terça-feira, 27 de setembro de 2011

20 anos do Álbum Nevermind do Nirvana

No dia 24 de Setembro de 1991 , foi lançado um álbum que foi um marco no rock n roll , figurando em várias listas de melhores álbuns da história e influenciando muitas bandas que viriam depois . Graças a este álbum , o movimento grunge ficou conhecido em todo mundo com suas letras melancólicas e seu som pesado e distorcido, conquistando vários adeptos no mundo inteiro e ajudando no sucesso de outras bandas do gênero , tais como Pearl Jam , Soundgarden , Alice In Chains , entre outros . Confira neste post um pouco da história deste álbum e veja alguns vídeos de músicas que estão nele .




Depois do lançamento de seu primeiro álbum , Bleach , em 1989 , a banda procurava por um novo baterista já que Chad Channing que tinha gravado no primogênito trabalho da banda tinha saído em 1990 . Novoselic(baixista) e Cobain(vocalista e guitarrista) durante o show de uma banda que misturava hardcore e punk chamada Scream  , ficaram admirados com a performance do baterista do grupo, Dave Grohl .Qunado a banda acabou Dave contactou Novoselic e foi pra Seattle , sendo assim logo contratado para integrar a banda .

Algumas bandas grunge no começo da década de 90 já haviam sido contratadas por grandes gravadoras . Era o caso dos grupos Alice In Chains , Soundgarden e Mother Love Bone . A partir daí gravadoras passaram a sondar o Nirvana com várias propostas . Graças a baixista da banda Sonic Youth , Kim Gordon , a Geffen levou a melhor . Ela recomendou que o diretor do selo fosse assistir um show da banda abrindo para o próprio Sonic Youth . E fez o Nirvana a aceitar uma proposta bem mais modesta do que a oferecida pela gravadora Capitol que chegou a oferecer um milhão de dólares .

Nevermind , foi em sua maioria gravado em maio de 1991 no Sound City Studios, Van Nuys e Devonshire, North Hollywood, Califórnia . Só a canção "Polly" foi gravada em 1990 . O álbum teve uma tiragem inicial de 46,251 cópias, enquanto 35,000 cópias foram embarcadas no Reino Unido, onde Bleach tinha sido bem sucedido. O single "Smells Like A Teen Spirit" foi lançado no dia 10 de setembro e aí então a banda partiu em uma pequena turnê pelos Estados Unidos , quatro dias antes do álbum ser lançado , para assim promove-lo . A Geffen tinha uma estimativa que o álbum vendesse em torno de 250,000 cópias , que é o que foi conseguindo pela banda Sonic Youth com o álbum Goo .

O álbum até hoje vendeu em torno de 26 milhões de cópias no mundo todo , 11,5 milhões só nos Estados Unidos segundo a RIIA . Se tornou um dos álbuns mais influentes do rock e já foi citado por vários artistas do gênero como um dos melhores álbuns de todos os tempos . Sua capa , que mostra um bebê nadando atrás de uma nota de dólar se transformou em uma das melhores e mais criativas capas já feitas . O disco ficou em primeiro em várias paradas pelo mundo afora , sendo ajudada também por seus clipes antológicos  que veremos a seguir .

Se você quiser saber mais sobre este grande álbum do rock , veja abaixo um documentário que faz parte da serie "Classic Albums" lançado pelo canal de televisão VH1 , onde artistas e os próprios integrantes da banda falam sobre o disco . (Está dividido em 5 partes e com legendas em espanhol ) .

Documentário Nevermind Parte 1
Documentário Nevermind Parte 2
Documentário Nevermind Parte 3
Documentário Nevermind Parte 4
Documentário Nevermind Parte 5


Ouça o Álbum




VideoClipes 

Smells Like A Teen Spirit


 
Come As You Are


Lithium



In Bloom
( Uma versão desta música foi lançada em video em 1990 , antes do Nirvana lançar o Nevermind, ainda contando com o baterista Chad Channing , porém não mencionarei este video neste post por se tratar de uma versão demo da música )




In Bloom ( 2ª versão)




Abaixo , todas as músicas do álbum sendo executadas ao vivo :


Smells Like A Teen Spirit


In Bloom


Come As ou Are




Breed




Lithium




Polly



Territorial Pissings



Drain You




Lounge Act



Stay Away



On A Plain



Something In the Way




Fonte:Wikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.