stop Your Sobbing", "Back on the Chain Gang", "Middle of the Road" (JFK 19:41);
  • Santana e Pat Metheny - "Brotherhood", "Primera Invasion", "Open Invitation", "By The Pool"/"Right Now" (JFK 20:21);
  • Ashford & Simpson - "Solid", "Reach Out and Touch (Somebody's Hand)" (com Teddy Pendergrass) (JFK 20:57);
  • Kool & the Gang (vídeo pré-gravado ao vivo) - "Stand Up and Sing", "Cherish" (JFK 21:19);
  • Madonna - "Holiday", "Into the Groove", "Love Makes The World Go Round" (JFK 21:27);
  • Tom Petty - "American Girl", "The Waiting", "Rebels", "Refugee" (JFK 22:14);
  • Kenny Loggins - "Footloose" (JFK 22:30);
  • The Cars - "You Might Think", "Drive", "Just What I Needed", "Heartbeat City" (JFK 22:49);
  • Neil Young - "Sugar Mountain", "The Needle and the Damage Done", "Helpless", "Nothing Is Perfect", "Powderfinger" (JFK 23:07);
  • Power Station - "Murderess", "Get It On" (JFK 23:43);
  • Thompson Twins - "Hold Me Now" (JFK 00:21);
  • Thompson Twins com Madonna e Nile Rodgers - "Revolution" (JFK 00:25);
  • Eric Clapton (com Phil Collins) - "White Room", "She's Waiting", "Layla" (JFK 00:39);
  • Phil Collins (após tomar um Concorde da Inglaterra para os EUA) - "Against All Odds (Take a Look at Me Now)", "In the Air Tonight" (JFK 01:04);
  • Led Zeppelin (com Tony ThompsonPaul Martinez e Phil Collins) - "Rock and Roll", "Whole Lotta Love", "Stairway to Heaven" (JFK 01:10);
  • Crosby, Stills, Nash & Young - "Only Love Can Break Your Heart", "Daylight Again", "Find The Cost Of Freedom"" (JFK 01:40);
  • Duran Duran (a última apresentação dos cinco integrantes originais até 2003) - "A View to a Kill", "Union of the Snake", "Save A Prayer", "The Reflex" (JFK 01:45);
  • Cliff Richard - "A World of Difference" (ao vivo na BBC, 02:10);
  • Patti LaBelle - "New Attitude", "Imagine", "Forever Young", "Stir It Up", "Over The Rainbow", "Why Can't I Get It Over" (JFK 02:20);
  • Hall & Oates (com G.E. Smith do Saturday Night Live na guitarra) / Eddie Kendricks / David Ruffin - "Out of Touch", "Maneater", "Get Ready" (com Eddie Kendricks), "Ain't Too Proud to Beg" (com David Ruffin), "The Way You Do the Things You Do", "My Girl" (com Eddie Kendricks e David Ruffin) (JFK 02:50);
  • Mick Jagger com Hall & Oates / Eddie Kendricks / David Ruffin - "Lonely At The Top", "Just Another Night", "Miss You" (JFK 03:15);
  • Mick Jagger e Tina Turner - "State of Shock", "Brown Sugar", "It's Only Rock 'n Roll (But I Like It)" (JFK 03:28);
  • Conclusão no JFK Stadium:
    a) Bob DylanKeith Richards e Ronnie Wood - "Ballad of Hollis Brown", "When The Ship Comes In", "Blowin' in the Wind" (JFK 03:39),
    b) USA for Africa (liderada por Lionel Richie) - "We Are the World" (JFK 3:55)

Live Aid Sydney

  • INXS (tocando em Sydney) - "Original Sin", "Listen Like Thieves", "Kiss the Dirt", "What You Need", "Don't Change";
  • Men at Work (tocando em Sydney) - "Maria", "Overkill", "The Longest Night"

Live Aid Japão

  • Loudness (gravado no Japão) - "Gotta Fight" (13:34);
  • The Off Course (gravado no Japão) - "Endless Night" (13:36);
  • Eikichi Yazawa (gravado no Japão) - "Take It Time" (13:38);
  • Motoharu Sano (gravado no Japão) - "Shame" (13:40);



Moscow Music Peace Festival (12 e 13 de Agosto de 1989) - Moscow, Rússia, na época União Soviética


O Moscow Music Peace Festival foi uma reunião única de grandes grupos de hard rock para uma apresentação em Moscou , União Soviética em 12 e 13 de agosto de 1989, para promover a paz mundial e estabelecer cooperação internacional na luta contra as drogas na Rússia . Foi parte de uma era de mudanças importantes na União Soviética .

O show envolveu uma grande equipe de produção e logística fornecida pela Eurotruk . Os geradores alimentaram todo o evento enquanto ele era transmitido como um evento pay-per-view pela MTV. Catering veio do Reino Unido. Havia linhas telefônicas de discagem direta do escritório de produção e uplink de satélite de Bear Lake [ desambiguação necessária ] de volta aos EUA.

Os rádios de produção do programa eram os mais recentes dos Estados Unidos e alguns eram criptografados. Havia 6 megawatts de potência disponíveis nos geradores.

O show foi organizado pela Make a Difference Foundation , seu fundador, produtor e empresário de rock Doc McGhee , Stas Namin e outros grandes músicos da União Soviética e dos Estados Unidos . Costuma-se dizer que McGhee concordou em trazer seus artistas para Moscou depois de se envolver em um escândalo de drogas e desejar evitar uma sentença de prisão, mas negou explicitamente em 2011. "Sempre quisemos ir a Moscou e fazer o primeiro show de rock na União Soviética. Eu queria fazer o Woodstock. "Uma vez que também fazia parte desse plano que os lucros iriam para Fazer a Diferença e os médicos seriam trazidos para a URSS para ensinar métodos de tratamento da adicção (os médicos soviéticos na época usavam principalmente a terapia de eletrochoque para esse fim), não esperava que o juiz de condenação lhe negasse a oportunidade. 

O evento foi realizado durante dois dias no maior estádio de Moscou , o Estádio Central Lenin (agora chamado de Estádio Luzhniki ), que tem capacidade para cerca de 100.000 lugares . No entanto, como o show usou um palco de proscênio em vez de um palco de arena , milhares de assentos atrás do palco não foram ocupados. O evento foi o primeiro show de rock realizado no estádio, que antes era usado principalmente para eventos esportivos.

Cada banda executou cerca de 5 canções. No final do concerto, uma colaboração de músicos, com Vince Neil e Sebastian Bach nos vocais e Jason Bonham na bateria, executou uma versão de " Rock and Roll " de Led Zeppelin .As apresentações foram exibidas na TV e são recapituladas em um vídeo dirigido por Wayne Isham . Cópias piratas das performances foram enviadas para a Internet.

Setlist das bandas:

Skid Row[

  1. Makin’ a Mess
  2. Piece of Me
  3. Big Guns
  4. Holidays in the Sun (Sex Pistols cover)
  5. 18 and Life
  6. Youth Gone Wild

Gorky Park

  1. Action
  2. Bang
  3. Within Your Eyes
  4. Try To Find Me
  5. My Generation (The Who cover)

Cinderella

  1. Bad Seamstress Blues
  2. Somebody Save Me
  3. If You Don't Like It
  4. Push Push
  5. The Last Mile
  6. Coming Home
  7. Gypsy Road
  8. Nobody's Fool
  9. Shake Me

Mötley Crüe

  1. All in the Name Of...
  2. Live Wire
  3. Shout at the Devil
  4. Looks that Kill
  5. Wild Side
  6. Smokin' in the Boys Room (Brownsville Station cover)
  7. Girls, Girls, Girls
  8. Jailhouse Rock (Elvis Presley cover)

Ozzy Osbourne

  1. I Don't Know
  2. Flying High Again
  3. Shot in the Dark
  4. Miracle Man
  5. Sweet Leaf*
  6. War Pigs*
  7. Tattooed Dancer
  8. Suicide Solution
  9. Crazy Train
  10. Paranoid*
* Músicas do Black Sabbath 

Scorpions

  1. Blackout
  2. Bad Boys Running Wild
  3. Big City Nights
  4. Rhythm of Love
  5. The Zoo
  6. No One Like You
  7. The Song of the Volga Boatmen (Música folk russa)
  8. Holiday
  9. Still Loving You
  10. Dynamite
  11. Rock You Like A Hurricane

Bon Jovi

  1. Lay Your Hands on Me
  2. I'd Die for You
  3. Wild in the Streets
  4. You Give Love a Bad Name
  5. Let It Rock
  6. I'll Be There for You
  7. Blood on Blood
  8. Runaway
  9. Wanted Dead or Alive
  10. Livin’ on a Prayer
  11. Bad Medicine

Jam

  1. Hound Dog (Elvis Presley cover) - Bon Jovi, Cinderella, Scorpions
  2. Long Tall Sally/Blue Suede Shoes - Scorpions, Gorky Park, David Bryan
  3. Rock and Roll (Led Zeppelin cover) - Skid Row, Mötley Crüe, Zakk Wylde, Jason Bonham[8]
  4. Give Peace a Chance (Plastic Ono Band cover)




Rock in Rio II (Entre 18 e 27 de Janeiro de 1991) - Estádio do Maracanã


Graças ao enorme sucesso do evento original, Medina promoveu, entre 18 e 27 de janeiro de 1991, o Rock in Rio II. A segunda edição do evento foi, porém, realizada no estádio de futebol do Maracanã, cujo gramado foi adaptado para receber o palco e os espectadores (700 mil pessoas, em 9 dias de evento), que também puderam assistir ao evento das arquibancadas do estádio (por preços um pouco maiores do que aqueles do gramado).

Os grandes destaques estão para a banda Guns N Roses que até então nem tinha lançado ainda os álbuns "Use Your Illusion I e II", mas que apresentaram em primeira mão várias músicas desses álbuns fazendo uma performance bastante energética. Prince, George Michael, Faith No More, Billy Idol e a banda A-Ha fizeram também shows memoráveis, sendo que nessa última o festival teve seu maior público.

Line-Up:

18/01 Sexta

Prince
Joe Cocker
Colin Hay
Jimmy Cliff

19/01 Sábado

INXS
Billy Idol
Carlos Santana
Engenheiros do Hawaii
Supla
Vid & Sangue Azul

20/01 Domingo

Guns N' Roses
Billy Idol
Faith No More
Titãs
Hanoi Hanoi

22/01 Terça

New Kids on the Block
Run-DMC
Roupa Nova
Inimigos do Rei

23/01 Quarta

Guns N' Roses
Judas Priest
Queensrÿche
Megadeth
Lobão
Sepultura

24/01 Quinta

Prince
Carlos Santana
Alceu Valença
Laura Finocchiaro
Serguei

25/01 Sexta

George Michael
Deee-Lite
Elba Ramalho
Ed Motta

26/01 Sábado

A-ha
Happy Mondays
Paulo Ricardo
Debbie Gibson
Information Society
Capital Inicial
Nenhum de Nós

27/01 Domingo

George Michael
Lisa Stansfield
Deee-Lite
Moraes Moreira e Pepeu Gomes
Léo Jaime



Monsters of Rock (17 de Agosto de 1991) - Donnington Park, Inglaterra


O Monsters Of Rock é um festival de heavy metal e hard rock que acontece anualmente em diversos paises como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Suécia, Itália, França, Argentina, Bélgica, Polônia, Chile, Brasil e a ex- União Soviética.
Sendo um dos festivais mais notáveis do mundo, já receberam grandes atrações como: AC/DC, Kiss, Judas Priest, Motörhead, Ozzy Osbourne, Ronnie James Dio, Saxon, Rainbow, Helloween, Iron Maiden.

O local escolhido foi uma pista de corrida em Donington Park, localizada ao lado da aldeia de Castle Donington, em Leicestershire, Inglaterra. O local era desconhecido, mas a facilidade de transportes de todas as partes do país e o nível do solo inclinado, que permitia uma ótima visualização para o público em todo o local, influenciaram em sua escolha. O line up dos primeiros anos do Monsters consistia em uma mistura de bandas britânicas e internacionais e o sucesso foi instantâneo, com um público de 35 mil fãs presentes. Concebido como um evento único, já no primeiro ano nasceu a ideia de transformar o festival em uma atração anual. 

Nesta edição de 1991 se apresentaram as bandas The Black Crowes, Queensrÿshe, Mötley Crue, Metallica & AC/DC. O show do AC/DC ficou bem conhecido pois saiu em VHS e logo depois em DVD contendo uma excelente performance muito energética com alguns dos maiores sucessos da banda até então.



Lollapalooza (18 de Julho até 13 de Setembro de 1992) - Diversos lugares nos Estados Unidos como: Irvine Meadows Amphitheater, Irvine, CA; Alpine Valley Music Theater, Central Florida Fairgrounds; Biscayne Amphitheater, Miami, FL., Maryland Heights MO.


Lollapalooza é um festival de música alternativa que acontece anualmente, é composto por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock, grunge e performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato. Também fornece uma plataforma para grupos políticos e sem fins lucrativos. O Lollapalooza tem apresentado uma grande variedade de bandas e ajudou a expor e popularizar artistas como Amy Winehouse, Alice in Chains, Tool, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Primus, Rage Against the Machine, Soundgarden, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Nick Cave, L7, Janes Addiction, X Japan, The Killers, Siouxsie and the Banshees, The Smashing Pumpkins, Muse, Hole, 30 Seconds to Mars, The Strokes, Arctic Monkeys, Foo Fighters, Green Day, Lady Gaga e Fun.

Concebido e criado em 1991 pelo cantor do Jane's Addiction, Perry Farrell, como uma turnê de despedida para sua banda, o Lollapalooza aconteceu até o ano de 1997 e foi revivido em 2003. Desde a sua criação até 1997 e em seu renascimento em 2003, o festival percorreu a América do Norte. Em 2004, os organizadores do festival decidiram ampliar a permanência do festival para dois dias por cidade, mas a fraca venda de ingressos forçou o cancelamento da turnê de 2004. Em 2005, Farrell e a Agência William Morris fizeram uma parceria com a empresa Capital Sports Entertainment (atual C3 Presents), sediada em Austin, no Texas, e reformularam o festival para o seu formato atual, como um evento fixo em Grant Park, Chicago, Illinois.

Foi no Lollapalooza onde Farrell criou o termo "Nação Alternativa".A explosão do rock alternativo no começo dos anos 90 que empurrou o Lollapalooza para frente; os festivais de 1992 e 1993 tiveram presença de artistas grunge e alternativos, e frequentemente apresentando um artista de rap.Movimentos de punk rock como mosh pit e crowd surfing se tornaram parte de muitos shows. Esses anos tiveram um grande aumento na participação natural de evento com a inclusão de cabines para entrada de microfone aberto para leituras e oratória, tatuagens e piercings. Depois de 1991, o festival incluiu um segundo palco (e em 1996, um terceiro palco) para bandas revelações e locais. Reclamações dos participantes do festival incluía os preços dos ingressos altos, bem como o elevado custo de alimentos e água nos shows.Quando o festival foi para Alpine Valley em East Troy, Wisconsin em 29 de agosto de 1992, e também em Clarkston, Michigan no ano de 1992, o público rasgou pedaços de grama e jogou um aos outros e nas bandas, resultando em dezenas de milhares de dólares em danos para o local.

Atrações:

Main Stage: Red Hot Chili Peppers, Ministry, Ice Cube, Soundgarden, The Jesus and Mary Chain, Pearl Jam, Lush.

Side Stage: Rage Against the Machine (Irvine Meadows), Tool (Waterloo Village, NJ, Englewood, C0)), Jim Rose Circus Sideshow, Sharkbait, Archie Bell dancers, Porno for Pyros, Basehead, Cypress Hill, House of Pain, Sweaty Nipples, Arson Garden, Seaweed, Seam, Green Magnet School, Boo-Yaa T.R.I.B.E., The Look People, Stone Temple Pilots, The Vulgar Boatmen, Skrew, Tribe, The Authority, Samba Hell, Café Tacuba, Groovement, Gary Heffern with Ivan Kral, Treponem Pal, Luscious Jackson, Shrunken Head, Sometime Sweet Susan, Temple of the Dog, Gun Cult Prophets, Doo Rag, Billyclub and Sweet Lizard Illtet.


Woodstock '94 (12 a 14 de Agosto) - Saugerties, Nova Iorque, Estados Unidos


Woodstock '94 foi um festival de música americano realizado em 1994 para comemorar o 25º aniversário do festival original de Woodstock de 1969. Foi promovido como "Mais 2 dias de paz e música". O pôster usado para promover o primeiro concerto foi revisado para apresentar duas pombas empoleiradas no pescoço de uma guitarra elétrica, em vez da acústica original.

O concerto de 1994 foi agendado para o fim de semana de 13 a 14 de agosto,  com um terceiro dia (sexta-feira, 12 de agosto) adicionado posteriormente. Os ingressos para o festival custam US $ 135 cada.  O tempo estava quente e seco na sexta-feira, mas no início da tarde de sábado as tempestades chegaram. As chuvas transformaram grande parte do campo em lama. 

O evento ocorreu na Fazenda Winston, a oeste de Saugerties, Nova York , a cerca de 160 km ao norte de Nova York e a 110 km a nordeste do local original do festival de 1969, perto de Bethel , com 12.000 pessoas à disposição. para comemorar o aniversário de prata. 

Embora apenas 164.000 ingressos tenham sido vendidos, a multidão em Woodstock '94 foi estimada em 550.000. O tamanho da multidão era maior do que os organizadores de shows haviam planejado e, na segunda noite, muitas das políticas do evento eram logicamente inexequíveis. Os principais problemas relacionados à segurança, quando os participantes chegaram, saíram ou retornaram ao local, e a política oficial do fornecedor de bebidas e alimentos para bebidas, inicialmente restringindo os participantes a entrar com suprimentos de alimentos, bebidas e, acima de tudo, álcool. Com o local do show cercado principalmente por cercas simples de arame, dificilmente havia dificuldade para muitos participantes entrarem livremente com cerveja e outros itens proibidos. A equipe de segurança, juntamente com a equipe de entrada e saída, não pôde continuar monitorando razoavelmente o número crescente de pessoas entrando e saindo, mantendo ao mesmo tempo segurança e proteção e uma atmosfera pacífica.

Line-up:

12 de Agosto:

North Stage

Roguish Armament with Rekk
Master of None
3
Futu Futu
Abba Rage
Lunchmeat
The Paul Luke Band
Peacebomb
The Goats
Huffamoose
Orleans
Blues Traveler
Jackyl
Del Amitri
Live
James
King's X
Sheryl Crow
Collective Soul
Candlebox
Violent Femmes

Ravestock:

Aphex Twin
Deee-Lite
DJ Spooky
Doc Martin
Frankie Bones
Kevin Saunderson
Little Louie Vega
The Orb
Orbital
Soul Slinger

13 de Agosto:

North Stage:

Joe Cocker
Blind Melon
Cypress Hill
Rollins Band
Melissa Etheridge
Crosby, Stills, & Nash featuring John Sebastian
Nine Inch Nails
Metallica
Aerosmith

South Stage:

Nenad Bach
The Cranberries
Zucchero
Youssou N'Dour
The Band featuring Hot Tuna, Bruce Hornsby, Roger McGuinn, Rob Wasserman, and Bob Weir
Primus featuring Jerry Cantrell
Salt 'N Pepa
VINX as MC

14 de Agosto:

North Stage:

Country Joe McDonald
Sisters of Glory featuring Thelma Houston, CeCe Peniston, Phoebe Snow, Mavis Staples, and Lois Walden
Arrested Development
The Allman Brothers Band
Traffic
Spin Doctors
Porno For Pyros
Bob Dylan
Red Hot Chili Peppers
Peter Gabriel

South Stage:

John Sebastian and the J-Band
Country Joe McDonald
Gil Scott-Heron
WOMAD
Xalam
The Justin Trio
Geoffrey Oryema
Hassan Hakmoun & Zahar
Green Day
Paul Rodgers Rock and Blues Revue featuring Slash, Neal Schon, Andy Fraser, and Jason Bonham
Neville Brothers
Santana featuring Eric Gales
Jimmy Cliff's All Star Reggae Jam featuring Rita Marley, Eek A Mouse and Shabba Ranks




Ozzfest (20 de Junho de 1998) - Milton Keynes Bowl, Inglaterra


Ozzfest é um festival itinerante de rock anual realizado nos Estados Unidos e na Inglaterra, que apresenta diversas bandas de heavy metal, concebido e organizado por Ozzy Osbourne e sua esposa, Sharon Osbourne.

A ideia do Ozzfest partiu da própria Sharon Osbourne após ter um pedido de participação no festival Lolapalooza negado ao seu marido Ozzy. Após este evento ela decidiu fazer seu próprio festival e ao longo dos anos, o Ozzfest passou a ser o maior festival de música pesada dos EUA.

A turnê é tradicionalmente composta por dois palcos. No palco principal geralmente se apresentam os artistas mais consagrados. O segundo palco (Hot Topic) traz apresentações de bandas menos conhecidas ou bandas novas.

No ano de 1998 também foram realizadas versões do festival em países europeus como na Inglaterra, Alemanha, Áustria, República Tcheca, entre outros.
Na maioria das vezes, o Ozzfest é realizado em estádios devido ao grande número de pessoas que lota os shows. Todos os line ups.

Line-Up:

Main stage

Black Sabbath
Ozzy Osbourne
Foo Fighters
Pantera
Soulfly
Slayer
Fear Factory
Therapy? 

2nd stage

Coal Chamber
Life of Agony
Human Waste Project
Hed PE
Entombed
Pitchshifter


Woodstock '99 (22 a 25 de Julho de 1999) - Rome, Nova Iorque, Estados Unidos


Woodstock '99 (também chamado Woodstock 1999 ), realizado de 22 a 25 de julho de 1999,  foi o segundo festival de música em larga escala (depois de Woodstock '94 ) que tentou emular o festival original de Woodstock de 1969. Como nos festivais anteriores de Woodstock, foi realizada no norte de Nova York , desta vez em Roma (a cerca de 160 km) do local do evento original, e a participação foi de aproximadamente 400.000 em quatro dias.

A rede de TV a cabo MTV cobriu extensivamente o show e a cobertura ao vivo do fim de semana inteiro estava disponível em pay-per-view . Trechos das apresentações foram posteriormente lançados em CD e DVD . Woodstock 1999 foi retratado pela mídia como sendo marcado por condições ambientais, violência, agressão sexual, alegações de estupro, pilhagem e incêndios.  O co-fundador do festival, Michael Lang, se referiu a Woodstock 99 como MTVStock, já que os fundadores originais tinham muito pouco (se houver) controle.

O concerto foi realizado no lado leste de Roma, na antiga Base da Força Aérea Griffiss , um site da Superfund . A Força Aérea dos EUA fechou a base B-52 quatro anos antes em 1995 e foi convertida em um parque de negócios e tecnologia.

Antes do show, os promotores do evento estavam determinados a evitar as batidas de porta que ocorreram em festivais anteriores. Eles caracterizaram o local como "defensável", descrevendo a madeira compensada de 12 pés (3,7 m) e a cerca de aço destinada a impedir quem não tem passagem. Na verdade, os participantes invadiram uma seção de 100 pés deste "muro da paz" no sábado à noite (não para entrar no show, mas para sair).  Junto com a cerca, cerca de 500 soldados da Polícia do Estado de Nova York foram contratados para segurança adicional. Além de dois estágios principais, locais secundários estavam disponíveis. Isso incluiu várias etapas alternativas, uma rave noturna e um festival de cinema (patrocinado pela Independent Film Channel ) realizada em um antigo hangar de avião .

Woodstock '99 foi concebido e executado como um empreendimento comercial com dezenas de patrocinadores corporativos, e incluiu a presença de "shoppings" de fornecedores e equipamentos modernos, como caixas eletrônicos e estações de e-mail.  Os ingressos para o evento custaram US $ 150 (equivalente a US $ 230 em 2019) mais taxas de serviço, na época considerada dispendiosa para um festival desse tipo. Havia cerca de 400.000 participantes.

A própria cidade de Roma, especialmente o centro da cidade e as áreas comerciais adjacentes ao local do festival, tornou-se um grande atrativo para os participantes, que frequentavam seus bares, restaurantes e lojas e ficavam em seus hotéis e motéis durante o show.

O festival contou com uma variedade diversificada de atos, e as primeiras críticas de muitos dos atos foram positivas. Os críticos elogiaram particularmente as performances de: George Clinton , Jamiroquai , James Brown , Limp Bizkit , Insane Clown Posse , Sevendust , DMX , Sheryl Crow , The Tragically Hip e Rage Against the Machine . No entanto, a atenção crítica e pública rapidamente se voltou para o ambiente em deterioração e o comportamento da multidão. 



Rock In Rio III (Entre 12 e 21 de Janeiro de 2001) - Cidade do Rock, Rio de Janeiro


O terceiro festival Rock in Rio aconteceu em 2001. Suas sete noites foram apresentadas, respectivamente, por Sting , REM , Guns N 'Roses , ' N Sync , Iron Maiden , Neil Young e Red Hot Chili Peppers .

O Iron Maiden lançou seu set como Rock in Rio . Os lucros com a venda do álbum foram doados para o fundo Clive Burr , ajudando seu ex-baterista a pagar contas médicas crescentes por sua esclerose múltipla . [ citação necessária ]

Uma aparição notável no Rock in Rio 3 foi a da banda americana de hard rock Guns N 'Roses , com uma nova formação com o guitarrista Buckethead , o membro original e cantor Axl Rose (vocais) e o membro de longa data Dizzy Reed (teclados). "Eu não tenho nenhuma intenção, e nunca tive, de negar a todos vocês algo que vocês gostaram", Rose disse ao público. "E eu pensei que era justo para você ver que essa nova banda pode tocar essas músicas pra caralho. É muito difícil pedir a um músico para aprender a tocar a parte ou partes tocadas por outros músicos antes disso. Esses caras aqui trabalharam muito. " 

Carlinhos Brown , banda de abertura do dia em que o Guns N 'Roses se apresentou, foi atacado por garrafas de água ao longo de sua apresentação.  O baixista Nick Oliveri do Queens of the Stone Age se apresentou nu em parte de seu show e foi preso por exposição indecente após o show, sendo solto logo depois.

Lista completa de artistas que se apresentaram no Rock in Rio 3:

12/01 Sexta

Sting
Daniela Mercury
James Taylor
Milton Nascimento
Gilberto Gil
Orquestra Sinfônica Brasileira

13/01 Sábado

R.E.M.
Foo Fighters
Beck
Barão Vermelho
Fernanda Abreu
Cássia Eller

14/01 Domingo

Guns N' Roses
Oasis
Papa Roach
Ira! & Ultraje a Rigor
Carlinhos Brown
Pato Fu

18/01 Terça

'N Sync
Britney Spears
5ive
Sandy & Junior
Aaron Carter
Moraes Moreira

19/01 Sexta

Iron Maiden
Rob Halford
Sepultura
Queens of the Stone Age
Pavilhão 9
Sheik Tosado

20/01 Sábado

Neil Young
Sheryl Crow
Dave Matthews Band
Kid Abelha
Elba Ramalho & Zé Ramalho
Engenheiros do Hawaii

21/01 Domingo

Red Hot Chili Peppers
Silverchair
Capital Inicial
Deftones
O Surto
Diesel


Crossroads Guitar Festival (4 a 6 de Junho de 2004) - Cotton Bown, Dallas, Texas, EUA.


O Crossroads Guitar Festival é uma série de festivais de música e concertos beneficentes fundados por Eric Clapton . Os festivais beneficiam o Crossroads Center, fundado por Eric Clapton, um centro de tratamento de drogas em Antigua . Os shows apresentam uma variedade de guitarristas, selecionados pessoalmente por Eric Clapton. Para o público de 2007, Clapton declarou que cada artista foi um dos melhores e conquistou seu respeito pessoal.

O primeiro show foi realizado em 30 de junho de 1999, no Madison Square Garden, em Nova York , e lá novamente em 2013. O show de 2004 foi realizado no Cotton Bowl em Dallas, enquanto os festivais de 2007 e 2010 foram realizados no Toyota Park , Bridgeview, Illinois , nos arredores de Chicago. O festival voltou a Dallas em 2019 no American Airlines Center .

Artistas presentes:

Eric Clapton
Johnny A.
Vishwa Mohan Bhatt
Ron Block
Joe Bonamassa
Booker T. & the MG's
Doyle Bramhall II
JJ Cale
Larry Carlton
Robert Cray
Steve Cropper
Sheryl Crow
Bo Diddley
Jerry Douglas
David Honeyboy Edwards
Vince Gill
Amigo
David Hidalgo
Zakir Hussain
Eric Johnson
BB King
Sonny Landreth
Jonny Lang
Robert Lockwood, Jr.
John Mayer
John McLaughlin
Robert Randolph
Duke Robillard
Carlos Santana
Hubert Sumlin
James Taylor
Susan Tedeschi
Derek Trucks
Dan Tyminski
Steve Vai
Jimmie Vaughan
Joe Walsh
ZZ Top
David Johansen


Live 8 (2 de Julho de 2005) - Londres - Inglaterra, Berlim, - Alemanha, Roma- Itália, Filadélfia - EUA, Moscow - Rússia, Tóquio - Japão, Joanesburgo - África do Sul, Cornualha - Inglaterra, Edimburgo - Escócia



O Live 8 foi uma série de shows que ocorreram nos dias 2 e 6 de julho de 2005 nos países integrantes do G8 e África do Sul. O evento aconteceu antes do 31º encontro do G8 em julho de 2005; coincidindo também com o 20º aniversário do Live Aid. Em paralelo à campanha Make Poverty History que ocorreu no Reino Unido, o show teve como ideia principal pressionar os líderes mundiais para perdoar a dívida externa das nações mais pobres do mundo, além de aumentar e melhorar a ajuda e negociar regras de comércio mais justas que respeitem os interesses das nações africanas.

Mais de 1000 músicos tocaram no evento, que foi transmitido em 182 redes de televisão e 2000 estações de rádio. Os organizadores do Live apresentaram a "Live 8 List" (lista do Live 8) aos líderes mundiais no encontro do G8. Esta é uma lista de nomes de pessoas que apoiaram a causa colocando seu nome na página do evento [1]. Os nomes da lista também apareceram nos telões em cada show durante a exibição.

No Brasil, o evento foi transmitido pela MTV Brasil. A emissora cobriu boa parte das apresentações, transmitindo o evento por mais de 10 horas seguidas.

Mais de 140 canais de televisão e cerca de 400 estações de rádio transmitiram os concertos que também ficaram disponíveis na internet e os organizadores acreditam que cerca de 2 bilhões de pessoas assistiram ao Live 8.

O organizador do Live 8, Bob Geldof, disse que o evento deu aos organizadores um mandato sem precedentes para exigir o fim da pobreza extrema na África.

Alguns dos grandes nomes da música pop subiram ao palco na Grã-Bretanha, na Itália, na França, na Alemanha, nos Estados Unidos, no Japão, no Canadá e na Rússia.

Entre eles U2, Paul McCartney, Mariah Carey, Madonna, Laura Pausini, Elton John, Stevie Wonder, Coldplay, Robbie Williams, R.E.M., Linkin Park, Green Day e a tão esperada reunião do Pink Floyd.

O maior destaque do evento foi a apresentação dos Pink Floyd, pois a banda tocou no Hyde Park, em Londres, com a formação clássica pela primeira vez desde 1981. Os integrantes do grupo haviam brigado, e o baixista e vocalista Roger Waters chegou a dizer que nunca mais, sob nenhuma condição, tocariam juntos de novo. Entretanto, ao receber o convite de Bob Geldof, que havia interpretado o personagem "Pink" do filme/ópera-rock The Wall, foi o primeiro a dizer "sim" se David Gilmour aceitasse também.

Foi um show emocionante e era possível perceber que os músicos também estavam emocionados.

Participantes:

Londres - Inglaterra

  • Annie Lennox
  • Bob Geldof
  • Coldplay
  • Dido
  • Elton John
  • Joss Stone
  • Keane
  • Madonna
  • Mariah Carey
  • Ms. Dynamite
  • Paul McCartney
  • Pink Floyd
  • Razorlight
  • REM
  • Robbie Williams
  • Scissor Sisters
  • Snoop Dogg
  • Snow Patrol
  • Stereophonics
  • Sting
  • The Killers
  • The Who
  • Travis
  • U2
  • UB40
  • Velvet Revolver
  • Youssou N'Dour

Berlim - Alemanha

  • A-ha
  • Audioslave
  • BAP
  • Brian Wilson
  • Chris de Burgh
  • Crosby, Stills and Nash
  • Die Toten Hosen
  • Faithless
  • Green Day
  • Herbert Grönemeyer
  • Joana Zimmer
  • Juan Diego Florez
  • Juli
  • Katherine Jenkins
  • Lauryn Hill
  • Renee Olstead
  • Roxy Music
  • Sasha
  • Silbermond
  • Söhne Mannheims
  • Wir sind Helden

Paris - França

  • Andrea Bocelli
  • Amel Bent
  • Axelle Red
  • Calogero
  • Cerrone/Nile Rogers
  • Craig David
  • The Cure
  • David Hallyday
  • Dido
  • Disiz La Peste
  • Faudel
  • Florent Pagny
  • Kool Shen
  • Kyo
  • Muse
  • Placebo
  • Raphael
  • Shakira
  • Sheryl Crow
  • Tina Arena
  • Carý McDonald
  • Youssou N'Dour
  • Zucchero

Roma - Itália

  • Antonello Venditti
  • Articolo 31
  • Biagio Antonacci
  • Claudio Baglioni
  • Duran Duran
  • Elisa
  • Faith Hill
  • Francesco De Gregori
  • Gemelli Diversi
  • Irene Grandi
  • Jovanotti
  • Laura Pausini
  • Le Vibrazioni
  • Luciano Ligabue
  • Max Pezzali
  • Negramaro
  • Negrita
  • Nek
  • Noa
  • Paris Hilton
  • Piero Pelù
  • Pino Daniele
  • Povia
  • Renato Zero
  • Tim McGraw
  • Tiromancino
  • Velvet
  • Zucchero
Anna'h Sophie and Carý McDonald (L)

Filadélfia - Estados Unidos

  • Will Smith Salma Hayek Natalie Portman Chris Tucker Jennifer Connelly Jimmy Smits Kami (apresentação)
  • Alicia Keys
  • Black Eyed Peas (com Rita e Stephen Marley)
  • Bon Jovi(2005)
  • The Dave Matthews Band
  • Def Leppard
  • Destiny's Child
  • Jars of Clay
  • Jay-Z
  • Kaiser Chiefs
  • Keith Urban
  • Linkin Park
  • Maroon 5
  • P. Diddy
  • Rob Thomas
  • Sarah McLachlan
  • Stevie Wonder
  • Toby Keith
  • Barenaked Ladies
  • Blue Rodeo
  • Bruce Cockburn
  • Bryan Adams
  • The Bachman Cummings Band
  • Celine Dion
  • Deep Purple
  • DobaCaracol featuring Kna'an
  • Gordon Lightfoot
  • Great Big Sea
  • Jann Arden
  • Les Trois Accords
  • Mötley Crüe
  • Our Lady Peace
  • Sam Roberts
  • Simple Plan
  • Tegan & Sara
  • The Tragically Hip
  • Tom Cochrane

Moscou - Rússia

  • Agata Kristy
  • Aliona Sviridova
  • B-2
  • Delphin - TBC
  • Garik Sukachev - TBC
  • Jungo
  • Linda
  • Moral Code X
  • Pet Shop Boys
  • Red Elvises

Tóquio - Japão

  • Björk
  • Def Tech
  • Dreams Come True
  • Do As Infinity
  • Good Charlotte
  • McFly
  • Rize

Cornualha - Inglaterra

  • Peter Gabriel
  • Youssou N'Dour
  • Angelique Kidjo
  • Maryam Mursal
  • Salif Keita
  • Thomas Mapfumo
  • Tinariwen
  • Daara J
  • Shikisha
  • Ayub Ogada
  • Modou Diouf & O Fogum

Joanesburgo - África do Sul

  • 4Peace Ensemble
  • Jabu Khanyile and Bayete
  • Lindiwe
  • Lucky Dube
  • Mahotella Queens
  • Malaika
  • Orchestre Baobab
  • Oumou Sengare
  • Zola

Edimburgo - Escócia

  • Annie Lennox
  • Beverly Knight
  • Dido
  • McFly
  • Natasha Bedingfield
  • Ronan Keating
  • Snow Patrol
  • Sugababes
  • Texas
  • The Corrs
  • Travis
  • Womad


Desert Trip (7 a 9 e 14 a 16 de Outubro de 2016) - Empire Polo Club, Indio, Califórnia, EUA


Desert Trip foi um festival de música de seis dias que aconteceu de 7 a 9 e 14 a 16 de outubro de 2016 no Empire Polo Club em Indio, Califórnia , Estados Unidos. Os artistas foram os Rolling Stones , Bob Dylan , Paul McCartney , Neil Young , Roger Waters e The Who . O festival foi apelidado de "Oldchella" pela Stereogum poucas semanas antes de ser oficialmente anunciado, referindo-se tanto à idade dos intérpretes quanto ao fato de o show ter sido arranjado pela Goldenvoice , empresa que também promove oFestival de Música e Artes Coachella Valley .

Bob Dylan abriu o fim de semana com sua música " Rainy Day Women # 12 & 35 ".
Os Rolling Stones fizeram covers de " Come Together ", dos Beatles .

Paul McCartney abriu seu set de 15 de outubro com " A Hard Day's Night ". No mesmo show, ele surpreendeu seu público com a apresentação de sua música " FourFiveSeconds " com a convidada especial Rihanna . Ele também convidou Neil Young ao palco para tocar "Why Don't We Do It In The Road?" e pela primeira vez "A Day in the Life" com ele. Eles então continuaram a tocar um cover de "Give Peace A Chance ", de John Lennon .

A apresentação de Bob Dylan em 14 de outubro aconteceu um dia depois de ele ser anunciado como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2016 .

Roger Waters notavelmente usou seu desempenho para fazer comentários negativos sobre o candidato presidencial republicano de 2016 Donald Trump e citar seu apoio à Palestina em seu conflito com Israel.

Line Up:

Sexta-feira, 7 de outubro
  • Bob Dylan, The Rolling Stones
Sábado, 8 de outubro, 15
  • Neil Young, Paul McCartney
Domingo, 9 de outubro, 16
  • The Who, Roger Waters



Confira também outros posts recentes:

10 Músicas de Rock de 10 Bandas de Países Diferentes
Músicos usando camisas de times de futebol
Refrões marcantes do Rock cantados por Youtubers
O Melhor do Rock em 2013
Recordes da Música
Astros do Rock em suas versões femininas
Riffs de Guitarra do Clássico Álbum "Abbey Road" dos Beatles
15 Baixistas que também cantam
Melhores Lives Musicais da Quarentena
Musas do Rock #19 - Alanis Morissette
Riffs de Guitarra do Clássico Segundo Álbum do Led Zeppelin
Roupas Históricas do Rock
Lindas Musas dos Videoclipes de Rock
Riffs de Guitarra do revolucionário primeiro álbum do Black Sabbath
Os Melhores Shows do Rock Brasileiro
Bandas de Rock com o maior número de seguidores no Instagram
Shows de Rock Históricos no Estádio do Maracanã
Os Times de Futebol de Alguns Músicos do Rock
Álbuns que completam 50 anos em 2020
Medley de Clássicos dos Anos 80
Os Melhores Videoclipes da Década de 2010
Algumas das Melhores Bandas Covers do Brasil #1
Melhores Músicas de Rock da Década de 2010
73 Riffs de Guitarra em menos de 6 minutos
Versões orquestradas de músicas de rock
Os Mais Belos e Clássicos Kits de Bateria do Rock
Os Melhores Mashups de Músicas - Parte 4
Turnês de Bandas de Rock com Maior Número de Bilheteria
Solos Simples de Guitarra #1
Shows de Rock com o Maior Número de Público
Bandas conhecidas por um integrante
Os Melhores Logotipos de Bandas de Rock
6 Grandes Músicas Cantadas por Ringo Starr nos Beatles Medley Cover
Artistas que mais se apresentaram no Rock in Rio Brasil
Playlist: Hard/Heavy dos anos 70 - Só as Pauleiras #1
10 Músicas Marcantes do Rock nos anos 2000 - Medley Cover
Os Álbuns Mais Vendidos de Algumas Grandes Bandas do Rock
Bandas e Artistas do Rock com Mais Músicas em Primeiro Lugar na Billboard USA
11 Grandes Solos de Guitarra dos Beatles
13 Músicos do Rock que se Aventuraram no Cinema
Bandas que tiveram seus nomes baseadas na série Os Simpsons
Os Melhores Guitarristas do Rock Brasileiro
Hinos do Rock
Bonecos Funko Pop de Músicos
Famosas Introduções de Teclado/Piano feitas na Guitarra
15 Programas Antigos da TV Brasileira que tinham Música Ao Vivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.