quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os Melhores Álbuns do Rock Brasileiro nos anos 90

Neste post, colocarei alguns dos melhores álbuns do rock brasileiro nos anos 90 de 1990 até 1999 na minha opinião. Nesta década, algumas bandas que fizeram fama nos anos 80 continuaram fazendo sucessos como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha e outras bandas surgiram adicionando mais diversidade ao rock como Raimundos, Charlie Brown Jr, Chico Science & Nação Zumbi ,entre outros. Só quero lembrar aqui que se vier com comentários clichés do tipo "isso não é rock" ou frases idiotas do tipo, você irá perder o seu tempo pois além de rir da tua ignorância, seu comentário irá ser deletado sem dó, portanto me poupe da sua opinião inútil e comente com inteligência, escreva algo concreto e com fundamento . Creio que o rock é um gênero musical muito abrangente e não se limita apenas a certos tipos de sonoridade. Confira abaixo minha seleção.


Raimundos - Raimundos (1994)



Raimundos é o disco de estreia do grupo musical Raimundos, lançado em 1994 pelo selo Banguela Records, criado pela banda paulista Titãs em parceria com o produtor Carlos Eduardo Miranda, que assina a produção do álbum. Gravado no estúdio Be Bop, em São Paulo, o disco chegou, em poucas semanas, à marca de 120 mil discos vendidos. O álbum foi de extrema importância para o cenário musical brasileiro, devido ao som inovador (intitulado mais tarde de forró-core) e ao fato de ter proporcionado a "abertura de portas" para o rock dos anos 90, influenciando praticamente todas as bandas que se formariam depois.




Titãs - Titanomaquia (1993)

Titanomaquia é o sétimo álbum de estúdio da banda brasileira de rock Titãs, lançado em Junho de 1993.
Pela primeira vez, o Titãs lança um álbum sem seu co-fundador, Arnaldo Antunes, embora este assine em parceria com a banda (que mais uma vez recorreu aos créditos coletivos) três faixas: "Disneylândia", "Hereditário" e "De Olhos Fechados". O massacre que a banda sofreu da crítica na época de Tudo ao Mesmo Tempo Agora foi retribuído com um disco mais furioso ainda - mas desta vez com produção e mixagem bem resolvidas, a primeira a cargo do norte-americano Jack Endino, conhecido por ter guiado a produção minimalista da estréia do Nirvana, Bleach.
Se não foi unanimidade na hora de ser recepcionado pela imprensa, Titanomaquia tampouco fracassou totalmente nessa ocasião. Teve boas resenhas em jornais como a Folha de São Paulo e O Globo. Referente ao público, as vendagens mais uma vez ficaram aquém da expectativa sobre um dos mais representativos grupos de rock brasileiro, mas os shows ainda eram um must à parte.
Os principais sucessos do trabalho foram "Será que é Isso o que Eu Necessito?" (cantada por Sérgio) e "Nem Sempre se Pode ser Deus" (com os vocais de Branco), cujas letras deixavam claro o quanto o grupo esnobava as palavras negativas dos formadores de opinião. Além destas, "Hereditário" - única faixa cantada por Nando, que não encontrou sintonia com o disco, visto seu envolvimento com a MPB, e não compôs uma única faixa presente no CD - e "Taxidermia" (interpretada por Paulo) também tiveram êxito e ganharam videoclipes.




Legião Urbana - V (1991)

V é o quinto álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1991.
O álbum reflete duas situações: a crise econômica causada pelo então Plano Collor e a dependência química do vocalista da banda, Renato Russo. Em 1990, o cantor descobriu ser portador do vírus da AIDS, assim como Cazuza, que foi homenageado por Russo no disco anterior com a canção Feedback Song For a Dying Friend. Porém, ao contrário do ex-vocalista do Barão Vermelho, Renato nunca assumiu em público a doença.
Suas canções são marcadas por influências sombrias e medievais: a primeira faixa, Love Song, é uma cantiga de amor em português arcaico, composta no século XIII por Nuno Fernandes Torneol. O clima soturno prossegue pela canção Metal Contra as Nuvens, dividida em quatro partes, com 11 minutos e 28 segundos (sendo assim a música de duração mais longa da banda); e pelo instrumental A Ordem dos Templários, que inclui a peça Douce Dame Jolie, de Guillaume de Machaut, do século XIV. Renato Russo o considerava o Pornography da Legião Urbana.
A dependência química é retratada na canção A Montanha Mágica. A crise econômica da época, por sua vez, serviu de temática para O Teatro dos Vampiros, um dos principais sucessos do disco (que teve a introdução adaptada da peça Canon de Johann Pachelbel).
Em contraponto ao clima sombrio das primeiras faixas de V, se destacam canções mais alegres, como Sereníssima, L'Âge D'or (a mais pesada) e O Mundo Anda Tão Complicado (onde Renato versa sobre o cotidiano); e românticas, como Vento no Litoral (mais tarde regravada por Cássia Eller). O disco termina com Come Share My Life, uma canção tradicional do folclore estadunidense.
Em comparação ao anterior, As Quatro Estações, teve uma vendagem bem inferior, com 700 mil cópias (pouco menos da metade do disco anterior). Sua turnê foi a mais curta da banda, iniciada em Julho de 1992 e interrompida em fins de Setembro do mesmo ano, devido à situação insustentável das crises alcoólicas de Renato Russo.


 

Os Paralamas do Sucesso - Nove Luas (1996)

"Nove Luas" é o oitavo álbum de estúdio dos Os Paralamas do Sucesso, lançado em 1996.
Como o último álbum de estúdio tinha sido o incompreendido e complexo Severino, Nove Luas trouxe de volta a simplicidade de tempos atrás, mas com músicas que mostram um lado maduro da banda. Dentre os sucessos do disco estão "Lourinha Bombril", "La Bella Luna" e "Busca Vida". O disco vendeu mais de 600 mil cópias.





Angra - Angels Cry (1993)

 "Angels Cry" é o álbum de estreia da banda brasileira de progressive power metal Angra. Foi lançado em 1993 no Japão e em 1994 para o resto do mundo e gravado na Alemanha, no Kai Hansen Studios em Hamburgo.
Apesar de aparecer no encarte e na sessão de fotos do álbum, o baterista Ricardo Confessori não participou da gravação das músicas porque ainda não era membro da banda. Foi Alex Holzwarth quem assumiu grande parte do trabalho de baterista no álbum, enquanto Thomas Nack (membro do Gamma Ray na época) tocou em uma faixa, "Wuthering Heights".
A faixa-título apresenta um breve arranjo de "Caprice no. 24" de Paganini, assim como Evil Warning de "Winter" de Vivaldi.





Dr Sin - Dr Sin (1993) 

 "Dr. Sin" é o primeiro album da banda paulistana de hard rock Dr. Sin. Gravado no lendário estúdio Carriage House (Stamford, Connecticut - EUA), produzido pelo renomado Stephan Galfas e lançado pela gravadora internacional Warner Music. Foi com este cd que a banda participou dos festivais Hollywood Rock, M2000 Summer Concerts e Monsters of Rock. A faixa Emotional Catastrophe ainda foi trilha da novela brasileira de muito sucesso Confissões de Adolescente; alem do clipe da mesma, que ficou em primeiro lugar nas paradas da MTV do Brasil. Alem da Emotional Catastrophe, foram gravados os clips das outras duas músicas, são elas: a belíssima balada You Stole My Heart e a pesada Scream and Shout. O Disco foi lançado em 9 países, sendo sucesso absoluto na época aqui no Brasil. O disco foi relançado pela gravadora em 2004, contendo a faixa-bonus Revolution (ao vivo, do cd 10 Anos ao Vivo).




Sepultura - Arise (1991)


Arise é o quarto álbum de estúdio da banda Sepultura, lançado em 1991 pela Roadrunner Records. Após o seu lançamento, o álbum recebeu críticas positivas de revistas de heavy metal como a Hard Rock, Kerrang! e Metal Forces. Arise é considerado o melhor momento do Sepultura entre os fãs de longa data.
Neste álbum nota-se uma incursão de experiementos com música latina, industrial e hardcore, todavia ainda mantendo uma base muito parecida com o lançamento anterior, Beneath the Remains.
A turnê de promoção do álbum passou por 39 países entre 1990 e 1992, totalizando mais de 220 shows. Neste período a banda ganhou disco de ouro na Indonésia, sua primeira certificação internacional. Ao final da turnê o álbum já tinha alcançado a marca de 1.000.000 de cópias vendidas no mundo.





 Sepultura - Chaos A.D (1993)



Chaos A.D. é o quinto álbum de estúdio do Sepultura, lançado em 1993.
O álbum é considerado um dos melhores da banda e a música "Refuse/Resist" ficou na 26ª posição na lista das 40 maiores canções de heavy metal de todos os tempos.
O álbum vendeu mais de um milhão de cópias.
A revista Rolling Stone publicou a lista dos 100 maiores discos da música brasileira, na qual Chaos A.D. ocupou a 46ª posição.



 




Sepultura - Roots (1996)


 Roots é o sexto álbum de estúdio do Sepultura, lançado em 1996. Marcou época, pois realizou uma forte fusão do forte som da banda, com música brasileira e outros experientalismos; a banda, que sempre utilizou-se de influências da música brasileira, nunca o havia feito em tão alto teor como neste álbum. Duas músicas ("Itsári" e "Jasco") foram gravadas em uma tribo xavante, e "Ratamahatta" conta com a participação do cantor brasileiro Carlinhos Brown. Este álbum foi um grande divisor das águas para a banda, pois seu aspecto inovador não agradou muito seus fãs mais antigos. Porém o álbum se tornou uma referência para várias bandas que posteriormente seriam chamadas de nu metal.




Charlie Brown Jr - Transpiração Contínua Prolongada (1997)


"Transpiração Contínua Prolongada" é o primeiro álbum da banda brasileira Charlie Brown Jr. Lançado em 1997. No Brasil vendeu mais de 250 mil cópias, sendo certificado com Disco de Platina pela ABPD.1 Até 2013, pouco mais de 500.000 cópias deste álbum já haviam sido comercializadas. Nele,pode ser notado vários sucessos da banda como "O Coro Vai Comê!" , "Proibida Pra Mim", "Quinta Feira" e "Tudo o que Ela Gosta de Escutar".





Barão Vermelho - Álbum (1996)

"Álbum" é o décimo disco da banda brasileira Barão Vermelho, lançado em 1996. Nele, contém várias releituras que a banda fez de clássicos da música brasileira que na minha opinião ficaram até melhores que as originais. Vários sucessos saíram desse álbum como "Malandragem Dá um Tempo" , "Vem quente que eu estou fervendo" e "Jardins da Babilônia" .





Engenheiros do Hawaii - O Papa é Pop (1990)

"O Papa É Pop" é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Engenheiros do Hawaii. Foi lançado em formato de LP e CD em 1990, pela BMG. Este foi o primeiro álbum produzido pelos próprios integrantes, ele marca a adoção por parte da banda de uma sonoridade mais próxima ao pop, com o uso de teclados, bateria eletrônica, baixo e à guitarra. Seus singles são: "O Exército de um Homem Só", "O Papa é Pop", "Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones" e "Pra Ser Sincero".
É considerado o álbum mais vendido da banda, com mais de 400 mil cópias nos primeiros anos. Com ele, os Engenheiros do Hawaii foram considerados a maior banda de rock do Brasil de 1990 em votação promovida pela revista Bizz,em reportagem da mesma revista meses depois e pela revista Veja.





Skank - Calango (1994)

"Calango" é o segundo álbum do Skank. Vendeu 1,2 milhão de cópias.
Mostra as influências do reggae muito fortes, com complexos arranjos de metais (sax, trompete e trombone) em praticamente toda faixa. Segundo o líder Samuel Rosa, o disco é uma mescla da sonoridade dos anos 1990 com características musicais da década de 60.2
O nome vem de um ritmo vindo do estado da banda, Minas Gerais, que consiste em dois cantores improvisando, num "duelo" - como retratado na faixa "A Cerca" que envolve dois caipiras discutindo.)1
Dentre as músicas há baladas ("Jackie Tequila", "Te Ver", "O Beijo e a Reza"), glorificação do rural ("A Cerca", "Amolação") e crítica social ("Esmola", "Pacato Cidadão").





Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos (1996)

"Da Lama ao Caos" é o primeiro álbum de estúdio da banda brasileira de Manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1994. Considerado um verdadeiro clássico da música, apresentou um som revolucionário, com canções energéticas, e muito bem elaboradas, mesclando o Funk rock pesado com Embolada, maracatu, Psicodelia e a Música Afro. Além disso, foi o disco que inaugurou a cena Manguebeat e foi também um dos responsáveis pela "abertura de portas" para o rock dos anos 90 influenciando tudo que surgiria depois. Esse álbum está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira na 13ª posição.





O Rappa - Rappa Mundi (1996)


Rappa Mundi é o segundo álbum de estúdio da banda brasileira O Rappa. Foi  produzido por Liminha e lançado pela Warner Music.Ele contém alguns sucessos da banda como "A Feira", "Miséria S.A" , "Vapor Barato"e "Pescador de Ilusões".




O Rappa - Lado B Lado A (1999)

Lado B Lado A (estilizado como LadoB LadoA no encarte original do CD) é o terceiro álbum da banda brasileira O Rappa. Dez das 12 faixas foram produzidas por Chico Neves. As exceções foram Lado B Lado A e Na Palma da Mão que foram conduzidas pelo baixista americano Bill Laswell. Distribuído pela gravadora Warner Music, foi eleito, pela Rolling Stone Brasil, um dos 100 melhores discos da música brasileira, alcançando o 93º lugar.1
As faixas Lado B Lado A e Tribunal de Rua foram incluídas nas trilhas sonoras dos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2: O Inimigo agora É Outro, respectivamente.






Raimundos - Lavô Tá Novo (1995)

Lavô Tá Novo é o segundo álbum de estúdio da banda Raimundos. Foi lançado em 3 de Novembro de 1995 pela gravadora Warner Music e foi produzido pelo norte-americano Mark Dearnley, que já trabalhou com AC/DC, Black Sabbath e Def Leppard. Na época, o disco vendeu em torno de 400 mil cópias. O álbum traz alguns suscessos da banda como "Eu quero ver o oco" e  "I Saw You Saying (That You say That you saw)" entre outras.





Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil (1993)


"O Descobrimento do Brasil" é o sexto álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1993 pela gravadora EMI. O lançamento do álbum coincidiu com o início do tratamento de Renato Russo para livrar-se da dependência química e ele se mostrava otimista quanto ao sucesso da empreitada. As principais canções do disco foram Vinte e Nove e Perfeição. No Brasil foram vendidos mais de meio milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Platina Duplo pela ABPD.1
Em uma entrevista com Renato Russo, transcrita para o livro "Conversações com Renato Russo", da editora Letra Livre, o cantor e compositor mostrou-se incomodado com as críticas relativas ao sexto disco da banda. Segundo ele, "é chato saber que aquilo que deu tanto trabalho vai ser julgado por um cara que ouve três segundos de cada faixa, para dizer assim ou assado. Houve uma crítica sobre O Descobrimento do Brasil que decorei de tão ridícula. 'O Brasil descoberto pela Legião Urbana tão decepcionante quanto as denúncias de corrupção da CPI.' Puxa! Teve outra que dizia: 'as letras são ininteligíveis, não fazem sentido, como Meu tornozelo coça por causa de mosquitos/ Estou com cabelos molhados/ Me sinto livre.' [trecho de L'âge d'Or] Nossa, ou essa senhora não toma banho, nunca foi à praia ou em São Paulo não tem mosquito."





Titãs - Acústico MTV (1997)

"Acústico MTV" é o segundo álbum ao vivo e o primeiro Acústico MTV da banda brasileira de rock Titãs, gravado em 6 e 7 de Março de 1997. É considerado um dos discos mais importantes da história do Rock nacional. Neste álbum a banda investe em arranjos diferentes para vários clássicos, destacando-se as músicas "Comida", "Go Back", "Pra Dizer Adeus", "Marvin" e "Flores", contando também com diversos convidados como Marisa Monte, Jimmy Cliff, Rita Lee e o ex-companheiro de banda Arnaldo Antunes.





Planet Hemp - Usuário (1995)

"Usuário" é o álbum de estreia da banda carioca de rap rock Planet Hemp, lançado em 1995.
Esse disco projetou a banda, emplacando alguns sucessos entre o público jovem, como "Mantenha o Respeito". "Legalize Já", apesar de ter o videoclipe censurado, se transformou em hit. Destaque também para "Fazendo a Cabeça" e a polêmica "Porcos Fardados", uma crítica à violência policial. O álbum vendeu mais de 140 mil cópias e ganhou Disco de Ouro.





Planet Hemp - Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára (1997)


"Os Cães Ladram mas a Caravana Não Pára" é o segundo álbum da banda brasileira Planet Hemp, lançado em 1997. Neste disco a banda continua destilando o seu veneno, fazendo críticas a sociedade e o governo. Destaques para as músicas "Queimando Tudo", "Hip Hop Rio" e "Zerovinteum".







Pato Fu - Televisão de Cachorro (1998)


"Televisão de Cachorro" é o quarto álbum da banda brasileira de rock alternativo Pato Fu. Lançado em 1998, conta com a produção de Dudu Marote.
Neste disco Pato Fú faz homenagem aos amigos da Graforréia Xilarmônica regravando a música Nunca Diga (a terceira do disco), que fazia parte do primeiro disco da banda gaúcha Coisa de Louco II. Várias músicas resultaram em video clipe como "Antes que seja tarde", "Eu Sei" e "Canção Pra Você Viver Mais".




Dr Sin - Brutal (1995)



"Brutal" é o segundo álbum de estúdio da banda brasileira de hard rock Dr. Sin, lançado no ano de 1995.Após três anos juntos, o Dr.Sin partiu novamente para os EUA com o objetivo de conquistar uma nova sonoridade, aliás esse foi um trabalho que mostrou maturidade e muito peso em suas composições. Embora também tenha sido gravado no Carriage House (Stamford, CT - EUA), esse disco teve a produção da própria banda, que contribuiu para que a banda revelasse sua identidade musical. Assim como em seu primeiro disco, o Dr. Sin na turnê do álbum Brutal também fez grandes shows inclusive abrindo os shows para Bon Jovi, AC/DC, Joe Satriani e Steve Vai. A capa do Cd ainda foi eleita pela conceituada revista Rock Brigade como a melhor do ano de 1995.
Os clips ficaram por conta das músicas Silent Scream e Down in the Trenches (pt. I & II).
O álbum foi lançado no Japão sob o título de Silent Scream.
Após 13 anos do lançamento, a música Fire entra como trilha sonora da novela Chamas da Vida, da Rede Record.



Raimundos - Só No Forevis (1999)


Só no Forevis é o quinto álbum de estúdio da banda Raimundos, lançado em 27 de maio de 1999.
O título é uma homenagem aos bordões do humorista Mussum dos Trapalhões, que morreu em 1994.
O álbum marcou o retorno da banda a suas raízes musicais através das letras maliciosas e satíricas. Foi o álbum mais vendido da banda, devido a faixas como "Mulher de Fases", "A Mais Pedida", "Boca de Lata", "Me Lambe" (que contou com a participação de Bi Ribeiro, baixista d'Os Paralamas do Sucesso) e "Aquela", que fez parte da trilha sonora de Uga Uga, telenovela da Rede Globo.
A capa do álbum é irônica, traz os integrantes da banda trajados como cantores dos grupos de pagode que, na época, ocupavam grande espaço na mídia. A imagem foi tratada digitalmente para parecer mais cômica, adicionando características como pés grandes e volumes nas calças. Ainda na mesma temática da sátira, a primeira faixa traz um pagode confuso e marcado por arrotos.
O álbum teve a primeira tiragem roubada do depósito da gravadora, mas o incidente não causou nenhum prejuízo ao sucesso do disco.Foi o último trabalho de estúdio do vocalista Rodolfo Abrantes com os Raimundos.




Los Hermanos - Los Hermanos (1999)


"Los Hermanos" é o primeiro álbum de estúdio da banda brasileira Los Hermanos, lançado em 1999. Ganhou disco de ouro pelas mais de 100 mil cópias vendidas sendo de longe o trabalho mais bem sucedido comercialmente da banda até hoje. Grande parte deste sucesso se deve aos singles "Anna Júlia" e "Primavera". As outras músicas do álbum tinham pouco ou nenhum apelo comercial.O resto do trabalho segue uma mistura estranha (para a época) e nada radiofônica de Hardcore, Marchinhas de Carnaval e Ska.




Skank - O Samba Poconé (1995)


O Samba Poconé é o 3º e mais bem sucedido álbum do Skank, com 2 milhões de cópias vendidas.
Foi produzido por Dudu Marote, o mesmo de Calango. A maioria das músicas fala de amor, mas também há espaço para futebol ("É Uma Partida de Futebol", parceria de Samuel com o Titã Nando Reis), cinema ("Zé Trindade") e crítica social ("Sem Terra"). O cantor francês Manu Chao participa de 3 faixas do álbum.O disco fez muito sucesso mesmo tendo apenas três faixas nas rádios: "É Uma Partida de Futebol"; "Garota Nacional", os grandes sucessos; e "Tão Seu", que chegou a ser regravado pela Banda Eva.
Outra faixa, "Os Exilados", chegou a ser regravada por Luiza Possi.
Em 2011, para celebrar o 15º aniversário do álbum, O Samba Poconé será relançado com faixas bônus e documentários.




Os Paralamas do Sucesso - Hey Na Na (1998) 


"Hey Na Na" é o nono álbum de estúdio dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1998.
O álbum é uma mistura do pop envolvente do álbum anterior e o som exótico de Severino. Entre os sucessos lançados deste disco estão "Ela Disse Adeus" e "O Amor Não Sabe Esperar". Foi o último álbum de estúdio da banda antes do acidente com Herbert Vianna em 2001.




Engenheiros do Hawaii - Gessinger, Licks & Maltz (1992)


Gessinger, Licks & Maltz é um álbum da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii, lançado em 1992. É conhecido como GLM.
O disco marca uma estética baseada no rock progressivo de bandas como Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd. Os principais sucessos do disco são: Ninguém = Ninguém, Pose (Anos 90), Até Quando Você Vai Ficar?, Parabólica (dedicada a Clara, filha de Humberto Gessinger, nascida no início de 1992) e A Conquista Do Espaço.
A capa do disco mostra as letras GLM (iniciais dos sobrenomes dos integrantes da banda) na forma de uma engrenagem, que lembra o símbolo da banda Emerson, Lake & Palmer, que pode ser vista no disco Brain Salad Surgery. Foi também o último disco auto-produzido pela banda, assim como os anteriores O Papa é Pop (1990) e Várias Variáveis (1991).





Mamonas Assassinas - Mamonas Assassinas (1995)


"Mamonas Assassinas", lançado em 1995, foi o único álbum oficial de estúdio lançado pela banda brasileira Mamonas Assassinas.O álbum vendeu mais de três milhões de cópias, recebendo assim uma certificação de Disco de Diamante, segundo a ABPD. O disco é um clássico absoluto do rock nacional contando com vários hits como "Pelados em Santos", "Robocop Gay" "Vira-Vira", entre outras. Nele se pode notar a diversidade musical que a banda tinha abordando vários gêneros musicais diferentes como pagode, sertanejo, heavy metal e etc.




Confira também outros posts recentes:

Alguns dos Melhores Guitarristas Canhotos
Musas do Rock # 3 - Floor Jansen
Playlist: O Melhor do Rock Ao Vivo - Parte 1
A Evolução dos Riffs de Guitarra Vol.1 (50's to 60's)
Algumas das Melhores Guitarristas do Sexo Feminino

9 comentários:

  1. Muito bom o post Bruno, só acho que faltaram duas bandas - Velhas Virgens e Biquíni Cavadão. Velhas Virgens lançou seus primeiros discos na década de 90 com suas principais musicas como no álbum "Foi Bom Pra Você?" de 1995 com as canções "Só Para Te Comer", "Cerveja Na Veia", "Essa Tal de Tequila" e o álbum de 1997, "Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro!", que traz a canção mais conhecida da banda, "Abre Essas Pernas", e mais um álbum. O Biquíni lançou o álbum "Descivilização", em 1991, com umas das melhores musicas da banda que é a "Zé Ninguém", além de mais outros dois álbuns.

    ResponderExcluir
  2. Faltou os super discos VARIAS VARIAVÈIS(1991),FILMES DE GUERRA E CANÇÕES DE AMOR(1993),SIMPLES DE CORAÇÂO(1995)dos ENGENHEIROS DO HAWAII.



    ResponderExcluir
  3. Nao consigo ouvir as playlists. Qual o plugin necessario?. Parabens pelo site. Abrs!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo elogio Anônimo..Fico feliz que tenha gostado.. Pra você ouvir e visualizar o player com as playlists vc precisa ter o programa Javascript..Caso vc o tiver ele provavelmente ele não deve estar habilitado..aí vc teria que ir em ferramentas>opções>conteúdo se estiver usando firefox, no google chrome no menu preferências>under the hood e no internet explorer nas opções de internet na aba de segurança..

    ResponderExcluir
  5. gostei da lista, muito melhor q a da showbizz, tão alinhada com a rolling stone, q despreza o heavy metal. só achei que poderia substituir o lado a lado b pelo rappa-mundi e incluir o afrociberdelia do chico science. também acho q ficaram faltando o arise e o chaos ad , que pra mim são os dois melhores discos do sepultura, mas tudo bem, talvez por serem petardos nem se incluem no gênero rock. enfim, parabéns pela lista da melhor época do rock brasileiro, com bandas mais maduras q as dos anos 80 e menos baitolas q as dos anos 2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões ..São muito boas..Coloquei na lista os que eu mais conhecia e achava melhores..Como todas as listas desse blog constantemente há alguma modificação ..Deverei incluir algumas sugeridas por vc ..Abç

      Excluir
    2. Po, foi mal, eu reli o post e achei o rappa mundi ali. abraço

      Excluir
    3. Não tinha ..Eu que inclui depois de seu post..E os dois do sepultura tb :)
      Abç

      Excluir
  6. Eu acho que na minha humilde opniao mamonas e a melhor banda de todasp

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.