quinta-feira, 10 de novembro de 2011

40 anos do álbum Led Zeppelin IV

Em 8 de novembro de 1971 era lançado o quarto álbum da banda Led Zeppelin que é chamado também de Four Symbols (quatro símbolos) e Led Zeppelin IV . Este disco conta com vários clássicos da banda como "Black Dog" , "Rock and Roll" e a épica "Stairway To Heaven" . É um dos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de 37 milhões de cópias. Confira neste post um pouco da história deste excelente álbum .




                        
A Gravação do Álbum

O álbum foi inicialmente gravado pelo selo Island Records do recém-inaugurado Basing Street Studios, em Londres, no mesmo tempo do álbum Aqualung do  Jethro Tull, em dezembro de 1970. Após a sugestão da banda Fleetwood Mac, a banda então se mudou para Headley Grange, um casa vitoriana em East Hampshire, Inglaterra, para realizar gravações adicionais. Aqui eles usaram o estúdio móvel dos Rolling Stones. Jimmy Page mais tarde recordou: "Precisávamos de um tipo de instalações onde poderíamos ter uma xícara de chá e passear ao redor do jardim e entrar e fazer o que tínhamos que fazer".  Este ambiente descontraído e atmosférica em Headley Grange também forneceu outras vantagens para a banda. Como é explicado por Dave Lewis, "Movendo-se em Headley Grange para todo o período de gravação, muitas das faixas [no álbum] foram feitas na hora e cometidas para a fita , sendo quase tudo sendo feito lá".

Uma vez que as faixas básicas foram gravadas, a banda mais tarde adicionou overdubs no Island Studios, e depois levou as fitas master para Sunset Sound em Los Angeles para a mixagem . No entanto, o mix finalmente provou ser menos do que satisfatória, criando um atraso indesejado no lançamento do álbum. Nova mixagem teve que ser realizada em Londres, atrasando a data de lançamento definitiva  por alguns meses.

Outras três canções das sessões, "Down by the Seaside", "Flight Night" e "Boogie Com Stu" (contando com o  co-fundador dos Rolling Stones, Ian Stewart no piano), não aparecem no álbum, mas foram incluídos quatro anos depois sobre o álbum duplo Physical Graffiti.



O Título do Álbum 

Após a morna, se não dizer confusa e por vezes mostrando desprezo que foi a reação da crítica que o álbum Led Zeppelin III havia recebido no final de 1970, Page decidiu que o próximo álbum do Led Zeppelin não teria um título, mas, ao invés, apresentaria quatro desenhos à mão de símbolos no encarte e cada um seria escolhido pelo membro da banda que ele representa. "Decidimos que no quarto álbum, nós deliberadamente descartaríamos o nome do grupo e não haveria qualquer informação no revestimento exterior" Page, explicou. "Os nomes, títulos e coisas assim que não significam nada".
Page também afirmou que a decisão de lançar o álbum sem qualquer informação escrita no encarte era contrário ao conselho forte dado a ele por um agente de imprensa, que disse que, após um ano de ausência de ambos os discos e turnês, o movimento seria semelhante ao "suicídio profissional" .


Em suas palavras:. "Nós só passamos a ter muita fé no que estávamos fazendo". Em uma entrevista que ele deu ao The Times, em 2010, ele elaborou:   
 Não foi fácil. A gravadora estava  insistindo muito que o nome tinha que ir no álbum . Havia olhos observando para o céu . Foi sugerido que era suicídio profissional para sair com um álbum sem título. A realidade era que tivemos opiniões muito severas para os nossos álbuns ao longo do caminho. No momento em que cada um saiu era difícil às vezes para os revisores para chegar a um acordo com o que estava lá, sem um ponto de referência imediato para o álbum anterior. Mas a ética da banda estava muito bem resolvida onde nós estávamos coletivamente naquele momento. Um álbum sem título me pareceu a melhor resposta para todos os críticos -. Porque sabíamos que o caminho que a música estava sendo recebida tanto pelas vendas quanto as participação em shows .

Devido à falta de um título oficial, a Atlantic inicialmente distribuiu desenhos dos símbolos em diversos tamanhos para a imprensa para inclusão em gráficos e artigos. O álbum foi um dos primeiros a ser produzido sem identificação convencional, e este comunicou uma postura anti-comercial, que foi controversa na época (especialmente entre certos executivos da Atlantic Records).
. A idéia de cada membro da banda para escolher um emblema pessoal para a cobertura foi de Page .Em uma entrevista que ele deu em 1977, ele lembrou:

 
Depois de toda essa porcaria que tinha com os críticos, eu coloquei para todo mundo que seria uma boa idéia para pôr para fora algo totalmente anônimo. No começo eu queria apenas um símbolo sobre ele, mas depois foi decidido que, uma vez que foi o nosso quarto álbum e houve quatro de nós, cada um poderia escolher o nosso próprio símbolo. Eu projetei o meu e todos os outros tinham suas próprias razões para utilizar os símbolos que eles usavam. 


Page declarou que ele projetou seu próprio símbolo e nunca divulgado publicamente qualquer raciocínio por trás dele. No entanto, tem-se argumentado que o seu símbolo apareceu logo em 1557 para representar Saturno. O símbolo é às vezes chamado de "Zoso", embora Página explicou que não era de fato destinada a ser uma palavra em tudo. 




O símbolo do baterista da banda, John "Bonzo" Bonham, os 3 círculos interligados, e representa a trindade da mãe, do pai e do filho. O símbolo poderia representar também uma bateria vista de cima. O fato de os símbolos do John Bonham e do John Paul Jones (baixista da banda) serem extremamente semelhantes e combinarem (um sendo a imagem invertida do outro) não é por acaso. No jazz - uma das grandes influências da banda - o baixista e o baterista formam partes interligadas de uma seção rítmica. Na verdade, esse símbolo aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham. Assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado.

O símbolo do baixista John Paul Jones é composto por 3 formas ovais que se interceptam e são circundadas por um único círculo. O símbolo foi tirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa com confiança e competência.







O vocalista Robert Plant adotou como símbolo a pena da deusa egípcia Ma'at, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um círculo impenetrável que significa vida. De acordo com a mitologia egípcia, Anubis, o deus do julgamento e da morte, pegaria o coração daqueles que morreram e colocaria em uma balança juntamente com uma pena de Ma'at. Se o coração fosse mais pesado que a pena, a alma da pessoa iria para o inferno. Se o coração fosse mais leve que a pena, a alma iria para o céu.



 

Há também um quinto símbolo, um pequeno escolhido pela vocalista Sandy Denny representando a sua contribuição para a faixa "The Battle of Evermore", que aparece na lista de créditos no encarte do LP, servindo como um asterisco e tem a forma de três triângulos tocando em seus pontos.
Durante a turnê do Led Zeppelin, do Reino Unido no inverno de 1971, que teve lugar logo após o lançamento do álbum, a banda visualmente projetou os quatro símbolos em seu equipamento de palco. O símbolo de Page foi colocado em um dos amplificadores Marshall . O símbolo de Bonham adornavam a face exterior de seu bumbo, Jones teve seu símbolo colocado em stêncil no material que estava envolto em seu teclado Fender Rhodes e o símbolo de Plant , a pena , foi pintado em um alto-falante de um lado do PA . Só os símbolos de Page e Bonham foram retidos para os subsequentes shows da turnê . 


Lançando o álbum sem título oficial o tornou difícil de se identificar de forma consistente. Embora mais comumente chamado de Led Zeppelin IV, os catálogos da Atlantic Records usaram os nomes "Quatro Símbolos" e de "Quarto álbum". Também tem sido referido como Zoso (que, como mencionado acima é o símbolo de Page ), Untitled (sem título) e Runas. Page frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como "quarto álbum" e "Led Zeppelin IV", e Plant refere-se simplesmente como "o quarto álbum é só". Não apenas o álbum não tem título, mas não há nada escrito em qualquer lugar na capa ou contracapa, ou mesmo número de um catálogo sobre a coluna vertebral (pelo menos na versão LP original).


Recepção da crítica

O álbum foi lançado em 8 de Novembro de 1971. No preparativos para seu lançamento, uma série de anúncios representando cada símbolo foi colocado na imprensa musical.

O álbum foi um dos mais vendidos da história. Ele entrou na parada do Reino Unido na posição # 1 e permaneceu nela por 62 semanas. Nos  EUA , ele ficou nas paradas mais tempo do que qualquer outro álbum .O Led Zeppelin IV se tornou o álbum mais vendido dos EUA mais não alcançou o topo das paradas (atingindo no máximo o segundo lugar). "Finalmente", escreve Lewis, "o álbum Led Zeppelin IV seria o vendedor mais durável em seu catálogo e o sucesso mais impressionante de crítica e comercial de sua carreira".


Fonte: Wikipedia


Veja abaixo alguns videos do Led Zeppelin fazendo performances ao vivo das músicas deste álbum :

Rock And Roll & Black Dog 



The Battle of Evermore 



Stairway To Heaven



Misty Mountain Hop



Four Sticks 



Going To California





When The Levee Breaks



3 comentários:

  1. Não é meu preferido do led, mas sem esse album, ninguem sabe o que é Rock N Roll

    ResponderExcluir
  2. eu consegui esse album raridade

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um dos discos que moldaram meu gosto pra Rock. LZ é minha banda preferida. atte Leo Lima - Vitória/ES

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.