quarta-feira, 21 de setembro de 2011

20 anos dos Álbums Use Your Illusion I & II

Mais dois grandes álbuns clássicos do rock fazem 20 anos neste ano de 2011 . Desta vez trata-se dos dois  Use Your Illusions lançados pela banda Guns N Roses em 17 de setembro do ano de 1991 . Confira neste post a história destes álbuns e alguns videos de músicas que estão presente neles .



Análise

Os álbuns Use Your Illusion I & II representaram uma virada no som da banda Guns N Roses . Não que tenha saído do rock n roll que representaram nos dois primeiros álbuns , mas desta vez foi inserido elementos de blues , música clássica e até country . O piano desta vez foi incorporado em várias músicas , tendo seu maior destaque na música "November Rain "do primeiro Illusion , esta por sinal que foi o maior sucesso do álbum . Nestes trabalhos também se nota a presença de músicas com mais duração , notando-se evidentes influências no rock progressivo com mudanças de andamento durante a faixa , como pode se notar nas músicas como "Estranged" e "Coma" .

Certas músicas deste trabalho são antigas , na época que a banda estava no começo e deram uma boa modificada nas letras e nos arranjos . Algumas eram executadas nos primeiros shows da banda em 1986 e 1987 e podem ser encontradas nas antigas demos da banda . As faixas eram : "Back of Bitch" , "Don't Cry "(citada por Axl durante a turnê como "a primeira música que eles escreveram juntos") , "November Rain" e "The Garden". Também há um cover de "Live and Let Die". A música "Knockin On A Hevans Door" , que é um cover de Bob Dylan também era executada nos shows antigos numa versão diferente da do álbum .

Nota-se tambem nestes trabalhos a presença de músicas cantadas por outros integrantes da banda como "So Fine" cantada pel baixista Duff McKagan e as canções "14 years" , "Dust N Bones" , "You Ai'nt The First " e "Double Talkin Jive" cantadas pelo guitarrista Izzy Stradlin . Este que por sinal fez também um grande trabalho nas composições de ltras e arranjos participando de boa parte das grandes canções do disco .

A banda encontrou certa dificuldade em obter a sonoridade final dos álbuns, especialmente durante a etapa de mixagem. De acordo com uma reportagem feita pela revista Rolling Stone de 1991, após mixar as 21 faixas com o engenheiro e produtor Bob Clearmountain, a banda decidiu largar as mixagens e recomeçar do zero com o engenheiro Bill Price, conhecido por ter trabalhado com os Sex Pistols.

Slash contou que boa parte das músicas foi composta em um violão em sua casa durante algumas noites , depois estar meses em inatividade .

Esses dois grandes álbuns do rock são as obras mais diversificadas que o Guns N Roses já fez , contando com peças acústicas , uma canção com piano e orquestração , músicas épicas , baladas melosas , canções rápidas , músicas com riffs pesados e até um mini rap (My World) . Assim ele com certeza se instalou com um dos grandes álbuns clássicos da música .

Se você quiser saber mais fatos e histórias destes álbuns , veja o post que fiz com um documentário que encontrei intitulado " 2 Classic Albums Under Review " , lançado em 2007 . Com legendas em espanhol .Clique AQUI


Recepção

Os dois álbuns foram lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991 e juntos venderam 28 milhões de cópias pelo mundo . Separadamente foram certificados como disco de platina 7 vezes pela RIAA.
Na primeira semana o Use Your Illusion I vendeu 685,000 cópias , ficando atrás do Use Your Illusion II que vendeu 770,000 cópias . Em 1992 , foram nomeados para o Gramy Award .

O Use Your Illusion I , figurou em segundo lugar em 5 paradas (Billboard 200 , Uk Albums , Australian ARIA Albums , New Zealand RIANZ Albums e nas paradas austríacas) , ficou em primeiros nas paradas canadenses e em terceiro na Noruega , Suiça e Suécia.

O Use Your Illusion II figurou em primeiro lugar em 5 paradas (Billboard 200 , Uk Albums , Australian ARIA Albums , New Zealand RIANZ Albums e nas paradas austríacas) , em segundo lugar nas paradas suiças e norueguesas , em quarto na Suécia e em décimo primeiro na Espanha .


Curiosidades

  •  O título do álbum foi o foco de uma piada em um episódio da sitcom Arrested Development que foi ao ar há mais de uma década após o lançamento do CD. Quando o mágico Tony Wonder (interpretado por Ben Stiller) tinha que bolar um nome para o seu vídeo caseiro, ele decidiu nomeá-lo Use Your Illusion II, citando que o nome Use Your Illusion I já havia sido tomado, aparentemente, desconhecendo o fato de que Use Your Illusion II é também o nome de um álbum. No final, ele usou o título Use Your Allusion.
  •  A música "You Could Be Mine" foi destaque em Terminator 2: Judgment Day (O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final) em uma cena em que John Connor ouve esta música quando consertava sua bicicleta da sujeira na casa de seus pais adotivos. A música também foi tocada durante as cenas em que Connor passeia ao redor da cidade com seu melhor amigo, e ao longo dos créditos finais (após a música tema acabar) .
  • A arte da capa de ambos os álbuns Use Your Illusion é detalhe da pintura de Rafael chamada "A Escola de Atenas". A figura em destaque, ao contrário de muitos pensam , não tem sido identificada como qualquer filósofo específico.A única diferença na obra de arte entre Use Your Illusion I e II é o esquema de cores usadas para cada álbum. Use Your Illusion I , utiliza as cores quentes o vermelho e o amarelo; enquanto Use Your Illusion II , usa as cores frias azul e roxo. Ambas as capas são obra do artista estônio-americano Mark Kostabi .
  • Uma das linhas da canção, "You Could Be Mine", "With your bitch slap-rappin' and your cocaine tongue, You get nuthin' done" também aparece no encarte de Appetite for Destruction.
  • A música "Breakdown" contém a letra "Funny how everything was roses when we held on to the guns." (Engraçado como tudo era flores , quando nos abraçávamos ás armas ).
Fonte: Wikipedia

Video Clipes 

Existe uma história que três clipes da banda que são "Don't Cry , "November Rain" e "Estranged" , se relacionariam entre si formando uma espécie de trilogia . Talvez ela forte importância destes videos , os fãs achem que exista um ligação narrativa entre eles , já que os três clipes mostram cenas de relações conturbadas . Foram lançados 3 mini documentários sobre as gravações desta trilogia , um de Don't Cry , outro de November Rain e outro de Estranged chamados " Makin F * @! Ing Videos" . Veja neste LINK um interessante artigo sobre esta Trilogia e abaixo veja todos os video clipes lançados de músicas do dois Illusions .


Don't Cry (Original Version)



You Could Be Mine



Live And Let Die



November Rain



Yesterdays



The Garden




Dead Horse



Garden of Eden




Estranged



Veja clicando no nome das músicas , os videos das músicas do Use Your Illusion I & II sendo executadas ao vivo na grande turnê de divulgação do álbum que se extendeu de 1991 até 1993 (não coloquei o embed dos videos pra não ficar muito pesada a página) . Confira abaixo :

Use Your Illusion I

"Perfect Crime"       
"You Ain't the First"       
"Bad Obsession"       
"Back off Bitch"
(não encontrei video desta música sendo executada na turnê dos Illusions , mas fiquem com o video dela sendo executada em 1986)      
"Double Talkin' Jive"       
"November Rain"       
"The Garden"
"Garden of Eden"       
"Don't Damn Me" 
(não encontrei video desta música ao vivo)
"Bad Apples"       
"Dead Horse"
"Coma"  

Use Your Illusion II

"Civil War"       
"14 Years"       
"Yesterdays"       
"Knockin' on Heaven's Door" (Bob Dylan cover) 
"Get in the Ring"  
(não encontrei video desta música ao vivo)  
"Shotgun Blues"    
(não encontrei video desta música ao vivo)
"Breakdown" 
"Pretty Tied Up"       
"Locomotive"       
"So Fine"       
"Estranged"       
"You Could Be Mine"  
"Don't Cry" (Alternate lyrics)
 
"My World"  (não encontrei video desta música ao vivo)




Outros Posts que você pode se interessar :

2leep.com

2 comentários:

  1. Ei, você sabe me informar o que significa "Use your illusion", assim, em português eu sei que significa "Use sua ilusão". Eu gostaria de saber o sentido desse nome, o por que desse nome. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei exatamente, mas li que ele escreveu sobre, na musica "Locomotive" nesta parte :
      You can use you illusion-
      Let it take you where it may
      We live and learn
      And then sometimes it's best to walk away
      Me i'm just here hangin' on
      It's my only place to stay at least
      For now anyway
      I've worked too hard for my illusions
      Just to throw them all away
      que quer dizer :
      Você pode usar sua ilusão
      Deixa ela te levar aonde deve
      Nós vivemos e aprendemos
      E então algumas vezes é melhor ir embora
      Eu estou aqui apenas esperando
      É o único lugar onde posso ficar
      Por enquanto de qualquer forma
      Eu trabalhei demais por minhas ilusões
      Para jogá-las simplesmente fora

      Vou procurar melhor e ver se acho uma resposta mais abrangente ..Abç

      Excluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.