quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os Melhores Programas da MTV Brasil

Neste post, falarei sobre o melhor canal dedicado a música que teve no Brasil, a Music Television, conhecida como MTV. Infelizmente foi anunciado este ano que a emissora mudaria o formato que conhecemos aqui no Brasil, ou seja, a MTV que conheci e admirei ia acabar e isso me deixou um pouco triste, pois o canal me fez conhecer muitos artistas e bandas nos quais eu tinha muita pouca informação ou não conhecia nada e isso ajudou a moldar o gosto musical que tenho hoje. Nos últimos anos realmente a emissora se perdeu colocando programas de conteúdo que na minha opinião não combinavam com o canal, isso se devendo parcialmente também a popularização da internet, pois a MTV era um dos poucos, se não o único a divulgar notícias relacionadas a música nacional e internacional com mais profundidade abordando vários gêneros diferentes, além de mostrar videoclipes de artistas que não passavam em outros canais e com o surgimento da internet as notícias relacionadas a esse assunto passaram a ser encontrados mais facilmente nela e o canal foi perdendo força e tendo que apelar para outra programação como aqueles programas americanos que não tinham nenhuma graça e programas de namoro.Então farei aqui uma lista de programas que pra mim foram os melhores que tiveram na programação da história da MTV. Diga qual foi o seu favorito nos comentários.


Fúria Metal


Fúria Metal foi um programa de videoclipes da MTV Brasil que estreou em 25 de Outubro de 1990 e era direcionado aos fãs de heavy metal em geral e hardcore em todas suas vertentes. Originalmente era apresentado pelo VJ Gastão Moreira. Depois de algum tempo o programa passou a se chamar apenas "Fúria". Nesta época, o tema de abertura era a introdução da canção "Metal Militia" e o tema da chamada do intervalo comercial era o encerramento de "No Remorse", ambas canções do primeiro álbum do Metallica, Kill 'Em All.
Durante 1999 teve como apresentador João Gordo, após o desligamento do apresentador anterior. Posteriormente, seguiu sem apresentador (no caso, apenas rolavam videos durante o programa) ou de vez em quando, algum convidado especial acabava apresentando o mesmo, como por exemplo Paul Stanley em passagem da turnê Psycho Circus pelo Brasil em Abril de 1999. O programa foi extinto em 18 de Dezembro de 2000, dando lugar a outro em março de 2001, o programa Riff MTV, apresentado por Penélope Nova, que durou pouco tempo.






Teleguiado 


Teleguiado foi um programa televisivo ao vivo e interativo que estreou de 1995 na MTV Brasil, apresentado pelo VJ da referida emissora Cazé Peçanha. Nele, Cazé telefonava para a casa de telespectadores previamente cadastrados, dando-lhes a oportunidade de pedir um videoclipe e, enquanto o vídeo era carregado, bater papo com o apresentador. A certa altura, Cazé começou a elaborar alguns quadros para o programa, que era diário, tal como o "Dia de Shiva" (em referência ao deus hindu da destruição, Shiva) e a "Alegoria da Caverna" (em referência à Alegoria da Caverna, de Platão), durante os quais abordava temas variados sobre filosofia e sociedade.
O horário inicial de exibição era 12h30 as 13h00, mas posteriromente foi transferido para o início da noite, entre 19:00 e 19:30. A cenografia insunuava o interior azulado de um foguete, com projeções espaciais pelas janelas. Em palco, apenas uma velha cadeira de barbeiro amarela com um teclado de computador anexado, um antigo telefone com um monofone assemelhado a um walkie-talkie e mais alguns poucos objetos. Cazé na maior parte das vezes se apresentava trajando um blazer e óculos amarelos, utilizando ainda um grande headset e uma buzina ao estilo Chacrinha. A música de abertura era um trecho de uma canção do Pizzicato Five.
Caso alguém pedisse um clipe que já havia passado naquela mesma semana (ou que por algum motivo não pudesse ser exibido), levava o famoso "Na Cara", quando o telefone era desligado "na cara" do telespectador. Já quando ocorria algum problemas com os telefones cadastrados, Cazé apresentava o chamado "telefone do precatório", quando os telespectadores não-cadastrados podiam ligar naquele momento. No caso de alguém não saber qual clipe pedir, ou quando conversava pessoas que desconheciam o programa, Cazé apresentava quase sempre um mesmo grupo de opções, no qual constavam Nine Inch Nails, Deftones, Roberto Carlos e Comunidade Nin Jitsu. Uma vez estabelecido contato com o telespectador e feita a escolha do videoclipe, a fitoteca da MTV já deveria estar completamente disponível para o programa, onde algum estagiário se encarregava de levar a fita com o clipe pedido para o switcher, a "mesa de corte" que colocava a fita no ponto. Quando surgia algum problema, Cazé era comunicado através de um ponto eletrônico, soltando um dos bordões do programa: "Alô base, qual é o problema?'". Ao longo de cada semana, fazia-se uma espécie competição em relação à origem dos clipes: "seleção nacional" vs. "seleção estrangeira", que costumeiramente vencia as "competições". O programa encerrou em dezembro de 1999, Cazé sai na MTV para antes por seu contato.








Gás Total 


Gás Total foi um programa de televisão brasileiro produzido e exibido de 1991 a 1998 pela MTV Brasil. Era transmitido às tardes, logo após o Pix MTV/Feijão MTV, e tinha a apresentação do VJ Gastão Moreira.
Sua primeira abertura mostrava, em uma animação bem simples, um dirigível explodindo. Veiculava principalmente rock internacional, especialmente rock alternativo, hard rock e heavy metal.






Lado B 


O Lado B era voltado para um universo mais alternativo mostrando um pop e um rock que não seguiam as tendências do momento. O Lado B durou de 1990 a 2000, apresentado por Fábio Massari .







Luau MTV

Luau MTV é um programa exibido anualmente na programação de verão da MTV Brasil.
Durante o verão a MTV convida bandas para tocar na praia, no clima de luau, porém, de manhã. Tocada ao som acústico de violão, com percussões, eventualmente baterias e os diversos instrumentos usados.
Normalmente os programas são somente passados na grade horária do programa, mas há casos especiais, como o CD recentemente lançado de Nando Reis (2007) e os DVDs dos Los Hermanos (2002) e Titãs (2002).
O programa já foi apresentado por diversas VJ's da casa, entre elas Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira, Carla Lamarca. Em 2010, as gêmeas Bia e Branca comandarem a atração . O programa na temporada de 2012, teve apresentação de Ellen Jabour .










Acústico MTV 



MTV Unplugged ou Acústico MTV (como é chamado no Brasil) é uma série elaborada pela MTV, onde bandas e artistas tocam suas músicas em versão acústica, ou seja, com instrumentos acústicos e não elétricos. O último acústico foi o de Arnaldo Antunes , exibido em 2012. Clique AQUI e veja algumas curiosidades sobre o programa além da lista de todos os que já foram exibidos.









Covernation


Covernation foi um programa da MTV Brasil, apresentado por Marcos Mion, onde a intenção era promover um duelo entre duas bandas cover. O programa foi transmitido entre março de 2005 até março de 2007. Veja um post mais completo sobre esse programa clicando AQUI.






Hermes & Renato



Hermes e Renato é um programa humorístico veiculado originalmente pela MTV Brasil de 1999 a 2009, e em uma segunda fase exibida durante 2013. Foi desenvolvido e interpretado por Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter, Felipe Torres e posteriormente Gil Brother.
A temporada final da primeira fase do programa foi exibida em 2009, com a saída do grupo confirmada no início de 2010, quando eles se uniram a Marcos Mion no programa Legendários, da Rede Record. Como os direitos do nome "Hermes e Renato" pertenciam à MTV, a partir de 2010 o grupo passou a se chamar Banana Mecânica.
Em 2013, eles abandonaram o novo nome e retornaram à MTV Brasil – com exceção de Felipe Torres, que permaneceu no programa da Record, apesar de estar liberado para participar também dos quadros de Hermes e Renato. No mesmo ano, Marco Antônio, Fausto, Adriano e Felipe passaram a ser proprietários da marca "Hermes e Renato", pretendendo produzir conteúdo para outras emissoras e para a internet.






15 Minutos


15 Minutos foi um programa de televisão humorístico da MTV Brasil, apresentado por Marcelo Adnet e Felipe Ricotta (Kiabbo) substituído por Rafael Queiroga, que durava apenas 15 minutos. Foi exibido pela primeira vez em 10 de março de 2008, tendo a sua última exibição em 9 de dezembro de 2010.
O programa se passava num apartamento fictício no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, bairro onde o VJ Marcelo Adnet nasceu e morou de fato até começar a trabalhar na MTV. Este era gravado em um estúdio que reproduzia um quarto de um pós-adolescente (perfil este denominado no próprio programa de "leleske") no bairro de Sumaré, São Paulo.








Cine MTV


Cine MTV foi um programa de televisão da MTV Brasil primeiramenteapresentado pela VJ Lorena Calabria exibido entre 1992 a 1999, onde comentava sobre filmes, séries e novidades no ramo cinematográfico. Logo depois foi apresentado por Chris Couto e Marina Person que assumiu o comando do programa até a sua última edição. Em 1993 foi feita uma entrevista com a rainha do pop Madonna em Nova York, em 2003 o Cine MTV volta a programação da emissora e em 2006 teve a apresentação de Felipe Solari, ficando no ar ate Janeiro de 2007.






Supernova



Supernova foi um programa exibido pela MTV Brasil entre 1999 e 2002.
Seu nome foi baseado em uma "nova fase" da MTV Brasil, começada em 1999 com a saída de tradicionais talentos desde a sua criação em 1990, pela entrada de novos e inovadores talentos, por uma primeira grande reforma gráfica desde a sua fundação (incluindo o primeiro desligamento do logotipo institucional aos traços originais determinados pela direção da MTV Networks dos Estados Unidos desde 1981), e por uma abertura editorial do canal a novas tendencias musicais e culturais em evidência de 1997 a 2002.
Durante suas várias fases, o programa basicamente se manteve o mesmo: estreia de clipes e novidades dos artistas.
Em 1999 o Supernova tinha 4 faixas que lhe davam sobrenome: ao meio-dia, à tarde e no horário-nobre, cada uma com um apresentador diferente






Uá Uá


Uá Uá foi um programa de televisão sobre clipes voltado para o público que gosta do estilo rock transmitido pela MTV Brasil entre 2001/2002.Em 2001 o Uá Uá foi Apresentado Pelo VJ Marcos Mion e depois de sua saída da MTV Brasil, passou a ser apresentado pela ex-VJ Didi Wagner.






Jornal da MTV 


Jornal da MTV foi um telejornal musical exibido pela MTV Brasil de 2002 a 2007.
Inicialmente o programa era apresentado por Fábio Massari, indo ao ar semanalmente, com notas rápidas ao longo da programação. No ano seguinte, Edgard Piccoli e Rafael Losso assumiram o comando da atração, que passou a ser diário.
Em 2005, após sair do comando do Disk MTV , Sarah Oliveira assume o comando da atração ao lado do veterano Rafael Losso e que no ano seguinte (2006) seriam substituidos por Carla Lamarca e Léo Madeira .
Em 2007 o jornal passou a ser apresentado por Luisa Micheletti e Léo Madeira, sendo exibido ao vivo de segunda a sexta-feira às 20h30, e desta vez com uma banda convidada tocando ao vivo. É possível assistir o programa pela televisão e pela internet ao vivo, no site da MTV e no site do Jornal da MTV. Toda sexta-feira havia uma edição especial com uma coletânea das bandas da semana tocando músicas que não foram ao ar.
O programa foi extinto 28 de dezembro de 2007, dando lugar ao Notícias MTV em Março de 2008.
 






Top 20 Brasil


Top 20 Brasil foi um programa brasileiro mais antigo da MTV Brasil, criado em 20 de outubro de 1990. Com as mudanças na programação do canal no final de 2006, o programa foi retirado do ar juntamente com o Disk MTV. Em 08 março de 2013 o programa volta a grade usando apenas o nome Top 20 MTV, sem o Brasil, comandado por Didi Effe toda sexta ao vivo. O programa saiu no ar no final de agosto de 2013. Veja a lista de vários Top 20 clicando AQUI.








Disk MTV


Disk MTV foi um programa de televisão brasileiro da MTV Brasil especializado em música. Estreou em 22 de outubro de 1990 dois dias depois da MTV Brasil entrar no ar,sendo a versão brasileira do programa da MTV americana Dial MTV,trazendo os clipes mais votados pela audiência do canal que mescla clipes de pop, rock, hip hop e outros estilos. O programa era exibido de segunda a sexta as 18h (durante os verões de 2001 e 2005 foi exibido às 17h).
O programa foi extinto no dia 15 de dezembro de 2006, no comando da VJ Luisa Micheletti. O Disk já teve como apresentadoras: Carla Lamarca, as gêmeas Kênya Boaventura e Keyla Boaventura, Sarah Oliveira, Sabrina Parlatore, Cuca Lazarotto e inicialmente Astrid Fontenelle.





MTV Lab


MTV Lab foi o nome dado pela MTV ao programa oficial de apresentação dos videoclipes da emissora e foi dividido em vários blocos.
Foi criado pela MTV Brasil durante a programação de verão da emissora em 2005, após uma série de críticas de telespectadores da emissora que reclamavam do fato de que, na grade de programação, não continham mais programas voltados somente à apresentação de videoclipes.
Como a programação de verão da MTV Brasil dura aproximadamente 3 meses, o programa MTV Lab foi inserido na grade como teste (daí o sufixo Lab, de laboratório), para que a emissora pudesse obter retorno dos telespectadores.
O teste deu certo e o MTV Lab foi um dos programas de maior audiência na programação de verão da emissora, o que fez com que ela mantivesse o programa durante o ano todo e renovasse toda a sua programação inserindo mais programas puramente musicais, como o MTV de Bolso, que passava de 13h às 16h, e também com que antigos clipes que não passavam mais na programação retornassem.
A partir do ano de 2008, o programa passou a ser dividido em faixas. Inicialmente, eram 5 faixas (Clássicos, Cult Trash, Matinal, Now, Rádio) mais a edição normal do MTV Lab. Com o passar dos anos, o número de blocos foram aumentando, chegando ao ponto do programa ser exibido das 02h30 as 16h00, durante a programação de 2009.
Em 2011, a emissora retirou o programa do ar e o substituiu pelo programa Faixa de Clipes, agora não mais divido em blocos. A mudança ocorreu devido à renovação anual da programação da emissora, e o último MTV Lab exibido foi o BR, das 10h às 10h30 do dia 13 de março de 2011.







Piores Clipes do Mundo


Piores Clipes do Mundo foi um programa humorístico de televisão da MTV Brasil, exibido de 1999 a 2002, sendo até hoje um dos maiores sucessos de audiência da casa. Era especializado em mostrar videoclipes de gosto duvidoso em certo tema, que geralmente não passavam mais na programação. O programa também abria espaço para exibição de vídeos caseiros feito pelos telespectadores
Em 1999 era apresentado por Marina Person, mas foi no ano seguinte com a entrada de Marcos Mion que o atração alcançou o seu auge. Em 2002, com a saída de Mion da MTV, o programa foi apresentado por João Gordo e Ferrugem e a atração ganhou novos quadros e um novo formato (seguindo o Gordo a Go-Go), passando a ser apresentado ao vivo e com participação dos telespectadores pelo telefone.








Rockgol


Rockgol foi uma "mesa-redonda humorística", exibida pela MTV Brasil e apresentada por Edu Elias e Paulo Tiefenthaler. O programa já foi apresentado por Paulo Bonfá e Marco Bianchi. O nome é derivado do campeonato anual de futebol disputado por músicos de mesmo nome.
O "embrião" surgiu para a Copa de 2002, e no ano seguinte estreava com o nome de Rockgol de Domingo, com 1 hora de duração. Em 2004 passou a ter 90 minutos, e em 2005 e 2006 2 horas. Em 2007 voltou a 60 minutos, e fora relocado para as noites de segunda-feira (Rockgol de Segunda). Em 2008 volta para os domingos, com 1 hora de duração, das 22:00 as 23:00. Em 2009, o programa passa a se chamar apenas Rockgol, o que deve ter causado a não realização do campeonato homônimo a partir desse ano. Em 2010 retornam às segundas com 45 minutos de duração, das 21:00 as 21:45. Em 2011, permanece nas segundas, porém, passa a ser exibido as 22:00.
Em dezembro de 2010, a imprensa divulgou uma nota, afirmando que os apresentadores do programa (Paulo Bonfá e Marco Bianchi) abandonariam a emissora em janeiro para investir em outros projetos, e também, favorecer uma renovação no canal. Como isso aconteceu, a emissora convocou Edu Elias (ex-ESPN) e Paulo Tiefenthaler (ex-Canal Brasil) para assumir o comando do programa em março de 2011. No dia 21 de Março de 2011, estreou o novo Rockgol, sob comando de Edu Elias, e Paulo Tiefenthaler entrou no programa em meados de abril. No segundo semestre, Edu e Paulo receberam o reforço dos músicos Nasi (ex-Ira!), Tavares (na época, baixista da banda Fresno), e Toni Platão. Este elenco prosseguiu até o fim do programa, em dezembro de 2011, quando Edu Elias anunciou sua ida para a Fox Sports Brasil. Com o fim do programa, Paulo Tiefenthaler voltou ao Canal Brasil, para se dedicar novamente ao seu antigo programa, o Larica Total.





Tela Class



Tela Class foi um programa humorístico feito pelo grupo de humoristas Hermes & Renato exibido pela MTV Brasil. O quadro tem a duração de 30 minutos, incluindo os intervalos. Foi exibido pela primeira vez em 1º de junho a 31 de agosto de 2007 com três temporadas até 2008.
O programa foi feito a partir da idéia da dublagem e reedição de filmes pouco conhecidos no Brasil, de forma que suas histórias montem uma curta metragem de caráter satírico.






Fudêncio e seus Amigos


Fudêncio e Seus Amigos foi uma série de desenho animado de caráter adulto da MTV Brasil. O desenho estreou em 23 de agosto de 2005, e já teve 6 temporadas. No dia 5 de maio de 2008, estreou a 4ª Temporada, em formato digital e com uma nova dublagem para a personagem Conrado. A 5ª temporada estreou na madrugada de 10 para 11 de Novembro de 2008. Já a 6ª estreou no dia 11 de maio de 2009. O desenho criado por Thiago Martins, Pavão e Flávia Boggio e produzido por Thiago Martins e Pavão, é o segundo projeto de sucesso com a MTV Brasil. A anterior, a Megaliga MTV de VJs Paladinos, rendeu cadernos e conteúdos de celular, ou seja, obteve grande êxito.
A serie mostra o dia-dia e as aventuras bizarras de um grupo de crianças estudantes comandados por Fudencio. O desenho se passa na cidade ficticia de Mojica marins provavelmente situada em São Paulo.






Garganta & Torcicolo


Garganta e Torcicolo foi um programa da MTV Brasil exibido entre 1997 a 2000 apresentado pelo vocalista da banda Ratos de Porão, João Gordo. Foi o primeiro programa apresentado por João Gordo na MTV brasileira .
Estreou em 1997. Foi um programa de meia hora, exibido diariamente às tardes, em formato de game interativo voltado ao público infanto-juvenil (crianças, adolescentes e jovens adultos). Os jogos eram controlados pelos telespectadores através das teclas do telefone num formato inovador, algo que jamais voltou a se repetir ou a se ver depois do mesmo.




Megaliga MTV de Vjs Paladinos



Megaliga MTV de VJs Paladinos foi um desenho animado totalmente produzido no Brasil onde os VJs da MTV Brasil são super-heróis com poderes diferenciados, e em cada episódio aparecem famosos da música (dublados pelos próprios ou não). O desenho era exibido como curta-metragens, cada uma apresentando um dos VJs, no programa Gordo a Go-Go. A série inicialmente foi exibida em 2003 em 11 episódios em três minutos como teste de projeto. A atração se tornou fixa em 26 de abril de 2004. O desenho animado foi o primeiro produzido pela MTV e pela Drogaria de Desenhos Animados (departamento de animação do canal). O programa também foi disponibilizado para usuários da Claro que realizassem o download. Mais






Discoteca MTV



Discoteca MTV é um programa de televisão exibido pela MTV Brasil. Foi originalmente transmitido durante os anos de 2007 e 2008. O programa era uma espécie de mini-documentário, onde os artistas, produtores, e jornalistas comentam sobre a criação de grandes discos que possuem extrema importância no Rock Nacional.
Em 2012, quatro anos depois da última temporada, o programa voltou a ser exibido na programação de verão da emissora com um conceito diferente. Atualmente, o Discoteca é um quadro do programa Shuffle MTV, apresentado pelo VJ Chuck Hipolitho. Veja a lista de todos os programas clicando AQUI .




Balada MTV


Programa apresentado por Sabrina Parlatore que possui um formato parecido com o Acústico MTV com artistas tocando versões desplugadas de suas músicas.Só que dessa vez em vez de ser em teatros ou lugares grandes como o acústico mtv ou na praia como o luau, este se passa nos estúdios da emissora.






Comédia MTV


Comédia MTV foi um programa de televisão brasileiro, do gênero humorístico produzido pela MTV Brasil. Estreou em março de 2011 ; em 2012 mudou de formato, perdeu quatro dos nove integrantes e passou a se chamar Comédia MTV Ao Vivo.O elenco do programa reúne os humoristas Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Fabio Rabin, Rafael Queiroga e Guilherme Santana, além da equipe do Deznescessários (Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella); jovens atores que fazem parte da cena stand-up comedy do Brasil. O programa é dirigido por Rafael Queiroga e Gabriel Barros e vai ao ar na terça-feira, às 22h30, sendo reprisado na quarta (00h30), quinta (16h30),sábado (22h15) e aos domingos (18h00).2 Ao contrário do seu antecessor, Furfles MTV, o Comédia não possui temas.






Confira também outros posts recentes:




Um comentário:

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.