terça-feira, 14 de junho de 2011

Os Melhores Segundo Álbuns do Rock N Roll

Não só no rock , mais como na música tem-se sempre aquele receio de um artista que fez muito sucesso com o primeiro álbum , fracassar no segundo . Mais muitos deles conseguem manter o nível do primeiro trabalho ou até melhoram em relação ao seu antecessor e é isso que mostrarei nesse post . Clique em mais informações para ver .






Led Zeppelin II (1969)

O primeiro álbum do Led Zeppelin , fez muito sucesso comercialmente , ficando bem colocado nas paradas de vários países do mundo , embora tenha sido recebido negativamente pela crítica na época . Nesse trabalho a banda focou na difusão do rock e blues . Já no segundo , a banda manteve a influência do blues nas músicas , porém elas tinham mais pegada hard rock , com ênfase em riffs pesados e batidas marcantes .
Já no seu lançamento, ganhou uma quantidade considerável de vendas e foi o primeiro álbum do Led Zeppelin a entrar para alcançar o número um no Reino Unido e Estados Unidos. O grande destaque se consiste na  gama de riffs sensacionais como os das clássicas  Whole Lotta Love e Heartbreaker .





Pearl Jam - Vs. (1993)

O primeiro álbum do Pearl Jam , foi sem dúvida um de seus maiores sucessos até hoje . Várias músicas foram tocadas incessantemente nas rádios e o disco ficou entre os mais vendidos na época  . Contém vários clássicos como " Jeremy " , "Even Flow" e "Alive . Sem dúvidas , foi um álbum que ajudou muito a divulgar o movimento grunge . Já no segundo álbum , a banda quebrou de cara um recorde , chegando em primeiro lugar nas vendagens em 24 horas .As músicas são mais diversificadas que a do primeiro álbum , possuindo riffs pesados e melódicos e baladas com o andamento mais suave . Possui também grandes clássicos como " Daughter" , "Rearviewmirror" e "Animal".





Cream - Disraeli Gears (1967)

A banda Cream , que na época era tratata como super banda , por ter integrantes de alta habilidade técnica com seus intrumentos , em seu primeiro disco , mostrou sua força ao misturar muito bem o blues com o rock n roll e foi sucesso na época , alcançado o 6° lugar nas paradas no Reino Unido . Mais no segundo álbum que a banda se transformou definitivamente em uma das melhores do rock . O álbum seguiu a idéia do primeiro , com fortes influências no blues , porém possui músicas com riffs e solos mais marcantes como de " Sunshine of your Love " e "Tales of Brave Ulysses" . Esse trabalho está frequentemente adicionado a várias listas de melhores álbuns de todos os tempos .




Black Sabbath - Paranoid (1970)

O álbum de estréia do Black Sabbath foi um marco no rock n roll ,pois apresentou o heavy metal ao mundo . Com as suas músicas pesadas e de atmosfera sombria , a banda conseguiu vários seguidores dispostos a ouvir essa nova sonoridade . Com o segundo álbum , lançado no mesmo ano que o primeiro , o grupo consolidou ainda mais o sucesso e trouxe vários dos maiores clássicos da banda como " Paranoid" e " Iron Man " . Tommy Iommi , o guitarrista do quarteto de Birmingham , também se firmou como um dos maiores riffmakers da história , com sua guitarra afinada de um jeito que deixava a sonoridade do Sabbath única .







Heart - Little Queen (1977)

A banda Heart iniciou suas atividades na música em 1976 , onde lançou o clássico " Dreamboat Annie " , que teve boa repercussão , ficando em 7° lugar nas paradas americanas e que contava com ótimas músicas como " Crazy On You " e " Magic Man " onde se destacam ótimas performances das Irmãs Wilson , que foram duas das primeiras mulheres a fazer uma banda de rock . O álbum subsequente trouxe um dos maiores sucessos da banda , que é a música "Barracuda". O álbum vendeu mais que o anterior , levando platina tripla e também trazendo destaque a músicas acusticas como " Love Alive " e "Dream of the Archer" , que tem forte influência de Led Zeppelin .





Oasis - (What's the Story) Morning Glory? (1995)



Em meados dos anos 90 , o movimento britpop tinha bastante destaque e o Oasis ajudou a dar mais divulgação a ele , com um primeiro álbum bastante consistente e considerado até por Noel Gallagher como o melhor da banda . Ele contava com várias músicas de sucesso como " Supersonic"e "Live Forever" . Porém o estouro mesmo da banda , aconteceu com o lançamento do segundo álbum . Ele vendeu aproximadamente 23 milhões de cópias em todo o mundo , catapultando o Oasis á mega astros do rock . As músicas que não paravam de tocar nas rádios , foram duas grandes baladas do álbum " Wonderwall e "Don't Look Back In Anger " .






Alice In Chains - Dirt (1992)


Alice In Chains foi mais uma das bandas que vieram do movimento grunge , surgido em Seattle . O primeiro álbum do grupo foi um dos álbums mais importantes do gênero , formado por canções cheias de significado , latente de emoções e sentimentos, unidos ao instrumental e vozes tão característicos da banda . Se o primeiro foi importante o segundo só aumentou a popularidade da banda , que mostrava nesse trabalho músicas mais amadurecidas e tão pesadas e significativas quanto o seu predecessor , conquistando 4 vezes disco de platina e contendo diversos clássicos como "Down In A Hole " , "Would?" e "Rooster" .





Metallica - Ride The Lightning (1985)


O primeiro álbum do Metallica , lançado em 1984 , trazia um heavy metal rápido e agressivo , com influências de punk rock e da cena metal britânica como Iron Maiden , Diamond Head , entre outros . Foi um dos álbums mais influentes do gênero do Trash metal . No segundo , a rapidez das guitarras ainda está presente , mais dessa vez a banda optou por apostar em canções mais longas como a épica " Fade To Black " e s temas das letras abordavam desepero , desesperança, morte e medo da perda. O álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos e conta também com uma das músicas mais famosas do grupo , até hoje bem tocada por ela ,  que se chama "For Whom the Bell Tolls".






Guns N Roses - G N' R Lies (1988)



Em 1987 , a banda Guns N Roses despontava no cenário rock n roll com o excelente Apetite For Destruction que vendeu 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos , trazendo diversos clássicos da banda . Já no ano seguinte a banda lançou um álbum mais diferente,  que trouxe quantro músicas provenientes de um EP lançado anteriormente ao primeiro disco .  E gravou mais quatro canções acústicas , sendo que uma era uma versão de uma que já tinha sido lançada . Uma delas fez bastante sucesso ; que foi a da balada "Patience". Sendo que é a única música desse álbum que ainda é tocada até hoje nos shows . Lies , continuou o sucesso de seu proveniente porém vendeu menos , garantindo 10 vezes disco de platina e disco de ouro até aqui no Brasil .




Iron Maiden - Killers (1981)


O primeiro álbum da banda , lançado em 1980 , foi sucesso comercial e de crítica e contava com um heavy metal cru , rápido e potente . No segundo , a banda contou com um novo integrante , o guitarrista Adriam Smith , que tinha entrado no lugar de Dennis Stratton . Essa modificação deu uma nova cara ao grupo e as guitarras passaram a soar mais harmoniosas com os dois guitarristas solando , seguindo o estilo de bandas como Allman Brothers e Wishbone Ash , porém com uma cara própria  . O álbum é considerado um dos mais rápidos e pesados da banda e conteve alguns dos primeiros sucessos da banda , como " Wrathchild " por exemplo .





Jimi Hendrix - Axis: Bold as Love


Depois do estrondoso sucesso do primeiro álbum Are You Experienced , que apresentou um dos maiores guitarristas de todos os tempos ao mundo e trouxe vários clássicos do rock como " Purple Haze " e " Foxy Lady " , ainda no mesmo ano foi lançado o segundo trabalho de Hendrix . As composições  estão mais bem elaboradas que o primeiro e foram usadas várias técnicas de estúdio para finaliza-las , por isso Jimi raramente as executava ao vivo . Esse disco traz uma das maiores canções de sucesso desse guitarrista americano , a música " Little Wing " , que já foi tocada por muitas pessoas ao redor do mundo .





Rush - Fly By Night (1975)


O primeiro álbum da banda canadense Rush , trazia uma mistura de hard rock e blues muito influenciado por Led Zeppelin , com vocais gritados e bons riffs , tendo como grande sucesso a música "Working Man " . Fez pouco sucesso , mais entrou nas paradas canadenses e americanas . Já no segundo , a banda tenta explorar outros caminhos , porém não abandona o rock n roll de seu antecessor , tento várias m´sucias nesse estilo , como a faixa título e a música "Anthem" . Esse disco possui a primeira peça progressiva da banda que é " By-Tor and the Snowdog" e uma canção acústica só com violão e voz , coisa que o trio fez pouco em sua carreira . Esse trabalho fez mais sucesso e ganhou disco de platina no Canadá e nos Estados Unidos .





Skid Row - Slave To The Grind (1991)


O primeiro álbum dessa banda americana , fez muito sucesso devido a seus vários hits e sua pegada hard rock . Músicas como "18 and Life " e " I Remember You " , foram muito tocadas nas rádios na época e são as mais cantadas nos shows da banda . O disco vendeu 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos . Já no segundo a banda continua na pegada rock n roll , porém com uma abordagem mais pesada e trazendo complexidade ás letras , tratando de vários problemas da sociedade . Um dos maiores hits desse álbum é a música "In A Darkened Room " . Esse trabalho do Skid Row ficou em primeiro nas paradas da Billboard e também foi sucesso de crítica .






Stone Temple Pilots - Purple (1994)


O primeiro álbum do Stone Temple Pilots foi sucesso comercial e de crítica e trouxe algumas das mais conhecidas músicas da banda como "Plush" e "Crackerman" . Esse trabalho segue a linha do movimento grunge de músicas com levadas pesadas e sujas . No segundo o grupo mantém o nível e traz ótimas canções mais barulhentas como " Vasoline " e outras diferentes do primeiro trabalho como "Big Empty" que traz uma bela introdução de slide . Uma das que ficaram mais conhecidas foi a balada "Interstate Love Song" , alcançando o primeiro lugar na Billboard , assim como o álbum que além de estar no topo alcançou posições muito boas em outras paradas pelo mundo .





Smashing Pumpkins - Siamese Dream (1993)

Após um primeiro álbum que foi ,segundo Corgan (vocalista da banda) ,um  álbum pessoal ; que misturou influências psicodélicas com hard rock e heavy metal  , a banda lança em 1993 um novo trabalho que dessa vez além de ser influenciado pelos estilos anteriores , há elementos de pop rock dos anos 70 e dreampop ,entre outros .A banda esperava que o álbum fosse bem sucedido , porque caso fracassassem poderia por em risco o futuro da banda . E o sucesso veio ,alcançando reconhecimento em âmbito internacional , inclusive alcançando boas posições dentro do mainstream , e projetando o Smashing Pumpkins como uma das bandas que chegaram para ficar. Dois dos maiores sucessos deste trabalho são das da músicas "Disarm" e "Cherub Rock" .





The Beatles - With The Beatles (1963)

Os Beatles viraram fenômeno depois do primeiro álbum , atraíram milhares de fãs histéricas, faziam shows lotados e vendiam muito .Mais será que eles conseguiriam manter o sucesso ? A resposta é óbvio que sim . O segundo trabalho desta ótima banda , foi gravado poucos meses depois do seu antecessor e trouxe uma leva nova de clássicos e como não podia faltar , figuraram 2 anos seguidos entre os primeiros lugares das paradas inglesas .O álbum seguiu a mesma fórmula do anterior e conteve seis covers do repertório preferido dos meninos de Liverpool . A música de maior sucesso desse álbum é uma canção escrita por Paul McCartney chamada "All My Loving" .







Legião Urbana - Dois (1986)

Depois de ser descoberta em Brasília e fazer um grande primeiro álbum , que teve sucessos como "Será e "Ainda é Cedo " , seguindo a sonoridade punk e pop rock , a banda Legião Urbana lança seu segundo trabalho dessa vez mais diversificado instrumentalmente , mais contendo ainda a temática punk que pode se notar em algumas letras . Desse disco saíram vários dos maiores sucessos da banda como a bonita história de amor de "Eduardo e Mônica " e a ótima "Tempo Perdido " , além de hinos do rock  brasileiro como "Ìndios" e "Fábrica" . O álbum vendeu mais de 1,2 milhões de cópias .







Os Paralamas do Sucesso - O Passo do Lui (1984)


O primeiro álbum do Paralamas do Sucesso foi o que apresentou a banda ao cenário musical , porém a afirmação da banda foi no segundo , onde apresentaram alguns de seus maiores sucessos , como "Meu Erro" e "Óculos" . O trabalho teve mais visibilidade depois da apresentação no Rock In Rio de 1985 , onde o público pode conferir todo o potencial dessa ótima banda . Como foi característico no primeiro álbum a banda mescla diversos gêneros de música nesse álbum também , como o ska , o reggae e é claro o rock n roll , muito influenciados pela banda The Police .





The Cult - Love (1985)


A banda The Cult obteve sucesso significativo em seu primeiro álbum , chegando a ficar em 21° nas paradas inglesas . O trabalho possuia músicas dividas por letras , tipo A1 , A2 , B1 e etc ..e tinha uma sonoridade mais psicodélica . No segundo a banda entra mais no hard rock e atinge mais sucesso comercial , ficando famosa no mudo todo e emplacando vários hits como "She Sells Sactuary" , "Revolution " e " Rain" .









 Lenny Kravitz - Mama Said (1991)


Lenny Kravitz , já tinha lançado em 1989 um bom álbum chamado " Let Love Rule " , que continha o sucesso de mesmo nome . Esse trabalho ficou bem posicionado nas paradas americanas conseguindo algum sucesso comercial . Porém o segundo , levantou a carreira de Lenny  , possuindo verdadeiros clássicos do rock como a dançante "It Ain't Over 'Til It's Over" e a pauleira " Always On the Run" que tem parceria com o guitarrista do Guns N Roses , Slash . O álbum possue ótimas melodias e grooves e chegou a figurar a 39ª posição nas paradas americanas .









 Silverchair - Freak Show (1997)


Essa banda australiana provocou muita falação no final de década de 90 com o seu ótimo álbum de estréia , Frogstomp . A sonoridade do grupo era puxada para o grunge , com fortes influências de Nirvana e Pearl Jam e é até hoje considerado por muitos o melhor da banda . Mais em 97 , a banda lança seu segundo trabalho , seguindo a pegada grunge do anterior em algumas músicas como " Freak" e fazendo novas experimentações com músicas mais acústicas como " Cemetery". O álbum chegou a figurar a primeira posição das paradas australianas .









 Foo Fighters - The Colour and The Shape (1997)


O primeiro álbum do grupo teve origem em uma fita demo onde Dave Grohl toca todos os intrumentos e ele mesmo já definiu em entrevistas que o álbum seria uma" grande demo" . O segundo já explorou mais novas sonoridades , trazendo tanto musicas rápidas quanto lentas e com andamentos diferentes de seu antecessor . O álbum figurou em várias paradas pelo mundo , ficando em 3° na Inglaterra e em 10° nos Estados Unidos . As músicas "Everlong e "Monkey Wrench" ficaram bem famosas também graças aos seus ótimos videoclipes divulgados na MTV .







Dream Theater - Images And Words (1992) 


O primeiro álbum do Dream Theater era proveniente de material antigo , vindo da época em que a banda se chamava Majesty . O trabalho tem algumas boas canções como a instrumental "Ytse Jam" porém não teve muito sucesso comercial . Em 1992 a banda substitui seu primeiro vocalista por James LaBrie , aí se iniciando uma nova fase para banda . O segundo álbum possue várias das mais conhecidas músicas da banda e seu maior sucesso também que é a música "Pull Me Under ", além de possui um dos melhores solos do guitarrista Petrucci na música "Under a Glass Moon . Possui também , a primeira parte da música Metropolis que logo em seguida viraria tema de um próximo álbum .







 Nightwish - Oceanborn (1998)


Em seu álbum de estréia a banda Nightwish não provocou muito impacto no seu lançamento . Esse disco possue uma sonoridade mais puxada para o folk e possue mais músicas melódicas . A música "The Capenter" foi o grande sucesso deste trabalho . Logo depois em 98 a banda lança Oceanborn que faz a banda ficar mais conhecida no cenário europeu . O som desta vez está mais para o Power Metal e possue uma atomosfera dark e sombria . Seus maiores destaques são as canções " Walking In the Air", " Sleeping Sun" e "Passion of the Opera" .








Beach Boys - Surfin' USA

O segundo álbum da banda californiana é mais bem produzido e tocado que o primeiro disco , Surfin' Safari , contendo uma sonoridade única . Segue a tradição da surf music de seu antecessor , porém está mais bem trabalhado e ousado, como no uso de timbres incomuns para o rock na época , utilizando-se de instrumentos como o xilofone , por exemplo . Os orgãos também ,além das harmonias vocais ,  são grandes destaques neste álbum , que chegou ao segundo lugar das paradas americanas e emplacou um dos grandes hits do grupo , a faixa título "Surfin' USA" , além de fazer também uma ótima versão da música "Misirlou" . O disco é considerado um dos maiores clássicos do surf rock .





System of A Down - Toxicity (2001)

Com o primeiro álbum lançado em 98, a banda conseguiu chamar a atenção da mídia com sua sonoridade diversificada em relação ao que estava sendo feito na época e conseguiu críticas positivas, já no segundo a banda conseguiu um sucesso maior com o público, emplacando alguns dos maiores sucessos do grupo como "Chop Suey", "Aerials" e "Toxicity". Esse álbum fez tanto sucesso que levantou as vendagens do primeiro, mantendo como suas principais características a instrumental com riffs pesados e rápidos e os vocais ás vezes falados, outras vezes melódicos.






Creedence Clearwater Revival - Bayou Country (1969)

Em janeiro de 1969, a banda lançaria seu segundo o álbum que se destacou por algumas das melhores composições da banda como "Born On the Bayou" e "Proud Mary", além do ótimo cover de "Good Golly Miss Molly" de Little Richard. As críticas e recepção do público foram positivas e a banda alcançou o sétimo lugar nos Estados Unidos e a música "Proud Mary" ficou em segundo. Aproveitando a boa fase criativa o grupo lançou o disco "Green River" em agosto daquele mesmo ano.







 
Raimundos - Lavô Tá Novo (1995)

Em 1994 a banda já estava bem badalada por conta do sucesso de seu primeiro álbum e mostrou que veio pra ficar com o segundo, que contém alguns de seus grandes sucessos como "Eu Quero Ver O Oco", "I Saw You Saying (That You Say That You Saw), "Esporrei na Manivela" e "O Pão da Minha Prima". A banda manteve a sonoridade "forrócore" e na época o disco vendeu 400 mil cópias, que pro padrão brasileiro era um número muito expressivo, assim consolidando o grupo como um dos maiores do rock brasileiro.






Dust - Hard Attack (1972)

Infelizmente o Dust não foi um grupo muito popular nos anos 70, embora tenha gravado dois grandes álbuns neste período e nesse segundo a banda mantém a sonoridade hard rock com melodias bem desenvolvidas e ritmo pulsante com o destaque para as músicas "Pull Away/So Many Times" e "Suicide", porém recomendo a audição inteira pois a experiência valerá a pena. A banda continha nas baquetas o jovem Marc Bell que futuramente iria se tornar conhecido sob o nome de Marky Ramone. Nesses dois trabalhos que ele fez com o Dust pode se notar que o que ele fazia no Ramones não era nem de perto o máximo que ele podia fazer.


  



Atomic Rooster - Death Walks Behind You (1970)

Neste segundo trabalho a banda Atomic Rooster ganhou mais visibilidade e emplacou um hit nas paradas que foi a música "Tomorrow Night", ficando em décimo primeiro nas paradas inglesas.O disco foi sucesso de crítica e também vendeu bem na época sendo o trabalho mais lembrado do grupo. Depois desse álbum a banda mudou de vocalista e de sonoridade, ficando distante da criatividade que mostrou nos dois primeiros.








Black Country Communion - 2 (2011)

Só pelos nomes dos integrantes, você já pode perceber que essa banda é promissora com Gleen Hughes (Baixo e vocal), Joe Bonamassa (Guitarra), Jason Bonham (bateria) e Derek Sherinian (teclado), o grupo lancou em 2010 seu primeiro álbum que foi sucesso de crítica e público, mas será que a banda manteria o nível no próximo trabalho ? A resposta foi sim e não só manteve como melhorou com músicas com riffs de guitarra marcantes e o vocal cheio de soul de Glenn Hughes acabou sendo mais um sucesso, com destaque para as músicas "The Outsider", "Crossfire" e "Man in the Middle". Merece uma audição completa sem dúvidas pra quem aprecia o bom e velho rock and roll.




Nirvana - Nevermind (1991)

Vocês pensaram que eu ia esquecer desse álbum não é ? Pois como se esquecer de um álbum que foi um marco na história do rock n roll . Depois de um primeiro álbum que soa meio underground e que não tem uma produção muito legal , porém boas canções , a banda substitui seu baterista e decide tomar novo rumo , fazendo um som mais acessível ao público . Esse trabalho foi lançado em 1991 e é considerado por muito um divisor de águas na música e um dos melhores álbuns de todos os tempos . A música "Smells Like A Teen Spirit" estorou depois de seu lançamento e se tornou um dos maiores hinos do rock . Esse disco influenciou uma geração de músicos que viriam depois e levantou o movimento grunge fazendo com que bandas como " Pearl Jam" e "Alice In Chains" ganhassem mais destaque na mídia . Vendeu em torno de 26 milhões em todo mundo .



5 comentários:

  1. Olá Bruno.
    Super lista.
    Post divulgado na Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruno!
    Seu blog é BALA!
    Não tem como não seguir aqui!
    Adorei o post!
    Realmente são albuns incríveis!

    ResponderExcluir
  3. Bruno Comotti

    Valeu Bruno , Muito Obrigado ..Fico feliz que tenha gostado .. Te segui também ...Abç

    ResponderExcluir
  4. Faltou "Toxicity" do System Of A Down que datonou em vendas e tem as melhores músicas da banda.

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.